01 outubro 2012

#EncontroGourmet ou O dia que a Blogosfera de Gastronomia do Brasil se reuniu



No dia 29 de setembro de 2012, por volta das 13h00, poderia ter dito essas palavras que agora gostaria de compartilhar. Mas discurso é muito chato e com amigos a gente conversa, abraça, ri e troca muita coisa, então essas não teriam a menor importância e nem fizeram falta.

Muitos dos Blogueiros de Gastronomia que participaram sabem do real motivo do Encontro Gourmet. Mas, como uma das organizadoras, ao lado das minhas queridas amigas Cecília Padilha do Yes we Cooking e Daniella Abolin, do Cinebistrot, quando fomos conversar com as Empresas e Agências para apresentar o projeto do evento, éramos questionadas sobre o objetivo desse. Perguntavam "muito bacana o formato, mas é só o que, uma confraternização de blogueiros?". Muitas vezes contamos essa estória, a que vou resumidamente falar aqui.

Há pouco mais de um ano, foi criado um grupo em uma famosa rede social, o Facebook, de/ e para blogueiros de gastronomia para tratarmos de assuntos de interesses e questões técnicas pertinentes aos nossos blogs. Começamos a praticar uma dinâmica de compartilhamento, uma espécie de equação que nada  tinha de matemática, mas de metafísica: começamos a dividir para poder somar. Dividimos experiências, conhecimento, ajuda, informação, confidências e somamos aos nossos blogs todo um aparato para aprimorar a qualidade, performance, melhorando números e outros. 

Mas veio uma parcela extra à essa soma que foi a amizade. Passamos a gostar tanto daquelas pessoas que estavam sempre tão solícitas, tão solidárias, tão carinhosas que era uma premência, uma necessidade e até inevitável que esse dia chegaria, o dia que nós estaríamos ao vivo, em carne e osso, no mesmo local, no mesmo momento JUNTOS. Isso foi o Encontro Gourmet.

Para os que duvidaram dessa união, uma prova. Em abril desse ano, quando começamos a maturar a ideia, pensávamos em ter 30, quem sabe 40 blogueiros reunidos e muita dúvida se alguém de fora do estado de São Paulo estaria presente. Pois bem, pensamos estar ousando quando lançamos a inscrição no nosso site para 60 blogs. Essas se encerraram em apenas 2 dias, fazendo com que aumentássemos as vagas. Tivemos que fechar em 73 e infelizmente muita gente ficou de fora. Desse número, um pouco menos da metade é aqui da Capital. Vieram blogueiros de várias partes do Brasil, que compraram suas passagens já no dia do anúncio da data oficial, sem mesmo esperar pela divulgação da agenda do evento. Vieram por amizade, por carinho, pela nossa UNIÃO.

A todos vocês queridos e queridas, que nos alimentaram com essa confiança, foi que nos empenhamos ao máximo para fazer desse um dia memorável. Em todos os detalhes demos o nosso melhor, numa tentativa de agradecer à altura a importância da presença de cada um de vocês.

E aos que ainda têm dúvida, provamos que a Blogosfera de Gastronomia, os foodbloggers são unidos sim! E o Encontro Gourmet, ou o dia da festa, da celebração propriamente dita dessa união pôde ser resumido em duas palavras: muito obrigada!

Como o post ficou longo, amanhã dividirei fotos e um pouco do que foi o nosso dia e também o agradecimento a todas as Empresas sem as quais não teríamos realizado esse evento.




23 comentários :

  1. Sandrinha parabéns pelo sucesso e empenho.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha minha doce amiga, pronto vc me fez chorar. Ah! fez viu amiga e como fez!
    Tudo, que foi dito aqui, aplaudo de pé, e aproveito para parabenizar a vc, a Cecilia e a Daniela pelo empenho que tiveram em fazer desse dia um dia inesquecivel. Tudo estava perfeito, as empresas participantes fizeram desse evento somado ao empenho da sua equipe um verdadeiro sucesso.
    Fiquei muito feliz com esse encontro e poder abraçar a cada um, olhar nos olhos e perceber que embora não nos conhecessemos pessoalmente, já aprendemos a gostar dela e confirmar tudo isso com o primeiro olhar, o primeiro abraço e o primeiro beijo carinhoso. Aprendi muito com esse maravilhoso Evento, aprendi que não importa se o amigo é real ou virtual, se é amigo, seja ele virtual ou não, o que importa é a sinceridade, o respeito e a confiança. Meus sinceros parabéns e também meu muito obrigada por nos proporcionar essa grande alegria. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Que post lindo!!! Eu fui uma das que comprou a passagem apenas depois de perguntar "tem certeza que essa data não muda?"
    Imaginei que iríamos sentar e conversar, tomar umas... Mas vocês foram além de qualquer expectativa e nos presentearam com um evento grandioso, inesquecível...
    Fiquei muito feliz por tudo o que vi, incluindo o respeito que as empresas tiveram conosco!
    PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida Sandrinha,
    mesmo não ter ido a esse encontro me sinto como se estivesse lá, pelas
    fotos que vi, foi um encontro cheio de ternura, gratidão como se todos
    fossem amigos de longos anos, isso é gratificante demais.
    Eu sinto o maior carinho e respeito por cada amigo(a), nós somos uma
    família, mesmo estando longe, estamos juntos todos os dias, aqui neste
    mundo virtual.
    No próximo encontro farei de tudo p/ estar com todos vcs!
    Lindo seu post, parabéns!

