05 novembro 2012

Preparo de macarrão como risoto

Preparo de massa como risoto


Havia visto o preparo de uma massa como um risoto há um tempinho atrás em um programa do canal GNT do qual não lembro o nome exato, mas é aquele em que chefs de cozinha preparam receitas a partir de um ingrediente básico. A execução das receitas nesse programa é rápida e o macarrão era um acompanhamento, então não obtive maiores referências dali, mas sim a curiosidade em fazer. 

Foi aí que >na aula< com o chef Carlos Bertolazzi perguntei sobre essa técnica e ele confirmou que dava um resultado bem interessante, visto que assim como no risoto havia a concentração do amido no caldo do macarrão.

Bom, vou resumir. Ficou extremamente delicioso! Se você quer fazer um preparo com poucos ingredientes - no caso o macarrão e um sachê de caldo pronto - e surpreender, acredite, apesar de aparentemente ter um aspecto "sem graça", o sabor compensa tudo. Nesse preparo acho totalmente dispensável adicionar molho, mas alguns complementos são bem vindos. Quando terminei o meu, ao provar, somente salpiquei ervas frescas para dar um frescor e perfume, mas já imagino na próxima vez finalizar com umas lascas de um bom parmesão, pedacinhos de tomate seco, folhas de mini rúcula, enfim, a imaginação e criatividade é que vão dar o tom.

Só um detalhe: o macarrão deve ser de massa curta e já que a diferença não é muita, invista em uma marca de boa qualidade e de grano duro. Ah, e como o risoto deve ser servido imediatamente.

Não deixe de fazer, recomendo muito!

Preparo de massa como risoto


Massa preparada como risoto
(2 pessoas)

Ingredientes
1/2 pacote de massa curta e de grano duro - usei Casarecce Siciliane da Barilla
1 sachê de caldo de legumes (ou outro)
sal
azeite extra virgem
ervas frescas para finalizar - usei orégano, tomilho, manjericão e ciboulette


Preparo de massa como risoto

Preparo
Ferva aproximadamente 2 litros de água. Reserve.
Aqueça um fio de azeite em uma panela de tamanho médio e fundo grosso. Coloque a massa crua e imediatamente 1 concha da água fervida. Adicione o sachê do caldo de legumes. 

Preparo de massa como risoto

Agora vá acrescentando concha por concha de água até o ponto do macarrão estar cozido, mexendo eventualmente para não grudar. Prove e corrija o sal. No final deixe sobrar um restinho do caldo cremoso que se formará a partir do amido que se desprende da massa.
Sirva os pratos, salpique ervas frescas, regue com um fio de azeite (ou parmesão) e sirva imediatamente.

Bom apetite!

5 comentários :

  1. Sandra, que interessante!
    Não conhecia este método de preparo. Fiquei doida para experimentar! Vou fazer e depois te conto :)
    Bjos querida
    Tania Minatel

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, Sandra, não conhecia essa técnica. Deve ficar muito saboroso mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Vivendo e aprendendo! Nunca tinha ouvido falar nessa técnica, Sandra! Fiquei curiosa para experimentar, afinal adoro massas!

    Obrigada pela receita!

    Grande beijo e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Sandra, que receita perfeita, amei, está na minha lista de preparo futuros.
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ResponderExcluir
  5. San que delicia deve ficar essa massa. Gostei muito, fica linda, bem clean hehe e imagino o sabor. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!