29 agosto 2012

Bolo de chocolate de microondas na caneca

Do capítulo "A Bruxa e suas implicâncias". 

Primeiro tópico: microondas. Pra mim só serve para esquentar comida. Até pipoca dessas de pacote já estraguei, deixei passar do ponto, queimou, deu tudo errado e levou meses até sair todo o cheiro, mesmo com limpeza insistente e constante.

Outra implicância: bolo de caneca. Pra quê? Não dá mais certo colocar na forminha de cupcake (cup é caneca, em inglês) e assar e pronto? 

Imagina agora a combinação das minhas duas implicâncias! Eu era aquela que sem nunca ter feito sabia que havia uma chande de 97,8% de dar errado, e aquela tal ingenuidade praticidade era bem o que costumamos dizer "uma faca de dois legumes", pois só de imaginar a cena da massa escorrida vazando da caneca e sujando o microondas já me desestimulava de vez.

Aí, no entanto, numa bela tarde, olhando uma experiência bem sucedida, documentada e compartilhada via Instagram com bolos de caneca feito no microondas por uma pessoa que confio, a doce Alice Gussoni, colaboradora do blog "Sabor Sonoro" e quituteira do delicioso A Cozinha da Alice resolvi arriscar.

Lembra daquelas falas na TV quando alguém tenta algo arriscado? Pois aqui é o contrário: "tentem isso em casa"; deu certo e ficou gostoso!

Honestamente ainda sou pró aquele bolo assando lentamente, perfumando a casa, mas ter um bolinho pronto antes mesmo de passar um café de coador é uma alternativa interessante. 

É divertido e rápido, envolva as crianças e faça com elas para já irem pegando o gosto por cozinhar.



bolo de chocolate de microondas

bolo de chocolate de microondas


Bolo de chocolate de microondas na caneca 
para 1 caneca com capacidade de 300 ml
receita DAQUI

Ingredientes
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (rasas) de farinha de trigo
1 colher (café) rasa de canela em pó- opcional
1 colher (café) rasa de fermento químico - para bolos

bolo de chocolate de microondas

Preparo
Bata à mão o ovo como para omelete, junte o açúcar, o óleo, o leite, o chocolate em pó, mexendo sempre. Adicione a farinha de trigo, a canela (se gostar) e por último o fermento, mexendo somente até incorporar. 
Leve para assar no microondas por 3 minutos em potência máxima.
Se gostar, sirva com uma calda de chocolate. Coloquei leite condensado puro.

Atenção: a medida da colher é rasa, senão não funciona. 
A caneca tem a capacidade de 300 ml. Se a sua for menor, divida a massa em canecas menores.
O bolo pode ser preparado na própria caneca, pois essa não necessita ser untada. O meu fiz em uma tigelinha e untei com margarina e enfarinhei. Quando cresce, fica em formato mais uniforme.


10 comentários :

  1. Bom, eu já tinha jogado a toalha pro bolo de caneca no micro, mas depois do seu post acho que vou mudar os meus conceitos rsrs Linda a sua caneca e o bolo ficou muito mais apetitoso do que todos que vi por ai!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, como deve ficar gostoso isso. Rápido assim e com essa aparência tão deliciosa é irresistível!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  3. A primeira vez que fiz, estava com meus dois sobrinhos aqui em casa. Foi uma festa enorme. Usaram chapéu de chef e avental para fazer os bolinhos. Cada um fez o seu, e os ingredientes já estavam medidos em copos plásticos numerados. Toda a festa foi filmada pelos tios e pais babões. Até a hora do micro-ondas com o blo crescendo e sujando tudo foi uma diversão.
    Depois disso, cada um decorou seu bolinho com confeitos, balas coloridas e cobertura de chocolate. Foi nota 10! Deu saudade!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandrinha,
    nunca fiz bolo de caneca, o seu além de prático ficou
    lindo e tentador!

    Beijinhos, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Bolo da caneca é uma das minha mais poderosas comidas de conforto! e se for acompanhado por miminhos da irmã cura tudo, desde enxaqueca a pequenos problemas e tardes de chuva!
    Da primeira vez usámos canecas demasiado pequenas e ficou o microondas todo sujo, mas desde aí adaptámos e já fizemos inclusivamente numa caneca com o desenho de uma cara, o bolo cresceu e parecia que a caneca estava com os cabelos em pé...

    ResponderExcluir
  6. Mas que bom aspecto, deve ser tão bom!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra, agora ninguém tem que passar vontade de comer um bolo.Simples e delicioso.O leite condensado por cima, arrasou.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra!
    Um dia troque a farinha branca pela integral e o açúcar branco pelo mascavo! Juro que compensa!
    Parabéns pelo blog, é a primeira vez que comento mas a adimiração vem de algum tempo!

    ResponderExcluir
  9. Sandra já fiz um post com bolo de microondas especialmente para minha neta. Não sei se você sabe mas o principal motivo da criação do meu blog foi o de facilitar a vida dos meus filhos que agora todos morando longe pediam receitas. E como vê facilitando também a vida dos netos... já tenho um novo post prontinho para publicar com bolo de microondas com frutas.

    Sou como você, gosto do bolo assando lentamente, mas também é gostoso fazer brincadeiras como essa. "Tudo vale a pena quando alma não é pequena"

    Becitos

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!