06 novembro 2012

Creme de manga à moda Thai

Creme de manga à moda Thai


Algumas coisas gosto sempre de deixar bem explicadas aqui ao compartilhar minhas sugestões. 

A primeira delas é que sou uma "arquituteira", uma mistura de arquiteta + quituteira. Salvo essas aulas maravilhosas que tenho participado, nunca fiz nenhum curso ou tenho formação profissional, sou uma pessoa que tem prazer de cozinhar, experimentar na cozinha e pronto. A segunda é que acredito que posso ter algumas liberdades de nomear as sugestões que trago aqui sem ferir intencionalmente algumas escolas ou técnicas culinárias. Que os puristas ou profissionais não me julguem por isso.

Portanto, por favor, aos que possam me questionar por essas ou outras influências, a sugestão de hoje não veio de nenhuma receita da culinária tailandesa, a qual sou profunda admiradora, assim como várias outras das culturas orientais. E essa é a terceira coisa, os aromas, as misturas inusitadas de temperos e ingredientes e o colorido resultando numa comida saudável da culinária oriental são para mim uma constante fonte de inspiração.

Aqui vai um singelo creme de manga, que é uma fruta saudável e extremamente saborosa, mas que com uns ingredientes usados na cozinha tailandesa virou uma sobremesa muito mais interessante. Quer ver?

Creme de manga à moda Thai


Creme de manga à moda Thai
(serve 4 potinhos de 90 ml cada aproximadamente)

Ingredientes
>creme
1 maga Haden madura picada em pedaços
60 ml de leite de coco
1 pedaço de 2 cm de gengibre descascado (ou ao seu gosto)
açúcar a gosto (se necessário)
>calda
sementes de 1 romã grande
2 colheres (sopa) de açúcar

Creme de manga à moda Thai

Preparo
>creme
Bata no liquidificador a manga com o leite de coco e o gengibre. Prove para ver se necessita acrescentar açúcar. Coloque em potinhos individuais e leve à geladeira para ficar bem geladinho.

>calda
Leve as sementes da romã com o açúcar ao fogo médio até soltar uma calda. Deixe esfriar. Na hora de servir coloque um pouco sobre cada potinho de creme.

Bom apetite!


8 comentários :

  1. Que sobremesa mais linda, Sandra!!! Adorei as cores! Sem a calda com certeza não teria a mesma graça hehehe
    Tbm me dou o direito de nomear meus pratos, e acho que assim devemos fazer mesmo, pois o que sai de nossa cozinha também é resultado de nossas experiências e vivências, então acho que não podemos deixar de sentir essa liberdade também :)
    Bjao!

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA, Carlinha, é como filho né? Mas às vezes um ou outro questionam esse nosso livre exercício da criatividade. Por isso a explicação.
      Beijocas

      Excluir
  2. Bom dia Sandra, minha opinião é a seguinte, se você faz a receita, a publica e não copiou de lugar algum você dá o nome que bem entender.Adorei sua receita e o nome que você deu.Não costumo copiar receitas de lugar algum, qdo o faço deixo bem nítido.Costumo fazer a receita e só decido o nome na hora de postá-la.Coloque o nome que você mais gostar e quem te admira (como eu) ficará feliz e satisfeita com a receita e as imagens.Beijos querida, que seu dia seja repleto de bençãos e alegrias.

    ResponderExcluir
  3. Simples e com certeza que uma delicia ,adoro manga.
    Ficou com uma cor linda
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que creme delicioso :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandrinha,
    pela receita e pelo aspecto com certeza ficou um creme
    delicioso, vc é demais!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Hummm que delicia de creme San, bem refrescante. Adoro manga, e adorei a receita. Quanto ao nome da receita, conocrdo com vc, vc fez, vc a batiza como quiser uai. Beijinhos doce amiga

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!