21 setembro 2012

Sorvete de morango com suspiros ~ "O beijo vermelho"

E quando a Bruxa Solar descobre "O Diário Mágico de Brigitte Bulard - Cordeau", ou como no título do livro "As receitas amorosas de uma feiticeira"? É paixão ou feitiço à primeira vista? Diria que os dois, pois quem se apaixona se enfeitiça e vice e versa.

Só folheando o livro para descobrir sua magia. Capa em tom de rosa forte com dourado, páginas com as receitas cheias de informações, ilustrações, truques, fotos, como se fossem as relíquias e nossos guardados que anexamos aos nossos amados cadernos de receita. Ah, e as receitas? Tem de tudo um pouco e todas com as explicações dos feitiços, dicas, truques. E a panela dessa feiticeira chama-se, adivinha? Caldeirão! Pronto, não tive como escapar.

Dele hoje trago esse sorvete, no livro chamado "O beijo vermelho" e feito com framboesas. Mas essa Bruxa que vos escreve tem lá sua experiência nos seus feitiços e trocou por morangos, pois aqui estão na época e são extremamente mais baratos. Acredito não ter comprometido o original, pois o vermelho foi mantido, e apesar de ter suspiros na massa (seriam para suspirarmos mais, apaixonados?) o sabor ficou divino e manteve o azedinho pronunciado do morango.

Faça, é refrescante e apaixonante!

O livro "As receitas amorosas de uma feiticeira" é da Editora Boccato, parceira do Caldeirão e também uma das patrocinadoras do Encontro Gourmet.

Onde encontrar: 
Livraria Gourmet


sorvete de morangos com suspiros


sorvete de morango com suspiros

Sorvete de morango com suspiros
(aproximadamente 1,5 l de rendimento)

Ingredientes
2 caixas de morangos frescos lavados e sem os cabinhos (ou 250g de framboesas frescas)
1 colher (sopa) de açúcar
suco de 1/2 limão
3 ovos
150g de açúcar
1 garrafinha (500g) de creme de leite fresco - 35% de gordura
100g de suspiros prontos esmagados com as mãos

sorvete de morango com suspiros

Preparo
No liquidificador bata os morangos com a colher de açúcar e o suco de limão. Separe o equivalente a 1/2 xícara desse purê e reserve.

Bata o creme de leite na batedeira em ponto de picos firmes, como para chantilly. Reserve também.

Em outro recipiente e usando também a batedeira bata os ovos com o açúcar até espumarem e clarearem. Adicione o creme de leite batido e em seguida o purê de morangos. Bata até incorporar tudo. Desligue a batedeira e acrescente os suspiros picados. Mexa e leve ao freezer até quase endurecer. Para dar cremosidade, leve-o novamente para bater. Coloque de volta no freezer e faça esse procedimento por mais uma ou duas vezes.

Para fazer a calda, leve ao fogo médio em uma panela aquele purê reservado, até cozinhar e espumar. Aguarde esfriar. Você pode usá-lo como calda ou misturar ao sorvete delicadamente para dar um efeito marmorizado.


10 comentários :

  1. Bom dia Sandra!
    Que texto ótimo de se ler! Adorei a receita também... Mas será que entendi direito?? não precisa levar para a sorveteira??
    Beijos e bom finde!

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila querida, obrigada!
    Não, no livro não pede e inclusive pede para enformar e servir como uma torta. Mas fica duro, sem cremosidade. Aí usei o truque de bater na batedeira mesmo para aerar e ficou delicioso. Quanto mais vezes você bater mais cremoso vai ficar. Mas umas 3 vezes para mim já funcionou.
    Com esse calorão fez um sucesso. Bem leve e com o gostinho do morango.

    Um beijo e obrigada pelo seu comentário. Bom finde!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra,
    Você já me deu a ideia do que fazer para a sobremsa do domingo. Esse sorvete parece que é algo mágico mesmo, digno de uma bruxa...Já vou levar a receita.
    Bj e ótimo fim de semana,
    lylia

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei! Deve ser uma delícia.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Sandra, que espetáculo de receita! Adorei! bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra já comi várias sobremesas de morangos com suspiro, mas sorvete feito com os dois isso é novidade.Amei sua idéia.Parabéns querida você sempre arrasa, sou sua fã.Beijos e um final de semana maravilhoso pra você.

    ResponderExcluir
  7. Minha querida,
    vc é uma bruxinha que só faz delícias em seu caldeirão,
    uma bruxinha que tem mãos de fada!
    Amo sorvete este ficou bom demais!

    Beijos e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  8. ohhh....que rica sobremesa de frutillas me encanta luce muy refrescante y bonito,abrazos y abrazos.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Sandra Feiticeira ou Sandra Bruxa,
    Também penso que a cozinha e a arte de cozinhar é uma alquimia que enfeitiça de verdade. Minhas panelas sempre fervem com pitadas disso e daquilo.
    Achei o Caldeirão no fim do ano correndo a net atrás de assados. Acabei fazendo um brioche espetacular, receita postada aqui. Olha, o brioche ficou melhor do que o do Olivier Anquier!!! Desde então não paro de fuçar e hoje foram os sorvetes a começar por aquele de Dulce de Leche. Os mineiros queridos que me perdoem mas o dulce dos hermanos é sensacional e imbatível. Apesar dos níveis de açúcar alto que tenho apresentado, vou fazer o de limão sim.
    Mas quanto a esta receita de morango, será que pode retirar os ovos??? Talvez substituir por leite condensado, quem sabe??? Eu explico: tenho um trauma de sorvete batido assim com ovos, por causa das gemadas ou eggnog que minha mãe obrigava-nos a tomar e por que fiz um de chocolate que ficou puro gosto de ovo. Acho que mesmo com o purê de morangos ou outras frutas vermelhas, o sabor do ovo cru vai sobressair. Ou não?
    Parabéns por esse caldeirão maravilhoso.
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariadni, bem vinda e obrigada pelo carinho da mensagem. Que bom que tem gostado das receitas, "mi casa es su casa", sinta-se sempre à vontade por aqui.
      Acho que tudo bem não colocar os ovos, apesar de que eles não ficam com cheiro se você passar as gemas pela peneira (truque). O gosto principal do sorvete é o morango mesmo, os ovos não aparecem. Mas algumas pessoas realmente não se sentem confortáveis com ovos crús. Vou até refazer esse sorvete um dia sem os ovos também. Coloque talvez 1/2 lata de leite condensado (ou prove para saber se iria mais) pois tem o docinho dos suspiros...
      Depois, se fizer e quiser nos contar ficaria super agradecida.
      Um grande beijo!

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!