28 novembro 2012

Chocolate Nestlé Classic Zero e livro Doces Sabores ~o Evento e uma receita

As pessoas que possuem algum tipo de intolerância alimentar lidam com algumas dificuldades no seu dia a dia. Uma delas e a que talvez cause mais constrangimento seja a de se sentirem diferentes, excluídas.

Foi esse o ponto que mais me marcou no evento que a Nestlé Professional proporcionou para o lançamento de seu novo chocolate Classic Zero em parceria com a Editora Cooklovers e o livro "Doces Sabores", com receitas para as pessoas com intolerância à lactose ou que não possam consumir açúcar (diabéticos).

O pedido de uma mãe que queria fazer uma festa com um produto que pudesse agradar e ao mesmo tempo atender a intolerância à lactose do seu filho fez com que a equipe de profissionais da Nestlé Food Service criasse um chocolate com zero lactose e zero açúcar, mas com sabor e aparência que não difere de outro chocolate com 50% de cacau.

Particularmente não consegui distinguir alguma diferença dele com outros chocolates ditos "comuns" meio amargos. Achei supreendentemente saboroso. A única questão é que esse não é um chocolate dietético, portanto para as pessoas que estão em algum tipo de dieta para perder peso não funciona.

Após as palestras de apresentação fomos convidados para saborear um delicioso brunch, totalmente preparado sem lactose e sem açúcar.

Separei uma das receitas que gostei muito. São petit fours aromatizados com especiarias e que você pode conferir entre outras no livro "Doces Sabores" da Editora Cooklovers. A novidade é que o livro vem em um kit com uma barra de 500 gramas do chocolate Nestlé Classic Zero e uma espátula para temperar o chocolate. Vamos à receita?


Petit Fours de Especiarias


Petit Fours de especiarias
receita do livro "Doces Sabores"

Ingredientes
240 g de farinha de trigo
5 g de gengibre moído ou em pó
10 g de canela em pó
5 g de noz moscada ralada
5 g de cravo moído
3 g de bicarbonato de sódio
2 g de sal
150 g de manteiga (ou creme vegetal para os intolerantes à lactose)
100 g de açúcar (ou 25 g de adoçante culinário)
1 ovo inteiro
1 gema de ovo
150 g de chocolate para banhar

Preparo
Coloque os ingredientes secos (com exceção do açúcar) em um recipiente e reserve.
Bata na batedeira elétrica a manteiga (ou creme vegetal) com o açúcar (ou adoçante) até obter um creme suave. Adicione o ovo e a gema sem parar de bater. Desligue e misture os ingredientes secos reservados até formar uma pasta. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Abra a massa em uma bancada entre dois pedaços de filme plástico até 0,5 centímetro de espessura. Corte com um cortador em formato redondo (ou outro) e disponha as bolachinhas em assadeira untada e enfarinhada deixando 2 cm entre elas. Leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus até firmarem (mais ou menos 10 minutos).
Aguarde amornar, retire da assadeira e espere esfriar totalmente. 

Prepare o chocolate para banhar (conforme instruções da embalagem para temperagem). Mergulhe cada bolacha até a metade, deixe escorrer o excesso e disponha sobre papel manteiga para secar.

O kit como será vendido
Chocolate Nestlé Calssic Zero
O livro + espátula + barra 500 g de chocolate

Algumas fotos do Evento

Evento Nestlé Classic Zero
Os chefs autores do livro Luciano Chaves e Gentil Mendonça

Evento Nestlé Classic Zero
Demonstração da temperagem do chocolate

Evento Nestlé Classic Zero
Quitutes salgados

Evento Nestlé Classic Zero
Docinhos feitos com o chocolate

Evento Nestlé Classic Zero
E mais quitutes salgados e frutas


3 comentários :

  1. Que delícia de evento, Sandra! Fiquei de olho desde o dia em que vcs postaram fotos e achei muito legal isso, pois quem possui essas restrições deve passar por cada uma... Mas bom saber que cada vez mais os produtos estão sendo pensados e desenvolvidos pensando não só na alimentação, mas também na inclusão!
    Fiquei babando nessas mesas do brunch...
    Principalmente os salgados claro! kkkk
    Beijao :)

    ResponderExcluir
  2. Delícia né...Sandrinh? Essas bolachinhas não me escapam, ainda nessa semana sai uma fornada...rsrsrs!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é delioso! Estou indo agora fazer a receita do brigadeiro com leite condensado de panela de pressão!
    Já estou te seguindo no Face ;)
    Gostaria de te convidar para conhecer minha loja virtual, a FaberShop (www.fabershop.com.br), e participar do sorteio do maxi colar na Fanpage do Facebook (www.facebook.com/lojafabershop).
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!