    Beijos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Já falei inúmeras vezes, mas sei que precisarei falar outras mais: Muito Obrigada! Vocês transformaram nosso sonho em uma realidade muito maior do que imaginávamos. Foi incrível!
    Valeu tudo,comprar passagens, viajar, e mesmo com os braços cansados de tantos abraços, acabar o dia carregando toneladas de presentes maravilhosos que ganhamos.
    Mil beijos e até os próximos.

    ResponderExcluir
  6. minha querida amiga ..valeu muito a pena deixar minha irma no altar e vir correndo para cá ...para o evento ..foi tudo maravilhoso ..mesmo que eu tenha chegado atrasada para o evento consegue dar aquele abraço maravilhoso em voce logo na entrada e vi que vc percebeu meus olhinhos cheio de lagrima ao entrar ..por fazer parte desta familia tão maravilhosa que são os food bloggers..amei estar com vc ..se tivese que fazer novamente eu faria ..abandono tudo para estar ao lado de vcs ...e sem vcs não teriamos realizado nosso sonho ...esse mega encontro ..parabens amiga ..não tenho nem palavras para descrever po que senti ao te ver na porta me esperando
    bjokas que venham muito .,,,,e muitos encontros

    ResponderExcluir
  7. Querida Sandra,
    Ontem comentei com meu marido que o evento de sábado foi um dos melhores momentos que vivi em 2012. Fiquei muito emocionada com tudo que vocês nos proporcionaram e com a oportunidade de conhecer tanta gente que já gostava virtualmente.
    Quero parabeniza-la , como a Daniela e a Cecília , por todo o empenho e esforço e pela calma e placidez com que conduziram aquele dia.Como já trabalhei muito com eventos, sei o que rola nos bastidores...E voces conseguiram transmitir muita tranquilidade.
    Cheguei hoje em Brasília e ainda não consegui fazer um post sobre o evento.Mas, não poderia deixar de envia-la meus parabéns e de lhe dizer o quanto foi bom lhe conhecer.
    Muito obrigada,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandra!! Lindo o seu post! Há apenas alguns meses entrei para este mundo dos foodbloggers e cada dia que passa estou mais e mais encantada tamanho é o carinho e a amizade que vemos neste mundo virtual. O contato diário com pessoas tão amáveis e gentis me motiva a me dedicar e melhorar a cada dia. Os amigos que fiz através do meu cantinho são todos muito especiais.
    Parabéns pela iniciativa e organização deste evento que, com certeza, deve ter sido muito emocionante!

    Boa semana. Fabiana.

    ResponderExcluir
  9. Sandra, infelizmente não pude ir ao evento, estava tudo certinho pra ir, snif! Tenho acompanhado quietinha a movimentação pós-encontro pelas fotos no FB e foi tudo lindo e super organizado - fiquei "aguando" de vontade de ter estado lá. E parabéns a você, a Daniela e a Cecília!
    beijão!

    ResponderExcluir
  10. Sandra,

    Que dia maravilhoso foi esse sábado. Inesquecível. Adorei tudo, tudo mesmo. A organização estava impecável, superou as expectativas. Sem palavras para agradecer, Obrigada !!! Parabéns a você, a Daniela e a Cecília pelo super encontro. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Sandra, o dia 29 vai ficar marcado para todos nós, foi memorável! O Encontro Gourmet foi uma oportunidade única de estarmos juntos, cheio de informações, ideias, encontros e energia boa! Foi demais, bom demais :) Às vezes fico achando que só pode ser obra de feitiço de bruxa (ou de três bruxinhas boas!). Beijão :*

    ResponderExcluir
  12. Sandra, já disse aqui e repito: Fiquei MORRENDO de vontade!!! Deve ter sido uma delícia e estava ansiosa a espera das novidades. Vou continuar antenada pra saber de tudo! Parabéns pelo sucesso do encontro, eu não tinha dúvida de que seria um espetáculo!
    bjsss

    ResponderExcluir
  13. Fiquei muito feliz pelo encontro e triste por não consegui alinhar a data aos meus compromissos pessoais, a blogosfera tem me dado muitos amigos que saíram do virtual para pessoal. O próximo quero estar aí com vcs para dividirmos essa energia que salta da tela do computador e penetra em nossos corações. Um beijo para as idealizadoras do evento e dos participantes.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei muito feliz pelo encontro e triste por não consegui alinhar a data aos meus compromissos pessoais, a blogosfera tem me dado muitos amigos que saíram do virtual para pessoal. O próximo quero estar aí com vcs para dividirmos essa energia que salta da tela do computador e penetra em nossos corações. Um beijo para as idealizadoras do evento e dos participantes.

