17 agosto 2012

Rosca listrada com canela

Não me identificava nem um pouquinho com cozinha quando era nova. Mas desde minha adolescência aprendi a gostar de fazer pão. Essa experiência ficou registrada no meu "chip", o que me faz agora achar muito fácil prepará-los em casa. De mistério ou truque poderia arriscar que talvez existam dois: bons ingredientes e paciência.

Pão requer trabalho com o corpo. Sovar a massa é um exercício meditativo, o primeiro teste da paciência. Quanto mais investir nessa etapa, mais fofinha ela ficará. O outro estágio é saber esperar crescer, pois não tem uma ciência exata, aguardar a massa dobrar de volume depende das condições da temperatura, umidade do ar, vento e por aí vai. Mas quando o aroma do pão assando começa a invadir a sua cozinha, aí é só o começo do deleite e da recompensa pelo trabalho. Sempre vale a pena!

A receita do pão de hoje já havia feito aqui, com algumas variações. Fiquei louca mais uma vez com o site Pinterest quando achei uma imagem com o passo a passo para esse formato super bonito. 

Aproveito também para citar uma das empresas patrocinadoras do Encontro Gourmet, a Fleischmann, da qual utilizei o fermento biológico dessa receita.



Rosca doce com canela


Rosca doce com canela


Rosca listrada com canela
adaptada DAQUI

Ingredientes
>massa
500g de farinha de trigo (aproximadamente)
2 tabletes de fermento biológico (para pães) Fleischmann
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/3 xícara (chá) de óleo
1 ovo grande
1/2 xícara (chá) de leite morninho (confortável ao toque)
>recheio
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sobremesa) de canela em pó
15g (1 colher sopa) de manteiga derretida

Rosca doce com canela
Preparo
>massa
Dissolva o fermento no açúcar até virar uma pasta. Acrescente o óleo, o leite e o ovo. Mexa ligeiramente. Acrescente metade da quantidade da farinha, misturando até virar uma massa. Despeje-a em uma bancada enfarinhada e vá acrescentando o restante dessa farinha aos poucos, até que a massa desgrude das mãos. Sove por mais ou menos uns 10 minutos. Faça uma bola com ela, coloque em um recipiente enfarinhado, cubra com um pano limpo e deixe crescer até dobrar de volume em um local quente e sem vento.
Siga agora o passo a passo das fotos:

passo a passo rosca doce listada

1) enfarinhe a bancada
2) abra a massa utilizando um rolo próprio até a espessura de 0,5 cm. 
3) espalhe na superfície a mistura do açúcar mascavo com a canela e a manteiga
4) enrole cuidadosamente como se fosse um rocambole

passo a passo rosca doce listada

5 e 6) use uma faca e corte esse rolo ao meio em 2 partes no sentido do comprimento
7 e 8) enrole uma parte com a outra, deixando as listras para cima e dê o formato de rosca unindo as duas extremidades 

Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada (ou revestida com papel manteiga) e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus até a superfície ficar corada.

E está pronta a sua rosca doce!




11 comentários :

  1. Menina, que coisa mais linda que ficou essa rosca!

    Sensacional esse listrado, fiquei apaixonada, quero fazer!

    Obrigada pela partilha, fiquei feliz!

    ResponderExcluir
  2. que lindo, o efeito visual maravilhoso, imagino o cheirinho de canela que ficou no ar.

    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Sandra, que linda ficou essa rosca! Nunca tinha visto essa "técnica", o resultado ficou bem bonito e diferente. Quanto à canela, sem comentários, só pode ficar bom :) Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Lindão!
    Já vi um na Tv que era em formato de trança. To com tanta vontade de comer um pão caseiro... acho q é só porque o meu forno pifou... Estou me sentindo com mãos e pés atados!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Super lindo, Sandra! Tb adoro fazer pão e concordo que é uma terapia, além de ser uma verdadeira alquimia.Estou até sentindo o cheirinho de canela daqui rsrs

    ResponderExcluir
  6. Sandra, que visual espetacular...Dá para imaginar o perfume de canela pela casa... maravilha!!!bjinhos e bom fim de semana!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra, ficou simplesmente maravilhosa.Parece tão dificil, mas com seu passo a passo ficou facilima.Adorei e anotei.Beijos e um ótimo final de semana querida.

    ResponderExcluir
  8. San querida preciso me aventurar nesse Pinterest, dizem maravilhas dele. Que bela rosca, o efeito ficou maravilhoso. Adorei. Claro que em breve farei. Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Sandrinha minha menina linda, O q é essa rosca??? Sensacionalíssima!!!!
    Adorei o passo a passo. Também amo fazer pães, pois como vc bem disse o aroma q se espalha pela casa, quiçá pela vizinhança...rs, é maravilhoso.
    Parabéns!
    Super feriado p/ todos aí em sua casa. Bju gde.
    Re

    ResponderExcluir
  10. Que técnica apurada!O resultado so podia ser esta delicia.
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!