03 agosto 2012

Mini Pavlovas de morango e um trauma que chegou ao fim

Todo mundo tem um ponto fraco na cozinha. Medo, trauma, seja lá que nome se possa dar, mas mesmo os cozinheiros mais experientes têm um "calcanhar de Aquiles".

Teve um tempo que não sabia fazer café sem usar cafeteira. Na época do (quase) apagão (alguém lembra?), consciente que sou, aprendi a fazer café coado. Dei a cafeteira de presente e cortei da minha lista mais uma pendenga.

Faltava um, o trauma de fazer suspiros. Isso mesmo, suspiros! Nunca conseguia, aliás, parei de tentar. Só que vivia babando em muitas receitas, especialmente das Pavlovas, docinho delicioso que leva uma base de suspiro. Aí, eu que sou uma pessoa que acredita nas mãos do destino, tinha algumas claras na geladeira à beira de perder a possibilidade de uso, não as tinha congelado. Estava bem animada para a minha tentativa com as pavlovas, mas adiava para o dia seguinte. 

Foi então que interpretei como um sinal dos deuses a volta de uma pessoa que gosto muito, a Renata, que retornou à blogosfera com essa postagem que me comoveu e que trazia qual receita? Isso, Pavlova!

Não segui a receita dela, fiz uma da minha guru Nigella, pois afinal, a 1a. vez que vi uma receita de pavlova e sonhei em fazê-la foi no programa dela na TV e achei que esse fato confluiria para o meu sucesso.

Finalmente consegui fazer!! Agora vou me arriscar a tentar uma outra receita que leva suspiros e que está guardada há tempos. Não é de macarons não, ainda não...




Mini Pavlovas de morango
(9 unidades)

receita DAQUI

Ingredientes
>suspiros
4 claras
1 pitada de sal
250g de açúcar refinado
2 colheres (chá) de amido de milho
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de vinagre branco
>cobertura
300g de creme de leite fresco (35% gordura)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 caixa de morangos lavados, sem os cabinhos e fatiados
raspas de chocolate 1/2 amargo
raminhos de hortelã para decorar (opcional, mas importante) 


Preparo
>suspiros
Preaqueça o forno a 180 graus.
Usando uma batedeira elétrica, bata as claras em velocidade média até criarem volume, quase chegando ao ponto de neve. Aumente a velocidade e vá pulverizando o açúcar aos poucos. Bata até o ponto que forme picos bem firmes, que não caiam para o lado quando pegar um pouco com a colher. Desligue a batedeira e acrescente a essência de baunilha, o amido e o vinagre. Bata mais um pouco somente até combinar.
Diminua a temperatura do forno para 150 graus (ou deixe a porta semi aberta, na distância de uns 5 cm até fechar).

Distribua porções desse merengue em assadeira untada e revestida com papel manteiga, formando círculos de 10 cm de diâmetro com a ajuda das costas de uma colher para nivelar. Leve para assar por aproximadamente 1h30, ou até a superfície ficar durinha. O processo é bem lento mesmo, para dar certo a temperatura do forno deve ser bem baixa. Desligue, retire e aguarde esfriar.

>cobertura
Use a batedeira em velocidade alta para bater o creme de leite até obter picos firmes. Pulverize o açúcar e bata até misturar. Leve à geladeira por uma 1/2 hora antes de utilizar.

Montagem
Distribua porções do chantilly sobre os suspiros. Enfeite com os morangos e salpique raspas de chocolate e decore com a hortelã.



11 comentários :

  1. Os meus parabéns, ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha,
    eu tenho trauma de panela de pressão, só faço alguma coisa na pressão
    quando o meu esposo está em casa, nunca aconteceu nenhum nada comigo
    é só medo do barulho, rsrs.
    A tua sobremesa ficou perfeita, irresistível, vc arrasa sempre!

    Bom final de semana, fica com Deus!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que lindas pavlovas.Ficaram perfeitas. Parabens pelo blog, gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Mas que saudades de passar por aqui! Chego agora e dou de cara com essas pavlovas lindas! Sandrinha, parabéns pela superação do trauma! Não tem coisa melhor pro ego do que fazer uma receita que dá super certo logo assim!

    Um beijo enorme pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Também tenho a maior vontade de fazer, desde que vi a Nigella fazer aquela grandona com calda de maracujá. Mas 1h e30? Fala sério...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, na verdade, fica assando e você faz outra coisa, é só não ficar na ansiedade. Sempre errei por isso, agora aprendi. Vale a pena, suspiro caseiro desmancha na boca.
      Obrigada pelo comentário e bjs

      Excluir
  6. Sandra, que coisinhas mais lindas as suas pavlovas! Vc superou o seu "trauma" com louvor!!! Me lembro quando fiz a minha primeira pavlova para o desafio DB, e simplesmente AMEI esta sobremesa! Além de deliciosa fica linda com todo tipo de fruta. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Que lindas ficaram San,vc é corajosa e conseguiu, eu tenho um grave problema com suspiros também, não acerto de jeito nenhum, desisti. Parabéns, ficaram lindas mesmo. E que delicia devem ter ficado, vou continuar com água na boca heheh. Bjcas amiga ótima final de semana

    ResponderExcluir
  8. Sandra que bom que tu venceu, sei que vem mais delicias regada a suspiro por ai... na cozinha sempre tenho medo de desenformar pudim.

    ResponderExcluir
  9. Que ótimo Sandra vencer traumas e perder as inseguranças.Feliz de quem estava aí para compartilhar esse momento com você hein.Suas pavlovas ficaram lindas.
    Adorei seu post.Beijos e tudo de bom querida.

    ResponderExcluir
  10. Sandra, que deliciosas pavlovas!!!! Adoro mas confesso que também acho meio dificil!!
    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!