12 novembro 2012

Salada com romãs e um molho "coringa"

Salada com romãs e um molho "coringa"


Está aberta no Hemisfério Sul a estação do ano popularmente conhecida como "calor". Nem chegou o verão e já estamos vivendo dias bem quentes.

Nessa época é importante nos alimentarmos com comidas leves, mas nem por isso pouco nutritivas. Aproveite para incrementar as saladas, variar nas combinações, no colorido e criar sugestões atraentes para se começar a "comer com os olhos". 

Essa que trago hoje foi assim, harmonizando cores e texturas para fugir daquele lugar comum da salada básica. 

Também sugiro esse molho muito fácil e que você pode utilizar não só para temperar a salada mas também sobre grelhados em geral (vegetais, filés de frango ou salmão, por exemplo).

Então vamos lá. 

Salada com romãs e um molho "coringa"


Salada com romãs e um molho "coringa"
(quantidades ao seu critério)

Ingredientes
>salada
almeirão (ou outra folha escura tipo catalônia, rúcula, agrião ou outro)
acelga fatiada
pimentões amarelo e vermelho cortados em palitos
cebola roxa fatiada
tomate uva
semente de romãs
>molho
1 parte de molho de soja (shoyu)
1 parte de mel
algumas gotinhas de limão


Salada com romãs e um molho "coringa"

Preparo
>salada
Depois das folhas lavadas, higienizadas e secas e dos vegetais lavados, limpos e cortados faça a montagem colocando na saladeira as folhas escuras, depois uma camada da acelga e por cima a mistura dos pimentões, os tomatinhos, as cebolas e finalizando com as romãs.

>molho
Misture os ingredientes para dissolver bem o mel. Prove. Se gostar mais adocicado acrescente mais mel ou shoyu para deixá-lo mais salgado. Coloque numa molheira e regue a salada somente no prato para não perder o frescor dos vegetais.

Bom apetite!



5 comentários :

  1. Sandra, com esse calor vou tentando montar saladas diferentes para comermos coisas mais leves, adoraria só comer alimentos frios no verão, só que para minha saúde necessito comer proteínas no mínimo duas vezes por dia, já que sou gastroplastizada, fiz o risoto de macarrão, amei, ficou perfeito... Beijinhos, boa semana..Aninha

    ResponderExcluir
  2. Sandra adoro romã, achei deliciosa a salada e o molho coringa!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  3. Que salada deliciosa, além de linda, Sandra! Já anotei o molho, que deve ser divino apesar de sua simplicidade. Tenho que me preparar psicologicamente para me despedir de uma Coréia gelada em dezembro e chegar nesse " Caldeirão". Haja salada!!! Já sei onde correr para as idéias refrescantes :)

    ResponderExcluir
  4. Ficou uma salada bem colorida, adorei :)
    beijinhos e boa semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra, sua salada ficou linda e o molho eu já conheço, realmente é delicioso.Beijos querida, tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!