Pão requer trabalho com o corpo. Sovar a massa é um exercício meditativo, o primeiro teste da paciência. Quanto mais investir nessa etapa, mais fofinha ela ficará. O outro estágio é saber esperar crescer, pois não tem uma ciência exata, aguardar a massa dobrar de volume depende das condições da temperatura, umidade do ar, vento e por aí vai. Mas quando o aroma do pão assando começa a invadir a sua cozinha, aí é só o começo do deleite e da recompensa pelo trabalho. Sempre vale a pena!
A receita do pão de hoje já havia feito aqui, com algumas variações. Fiquei louca mais uma vez com o site Pinterest quando achei uma imagem com o passo a passo para esse formato super bonito.
Aproveito também para citar uma das empresas patrocinadoras do Encontro Gourmet, a Fleischmann, da qual utilizei o fermento biológico dessa receita.
Rosca listrada com canela
adaptada DAQUI
Ingredientes
>massa
500g de farinha de trigo (aproximadamente)
2 tabletes de fermento biológico (para pães) Fleischmann
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/3 xícara (chá) de óleo
1 ovo grande
1/2 xícara (chá) de leite morninho (confortável ao toque)
>recheio
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sobremesa) de canela em pó
15g (1 colher sopa) de manteiga derretida
Preparo
>massa
Dissolva o fermento no açúcar até virar uma pasta. Acrescente o óleo, o leite e o ovo. Mexa ligeiramente. Acrescente metade da quantidade da farinha, misturando até virar uma massa. Despeje-a em uma bancada enfarinhada e vá acrescentando o restante dessa farinha aos poucos, até que a massa desgrude das mãos. Sove por mais ou menos uns 10 minutos. Faça uma bola com ela, coloque em um recipiente enfarinhado, cubra com um pano limpo e deixe crescer até dobrar de volume em um local quente e sem vento.
Siga agora o passo a passo das fotos:
1) enfarinhe a bancada
2) abra a massa utilizando um rolo próprio até a espessura de 0,5 cm.
3) espalhe na superfície a mistura do açúcar mascavo com a canela e a manteiga
4) enrole cuidadosamente como se fosse um rocambole
5 e 6) use uma faca e corte esse rolo ao meio em 2 partes no sentido do comprimento
7 e 8) enrole uma parte com a outra, deixando as listras para cima e dê o formato de rosca unindo as duas extremidades
Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada (ou revestida com papel manteiga) e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus até a superfície ficar corada.
E está pronta a sua rosca doce!
Menina, que coisa mais linda que ficou essa rosca!
ResponderExcluirSensacional esse listrado, fiquei apaixonada, quero fazer!
Obrigada pela partilha, fiquei feliz!
que lindo, o efeito visual maravilhoso, imagino o cheirinho de canela que ficou no ar.
ResponderExcluirBom final de semana
Que aspecto lindo!
ResponderExcluirSandra, que linda ficou essa rosca! Nunca tinha visto essa "técnica", o resultado ficou bem bonito e diferente. Quanto à canela, sem comentários, só pode ficar bom :) Beijos!
ResponderExcluirLindão!
ResponderExcluirJá vi um na Tv que era em formato de trança. To com tanta vontade de comer um pão caseiro... acho q é só porque o meu forno pifou... Estou me sentindo com mãos e pés atados!
Bjos
Super lindo, Sandra! Tb adoro fazer pão e concordo que é uma terapia, além de ser uma verdadeira alquimia.Estou até sentindo o cheirinho de canela daqui rsrs
ResponderExcluirSandra, que visual espetacular...Dá para imaginar o perfume de canela pela casa... maravilha!!!bjinhos e bom fim de semana!!!!
ResponderExcluirOi Sandra, ficou simplesmente maravilhosa.Parece tão dificil, mas com seu passo a passo ficou facilima.Adorei e anotei.Beijos e um ótimo final de semana querida.
ResponderExcluirSan querida preciso me aventurar nesse Pinterest, dizem maravilhas dele. Que bela rosca, o efeito ficou maravilhoso. Adorei. Claro que em breve farei. Bjocas
ResponderExcluirSandrinha minha menina linda, O q é essa rosca??? Sensacionalíssima!!!!
ResponderExcluirAdorei o passo a passo. Também amo fazer pães, pois como vc bem disse o aroma q se espalha pela casa, quiçá pela vizinhança...rs, é maravilhoso.
Parabéns!
Super feriado p/ todos aí em sua casa. Bju gde.
Re
Que técnica apurada!O resultado so podia ser esta delicia.
ResponderExcluirBeijinhos
Ana