13 setembro 2012

Brócolis assado com ervas e limão

Tenho muitas receitas do dia a dia que faço em casa, ficam gostosas mas não chego a postar aqui no Caldeirão. Uma dessas, por sorte fotografei o passo a passo enquanto executava e no final acabei compartilhando, um pouco envergonhada pela sua simplicidade. Pois bem, >essa receita< se tornou uma das mais acessadas do blog.

São essas curiosidades e também alguns números das estatísticas que me fizeram ter a certeza que os meus queridos leitores gostam de receitas simples mas com um resultado que surpreenda.

Pois então hoje trago uma delas. Quase não fotografei antes de ir à mesa para o almoço, porém a curiosidade em provar me fez mudar de ideia e corri para registrar.

Na verdade eu havia visto esse preparo no programa "Cozinha Prática", da Rita Lobo, que eu adoro. Inclusive já havia feito o brócolis assado, porém não havia acrescentado o limão. Detalhe: fez toda a diferença do mundo! Acreditem, foi uma surpresa o sabor que essa fruta deu ao brócolis.

Faça e constate, recomendo como um acompanhamento de um prato principal. Simples e delicioso!


Brócolis assado com ervas e limão
(acompanhamento para 4 pessoas)

Ingredientes
1 brócolis Ninja de tamanho médio, separado em buquês e sem os talos grandes
flor de sal ou sal grosso quebrado em pedaços menores
4 dentes de alho descascados 
azeite extra virgem, quantidade generosa
suco de 1/2 limão galego (ou outro)
3 folhas de louro fresco
ramos de tomilho e orégano fresco



Preparo
Lave bem os buquês do brócolis e deixe-os de molho na água (o suficiente para cobri-los) com umas 3 colheres de vinagre. Aguarde 5 minutos e escorra.

Disponha em um refratário com os dentes de alho inteiros, salpique as ervas, sal, suco do limão e regue com o azeite. Leve ao forno preaquecido a 200 graus por aproximadamente 20 minutos ou até ao espetar o garfo em um dos talos esteja macio, porém tenro. Na hora de servir, regue com mais um fiozinho de azeite.

Bom apetite!


8 comentários :

  1. Sandra, essa e muito boa mesmo! Meu marido viu no mesmo programa, e fez pra gente! Perfeita, básica, deliciosa!!! Como nós gostamos de um vinho e uma cervejinha, sempre procuramos petiscos light pra acompanhar, e foi isso que fizemos com o brócolis. 5 min antes de terminar de assar, ele colocou amêndoas laminadas... ficou ótimo. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Adoro brócolis, mas sempre faço no vapor, nunca tentei assar... vou tentar :)

    Ah, fiz um post sobre blogs de culinária e indiquei o seu :3 http://reinodemorango.blogspot.com.br/2012/09/blogs-de-culinaria.html

    ResponderExcluir
  3. Que interessante essa dica do limão, Sandra, nunca poderia imaginar. Vou experimentar. A coisa da simplicidade é mesmo uma grande verdade, um dos meus posts mais acessados tb é um dos mais simples.
    Obriagda pela visita, vc é sempre bem vinda! Vou ficar atenta a sua interetação do soufflé na cebola :)
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. já fiz também e é realmente delicioso! assar tbm dá um toque especial à esse prato! fiz com o macarrão mesmo, mas tenho ctz q comeria purinho assim! kkkk
    bjoss

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  5. Sandra, andava sumidinha, mas agora voltei e to colocando as postagens dos meus amigos virtuais em dia, e vi q tinha perdido mta coisa boa, pra variar! amo brocólis, principalmente refogado e no arroz...delícia! bjos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sandra!
    Acho que a maioria das pessoas gostam de dicas e receitas que possam ser aplicadas no dia a dia, e quem cozinha todo o dia sabe o quanto é chato repetir os mesmos pratos. Obrigada por partilhar essa receita, parecem deliciosos...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. voltei para ler a Brócolis assado com ervas e limão, receitas assim funciona bem em qualquer cozinha, adoro coisinhas praticas para o dia a dia.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!