Fato é que nós brasileiros - amantes do doce que chamamos "Romeu & Julieta", ou seja, a combinação de queijo branco com goiabada - já nos apropriamos do cheesecake, essa torta tradicional norte americana e utilizamos a cobertura de goiabada no lugar da calda com berries. Até aí, tudo certo.
Como na vida gosto de brincar de "mudança de paradigma", inverter a ordem dos fatores ou dar roupagem diferente, como queiram chamar, resolvi casar a goiabada com o cream cheese e trazer o queijo para a calda.
Nem gostaria de saber se os puristas vão se sentir ofendidos, mas essa torta ficou maravilhosa. A base da goiabada ficou deliciosa, mas o que me surpreendeu foi mesmo a cobertura, que a partir de agora usarei mais vezes como uma calda fácil e coringa.
O fim de ano está chegando e essa é uma boa sugestão para fazer para as festas comemorativas.
Cheesecake de goiabada com calda de queijo
(fôrma de aro removível com 23 cm diâmetro)
receita base DAQUI
Ingredientes
>base
150 g de bolacha maizena (biscoito digestivo)
70 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
>recheio
350 g de cream cheese em temperatura ambiente
200 g de goiabada picada em pedaços pequenos
100 ml de água (aproximadamente)
2 ovos grandes
1 pitada de sal
açúcar a gosto (se necessário)
>cobertuta
100 g de cream cheese
60 ml de leite condensado
Preparo
>base
Triture a bolacha no liquidificador ou processador até virar uma farofa. Despeje em um recipiente, adicione a manteiga e misture bem. Forre somente o FUNDO da fôrma de aro removível (o cheesecake tradicionalmente não tem massa nas bordas). Leve à geladeira enquanto prepara o restante (se tiver muito calor, coloque no freezer).
>recheio
Pré aqueça o forno a 180 graus.
Em uma panela de fundo grosso leve ao fogo a goiabada com a água para dissolver e virar uma pasta. Mexa para não grudar ou queimar e se necessário adicione mais água, mas sempre aos pouquinhos. Reserve.
Use a batedeira para bater o cream cheese até afofar um pouco. Adicione a goiabada derretida. Desligue e prove para saber se necessita açúcar. Coloque se for o caso colher por colher. Acertado o sabor e com a batedeira novamente ligada acrescente os ovos um a um e a pitada de sal. Quando estiver tudo incorporado, desligue e despeje na fôrma sobre a base das bolachas. Leve para assar em forno a 180 graus por 40 minutos. Depois disso aumente para 220 graus e asse até ao espetar um palito no meio do recheio ele saia seco.
Aguarde esfriar para desenformar.
>calda
Bata na batedeira ou mixer o cream cheese com o leite condensado. Coloque em pote tampado e leve à geladeira até a hora de servir.
Montagem: despeje a calda sobre o cheesecake. Bom apetite!
Que tentador!
ResponderExcluirbeijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Olá Sandrinha,
ResponderExcluiramei a receita, essa calda ficou perfeita!
Beijos, bom fds!
OMG!!!! Sério, estou BABANDO!!! Isso vai ser sucesso absoluto lá em casa, fato que vou fazer! Amei!!!
ResponderExcluirBeijos
Gostei da criatividade, Sandra! Deve ficar muito bom mesmo e o visual ficou 10!
ResponderExcluirBj,
Lylia
Sandra, você se superou com essa criativa inversão de papéis rsrs. Fiquei curiosíssima para experimentar!
ResponderExcluirQueria também agradecer mais uma vez pelo apoio lá no TP&A, a página já tá virada, graças ao apoio de todas vcs!
bjsss
Meu Deus, que perdição isso.Sandra você anda terrível.Fico aqui babando sobre o teclado, quero uma fatia.Arrasou.Beijos querida, que seu final de semana seja especial.
ResponderExcluirBem minha doce amiga Sandrinha primeiramente devo confessar que esse cheese cake ficou uma perfeição, lindo, retinho, sem uma rasura sequer hehe, diferente dos meus. Mãozinha de ouro minha amiga, e a delicia que ficou, certamente nem se discute. Amei. Beijinhos, ótimo domingo
ResponderExcluir