    ResponderExcluir
  15. Sandra,
    já elogiei vocês e o evento mil vezes, "impressionante" é a palavra que me vem na cabeça quando lembro do último sábado. E entre tantas surpresas que aquele dia nos proporcionou, o melhor foi poder conhecer pessoalmente você e toda essa turma querida, e ver que todo carinho que era transmitido pelo mundo virtual é ainda maior no mundo real.
    Obrigado mais uma vez, foi lindo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Sandra, parabéns pela empreitada e por tantos elogios dos blogueiros participantes. São pessoas como vc, que fazem com que a corrente dos blogs gastronômicos fiquem cada vez mais forte! Apesar de eu não ter participado, eu acompanhei de longe, e te digo mais uma vez: parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sandra tenho visto nos outros blogs os posts sobre o evento e tenho certeza que foi fantástico.Espero que no do ano que vem eu esteja apta para participar.
    Adoraria conhecer e fazer parte dessa turma.Beijos querida e parabéns pelo trabalho maravilhoso e muito criativo,de extrema competência.Beijos querida e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  18. Amada...quase chorei lendo o teu texto...e imagino o que sentias enquanto o escrevia! Relembrar de tudo o que fizeram para que o evento se tornasse real...e aquela pergunta:"é só o quê?..." sim...acima de tudo foi uma confraternização de blogueiros...amigos, unidos sempre em benefício de TODOS...aprendendo juntos, crescendo juntos...cada um do seu jeito, no seu espaço...fazendo da culinária e da gastronomia um assunto prazeroso, instigante, curioso e porque não...mágico? Um grande beijo, amigo...obrigada por ter nos proporcionado tudo isso e...até ano que vem! Um beijo e um queijo!

    ResponderExcluir
  19. Sandra,
    Tiveram dúvida se o pessoal de fora iria? Pois fomos em grande número e empolgadíssimas.
    Quase que a saúde me impediu, mas na véspera eu decidi e tinha certeza que valeria a pena. Foi demais!

    ResponderExcluir
  20. Sandra minha querida, ainda não pude estar presente dessa vez. Mas como tudo na vida há um propósito,tenho certeza de que muitos outros virão. E o abraço de quebrar "costelas" está aqui guardadinho.
    Minha amiga linda em todos os sentidos.
    Eu tinha que vir dar os Parabéns pela competência desse TRIO Sandra, Cecília e Daniela. Vocês unidas jamais serão vencidas!
    Que trabalho fantástico e posso imaginar quantas dificuldades encontram pela frente. Não há um só postagem que leio, que não seja de MUITOS elogios à capacidade de agregar e o carinho em deixar tudo impecável para receber as amigas blogueiras. Preciso deixar também elogios que vi registrado ao Parceiros que acreditaram nessa grande Família da Culinária. Você são muito queridas e respeitadas por todos nós.
    Emocionante!!!
    Beijos muito respeitosos a essa grande equipe. Sim, GRANDE na dedicação, vontade, desprendimento e etc.
    Regina Resende Fernandes

    ResponderExcluir
  21. Sandra
    Parabéns pelo sucesso deste encontro, que tenho visto falar nos blogs de minhas amigas. Adoraria estar presente também, quem sabe no próximo encontro. Mais uma vez parabéns a todas. Beijos da gina

    ResponderExcluir
  22. Olá Sandra, boa noite!

    Uma palavra basta para definir esse encontro entre nos todos - incrível!

    No que me concerne, à partir de então, sou outra pessoa e muito disso eu devo à vc, a quem agradeço de coração.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Sandroca!!!!

    A saudades bateu...
    Cadê o abraço? Acho que depois desse encontro fiquei completamente dependente de carinho...rs
    Estou aos poucos colocando a leitura dos posts sobre esse maravilhoso dia e am cada texto revivo um pouquinho aquele momento tão especial.
    Fiquei super impressionada com o evento: os detalhes, o capricho e a organização superaram e muito as minhas expectativas. Tive a impressão de que o encontro já acontecia há anos...
    Ficamos com um gostinho de quero mais! Muitíssimo obrigada!!!!!!!!!!!

    Lindo post, como sempre!

    Big beijo!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!