03 setembro 2012

Salada de bacalhau e pimentões grelhados

A receita que trago hoje tem um preparo de bacalhau muito simples, rápido e fácil. Sei que muitos pensarão que digo isso pois sou uma cozinheira experiente ou porque aqui tem algum truque da "Bruxa". Mas na verdade, o segredo, se assim se pode chamar, é um produto que uma empresa líder de mercado há mais de 20 anos em Portugal, a Riberalves, exporta para o Brasil e alguns outros países: o bacalhau já pronto para o uso.

Ele já vem dessalgado no ponto certo, poupando o nosso trabalho de perder horas e horas trocando a água do molho e acabando com o receio de errar na medida do sal. Após seu descongelamento, em 20 minutos seu prato está prontinho para ser servido e agradar a todos os seus convidados.

Com tanta facilidade e praticidade e também por ser um produto saudável, o bacalhau pode estar presente na sua mesa não somente nas datas comemorativas ou ocasiões especiais, mas no dia a dia. 

É por esse motivo que a Riberalves está lançando em seu site e também na sua página do Facebook a campanha "Hoje é dia de bacalhau". Lá  você vai encontrar, após toda a ação, 365 receitas diferentes de preparo de bacalhau elaboradas por alguns blogueiros e pela equipe deles.

A outra boa notícia é que todos podem participar enviando sua receita para www.bacalhauriberalves.com.br e concorrer semanalmente a kits com produtos. As escolhidas farão parte de um livro virtual. E caso você ainda não tenha um boa receita, é só responder a um questionário básico e receberá via e-mail uma indicada para sua necessidade.

Então participe, acompanhe toda essa ação e boa sorte!

Minha receita também estará nesse livro e a apresento aqui em primeira mão. Essa salada de bacalhau é uma receita de família e você pode servir como entrada ou acompanhado de fatias de pão tostado para compor um lanche diferente. Espero que gostem.

Para acompanhar:
site Riberalves
fan page Facebook Riberalves


salada de bacalhau e pimentões grelhados

salada de bacalhau e pimentões grelhados


Salada de bacalhau e pimentões grelhados
(4 pessoas)

grau de dificuldade: fácil
tempo de preparo: 30 a 40 minutos

Ingredientes
1 kg de lombos de bacalhau Riberalves
2 pimentões vermelhos médios
2 pimentões amarelos médios
1 pimentão verde
2 cebolas brancas
4 dentes de alho descascados e fatiados
azeite extra virgem (o quanto necessário)
150g de azeitonas pretas graúdas
ramos de alecrim para finalizar


Preparo
Aqueça um grill elétrico ou grelha. Coloque as cebolas com a casca e os pimentões lavados e inteiros e deixe até amolecerem, virando para grelhar por igual. Retire a casca e as sementes dos pimentões e corte-os  em tiras. Reserve. Descasque as cebolas e corte-as em pétalas.

Unte cada posta do bacalhau Riberalves com uma mistura de azeite com alho fatiado. Leve-as também ao grill até notar que estão cozidas o suficiente por aproximadamente 20 minutos. Retire as peles e as espinhas e separe-as em lascas médias. Junte as cebolas, os pimentões e as azeitonas. Regue generosamente com azeite. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir. Decore com um ramo de alecrim em cada prato.

Essa receita pode ser servida como entrada ou, caso haja sobras, sobre fatias de pão tostados.

Nota: caso não tenha grelha pode fazer o preparo no forno convencional, embrulhando os pimentões e as cebolas separadamente (um a um) e ao preparar o bacalhau mantê-lo em temperatura não superior à 180 graus Celsius.


Essa é uma POSTAGEM PATROCINADA pela RIBERALVES


11 comentários :

  1. O aspecto é fantástico, mesmo muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 340.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sandra vim correndo ver tua postagem, o aspecto visual está perfeito, não tenho duvidas que o sabor também. Aqui em casa consumimos bem Bacalhau e com essa do Bacalhau já vir dessalgado, adoro!
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de salada Sandra, as fotos estão de dar água na boca, até por que o sabor já se pode até imaginar, com esse bacalhau maravilhoso.
    Ficou muito linda sua postagem, Parabéns!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra! Sua salada ficou linda!!

    Boa semana. Fabiana.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa a sua salada, Sandra. Pena aqui não encontrarmos o bacalhau salgado. Aí no Brasil já somos adeptos do bacalhau dessalgado que veio facilitar demais a nossa vida. Parabéns pela participação!

    ResponderExcluir
  7. Sandra!
    Adorei a postagem, (texto, receita e imagens), que venham muitas outras.
    A receita é simples, tem uma apresentação com um colorido lindo. Não tenho dúvidas que deve ser deliciosa.
    Beijo
    Alê!

    ResponderExcluir
  8. ADORO BACALHAU E ESTA SUGESTÃO AGRADA-ME POIS TEM PIMENTOS QUE TANTO GOSTO E QUE COMBINAM TÃO BEM COM O BACALHAU.
    ESTA UMA MARAVILHA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  9. Sandra:
    seu prato mais parece uma pintura - está magnificamente colorido e atrativo!
    Com certeza tbém está excelente o seu sabor, pois bacalhau, cebolas, pimentões coloridos - tudo isso é muito bom!
    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra querida, fiquei aqui só babando com essa receita.Amo bacalhau e essa foto com a salada e o azeite em volta, hummm, adorei.Beijos e tudo de bom querida.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!