29 novembro 2012

Biscoitos "vaca malhada" ~ "Testar é Preciso!"

Biscoitos "vaca malhada"


"Navegar é preciso, viver não é preciso"...

Qual de nós que temos o português como nosso idioma pátrio não ouvimos ou lemos uma vez sequer na vida esses versos do poeta português Fernando Pessoa?

Pois ao navegarmos nesse mundo sem fim da internet descobrimos coisas, muitas coisas e mais coisas ainda. Uma delas é a amizade, que alguns duvidam e torcem o nariz, mas quem experimenta um achado desses sabe do que estou falando.

Navegar é preciso e navegando achei o "Cozinhar é Preciso!", blog delicioso e caprichado feito pelas mãos de alguém que logo de início simpatizei. Pois não demorou para estreitar a amizade com minha querida Cintya Maria, essa doçura de pessoa com quem tive o prazer e a sorte de poder estar junto mais de uma vez.  Moramos em cidades diferentes - não tão longe, é verdade - mas que a distância infelizmente dificulta o contato mais estreito e assíduo.

Ela lançou uma coluna em seu blog para divulgar as receitas testadas pelos leitores e resolveu premiar com um sorteio as que mandassem até uma determinada data. Veja >AQUI< as regras.

Então escolhi esses biscoitinhos deliciosos e irresistíveis que se desmancham na boca e que é impossível parar de comê-los. Confesso que foi difícil escolher essa entre tantas gostosuras que ela tem a nos oferecer, mas a facilidade de execução, os ingredientes que normalmente temos em casa e o resultado tão bonito me fizeram ter certeza que foi uma ótima escolha. Com o fim de ano chegando também é uma ótima opção para presentear de maneira carinhosa e criativa. 

Olha só a facilidade dessa receita! 






Biscoitos "vaca malhada"

Biscoitos "vaca malhada"
renderam 40 unidades

receita DAQUI

Ingredientes
>massa clara
60 g de manteiga sem sal - temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento químico - para bolos
>massa escura
60 g de manteiga sem sal - temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento químico - para bolos
2 colheres (sopa) de cacau em pó ou chocolate em pó (não use achocolatado)
1 colher (sopa) de leite



Biscoitos "vaca malhada"

Preparo
As duas massas começam da mesma maneira: usando a batedeira elétrica, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Acrescente a baunilha e bata por mais uns instantes, até misturar. Desligue e adicione o amido de milho, a farinha de trigo e o fermento. Misture à mão até virar uma pasta uniforme. Para a massa clara: embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. 

Para fazer a massa escura repita o procedimento e coloque no final o cacau em pó e o leite. Misture bem e também embrulhe em filme plástico e leve à geladeira pelo mesmo tempo.

Preaqueça o forno a 180 graus.
Unte e enfarinhe assadeiras ou unte e coloque uma folha de papel manteiga. Pegue uma porção igual de cada uma das massas e forme bolinhas mesclando as cores do tamanho de um docinho de enrolar, tomando o cuidado para não misturar muito. Disponha na assadeira deixando uma boa distância pois os biscoitos crescem e se esparramam um pouco (veja as fotos).


Biscoitos "vaca malhada"


Leve para assar até sentir a superfície firme ao toque dos dedos. Lembrando que biscoitos tendem a endurecer quando saem do forno.
Deixe esfriar completamente e guarde em pote com tampa.

Nota: para facilitar e agilizar a execução coloquei os ingredientes das duas massas juntos para o início da execução. Dividi ao meio e em uma delas acrescentei o cacau e o leite. Quem tiver pressa é uma saída.

9 comentários :

  1. Que biscoitos deliciosos!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Ficaram muito fofinhos, muito bonitinhos. Ótima pedida para presentear e colocar as crianças na cozinha para confeccionar o biscoitinho.
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Que biscoitinhos lindos... adorei a textura... melhor, só comendo mesmo! kkk :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa! O post ficou lindo, Sandra! E como toda professora de línguas, amei a sua introdução!
    Agradeço suas palavras e o carinho e, saiba que a recíproca é verdadeira. E é uma pena mesmo que não possamos desfrutar mais dessa amizade...

    Essas bolachinhas são uma delicinha mesmo. Acredita que desde esse post, eu nunca mais fiz de novo? Fiquei tentada agora...rs

    Obrigada por participar do Testar é preciso!!! Boa sorte no sorteio!

    Big beijo!

    ResponderExcluir
  5. Que biscoitos mais lindos, fiquei com muita vontade de os fazer.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sandra, adorei o nome "vaca malhada"! Que criança não vai adorar receber vacas malhadas em vez de biscoitos? Rs. Muito criativo e muito fácil de fazer, dona Cintya está de parabéns pela receita e você, pela bela escolha :) Obrigatório adiantar o serviço das duas massas como você fez. Quem tem tempo hoje em dia? Quer vender? Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Hum... Sandrinha sobrou umzinho pra mim?
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Lindos esses biscotinhos. O pano com as vaquinhas é lindo tbém, combinou muito bem com a receita. Bjocas

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!