05 setembro 2012

PLÁGIO NÃO! 1 ano do Movimento na Blogosfera



Caro amigo leitor, hoje vou propor um exercício seu para acompanhar meu raciocínio, pois o assunto merece ser exemplificado para mostrar de uma maneira simplista que as questões são similares.

Imagine você parando seu carro numa via pública, em local permitido. Você trancou as portas e foi tratar de sua vida. Aí, uma pessoa passa pelo seu carro, gosta bastante dele, e, à despeito de você ter trabalhado e usado dos seus recursos para pagá-lo, ter a documentação em seu nome, estar em dia com todos os impostos e taxas, colocar combustível e arcar com todo o ônus de ter um automóvel, ela assim mesmo arromba a porta, rouba seu carro e sai com ele normalmente.

O raciocínio dessa pessoa é o seguinte: "achei o carro no meio da rua, e a rua é de todo mundo, então, se a pessoa dona do carro não queria ser roubada, que parasse somente na sua própria garagem".

Essa pessoa acha que por morar em outro bairro, distante do lugar onde "pegou" o carro para si, ninguém nunca vai descobrir o seu ato. Apesar da cidade ser grande e ter milhões de habitantes, ela não imagina que um "amigo do amigo do amigo" do dono do carro um dia a encontre, ou até as autoridades competentes atráves de um cadastro de veículos roubados a localize. Em sua defesa ela vai dizer "que não mudou a documentação, que ainda está no nome de quem ela pegou", que "não sabia que o dono não ia gostar que ela quisesse mostrar seu carro em outros bairros da cidade", que "é uma homenagem divulgar aquele carro tão bonito e bem cuidado para seus amigos". "E que egoísmo o dono do carro o querer só para ele, que coisa mais feia, se está na rua é de todo mundo e todos podem usar, certo?"

Imaginaram a cena? Então agora vamos trocar o carro pelo conteúdo de um blog ou site, seja esse texto e/ou fotos. Vamos mudar a rua para a internet. São argumentos como os que descrevi acima que as pessoas que se apropriam de conteúdo de autores que o criam de verdade usam para justificar o fato de utilizarem material sem o consentimento ou o conhecimento do autor.

Hoje completa um ano de um movimento denominado PLÁGIO NÃO, um manifesto de conscientização em defesa do cumprimento da Lei 9.610 - Sobre Direitos Autorais. No ano passado, no meu texto manifesto, escrevi como era elaborada uma postagem típica de um blogueiro de gastronomia, para mostrar e conscientizar que a atitude de copiar e colar é um desrespeito a quem de fato dedica seu tempo para produzir conteúdo próprio (você poder ler >>AQUI<<).

Passado um ano, venho compartilhar algumas conquistas: hoje é possível denunciar material plagiado diretamente ao Blogger, Wordpress, Facebook, Google e essem excluem automaticamente esses conteúdos e até o site e a página inteira do plagiador. Sabem por quê? Porque PLÁGIO É CRIME previsto em lei e esses agregadores, se não tomarem esse tipo de atitude podem ser responsabilizados como coautores.

Hoje estamos fazendo uma blogagem coletiva. Existem mais textos interessantes sobre esse assunto que podem ser acompanhados por toda a Blogosfera.

E desculpem-me meus leitores amigos que hoje o assunto é muito desagradável. Claro que esse texto não é para você que me prestigia elaborando as receitas do Caldeirão, que é carinhoso e acompanha com respeito o mesmo respeito a você que encontra aqui. Mas não dá para não mostrar um lado muito indigesto de ter um blog, o lado das pessoas que ao plagiarem, não estão só enganando o autor, mas também àqueles que ela está tentando convencer que a postagem é sua.

No caso de um blog de culinária e gastronomia, receita realmente não tem autoria, muitas são antigas e não se sabe a origem. Mas o texto que a apresenta e as fotos sim.

Amanhã voltamos ao normal. Obrigada a todos!

para denunciar:
Comunidade no Facebook
Cópia Ilegal não é legal
Artigo do "Gerenciando Blog"
Como denunciar plágio ao Google 

No "Receitas da Cynthia" você encontra esse ótimo texto

11 comentários :

  1. É isso mesmo, Sandra.Passei agora na Rachel e dei meu apoio total ao movimento.
    Pena que eu tenha andado tão atarefada e ausente da nossa blogosfera, pois só hoje soube dessa blogagem coletiva.Contem comigo sempre.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto Sandra. Esta comparação vem muito bem ao caso do plágio de conteúdo de blogs e sites. As pessoas precisam se conscientizar de que isso é crime.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  3. Sandrinha adorei a associação que fez com o roubo do carro, genial.
    bjo
    Vamos juntas.

    ResponderExcluir
  4. Excelente!
    Adorei a comparação entre carros e blogs. Perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Oiê!!! Muito legal a exemplificação/comparação que fizeste! Que não conseguiria colocar-se neste lugar? Muito tri o teu texto, amiga! Um beijão!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Sandra, sua segunda profissão é jornalista??
    Fiquei aqui a imaginar a cena do carro roubado e do EGOISMO do dono em não querer dividir kkk. É isso mesmo, a comparação é justa.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Sandra, amei seu texto. A analogia com o roubo do carro ficou excelente. Estamos juntas nessa! PLÁGIO NÃO!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. É isso tudo amiga, disse tudo o que não consegui dizer, tamanha minha indignação em relação ao assunto. Fui ver o post da Cynthia, muito bom mesmo, completíssimo assim como o seu.
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sandra!

    Que ótimo artigo! Com a sua pesada comparação do roubo, as pessoas talvez se conscientizem de como o plágio é errado e prejudicial.

    Sinto por não ter podido colaborar com o movimento na data proposta. Mas, agora mesmo compartilharei o seu artigo em minhas redes sociais. Este merece ser lido por todos!

    E muito obrigado por citar o meu artigo!

    Um abraço!

    Adelson Smania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson, eu que tenho que te agradecer os excelentes artigos, não só em relação à denúncia ao Google mas também aquele em que você orienta o blogueiro a fugir das postagens "fáceis" copiando material de outros autores.

      Achei que fazendo uma analogia à uma situação que as pessoas vivem no cotidiano seria mais fácil ilustrar que autoria ou propriedade é direito de quem a possui e o que é seu não deve ser utilizado sem o seu consentimento ou conhecimento.

      Obrigada pelo compartilhamento e por ajudar na conscientização de que Plágio é crime.

      Abraço

      Excluir
  10. Queridas amigas blogueiras, obrigada pela força e realmente, estamos juntas sempre!

    PLÁGIO NÃO!

    Beijos a todas

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!