22 agosto 2012

Biscoitos "Sablé Breton"

Ganhei um livro de culinária de presente de aniversário da minha cunhada que há muito estava querendo, o "Cozinhando para amigos", da Heloísa Bacellar. Ele tem todos aqueles ingredientes que todos gostam e que vira uma receita de sucesso: boas receitas separadas por temas, fotos lindas do esmerado fotógrafo Rômulo Fialdini, um texto envolvente e uma diagramação clara e precisa.

Agora estou tendo por ele aquela mesma sensação de novidade de brinquedo novo de quando somos crianças: não largo! Qualquer sobrinha de tempo e eu fico com ele na minha poltrona mais confortável folheando suas páginas e devorando as receitas.

Essa de hoje é uma tentação. Fácil de fazer, deliciosa e só me arrependi de ter feito uma receita, pois esses biscoitinhos amanteigados são uma perdição. Recomendo para acompanhar um chá e também para presentear, pois com certeza agradará bastante.



Sablé Breton
(20 unidades)


Ingredientes
2 gemas
1/2 xícara (chá) de açúcar
75g de manteiga com sal em temperatura ambiente
1/2 colher de flor de sal + 1 para salpicar (opcional)
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento biológico - para bolos





Preparo
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme amarelado e fofo. Junte a manteiga e 1/2 colher da flor de sal. Continue batendo até obter uma mistura homogênea. Acrescente a farinha e o fermento sem parar de bater. Quando tudo estiver bem misturado, siga o passo a passo das fotos:


1) despeje essa massa mole e pegajosa em um pedaço de filme plástico 
2) molde cuidadosamente um rolo de 2 cm de largura com as mãos
3) enrole o filme plástico, torcendo uma das postas e na vertical, pressione para compactar e comprimir melhor esse cilindro. Torça a outra ponta também. 

Leve ao freezer por 1 hora. Preaqueça o forno a 180graus.

4) desembrulhe e corte em 20 pedaços de espessuras iguais. Disponha-os em assadeiras untadas e revestidas por papel manteiga, deixando um espaço de 10 cm entre os biscoitos, pois eles vão se esparramar bastante. Salpique umas pedrinhas de flor de sal sobre eles (se quiser)
5) leve para assar até ficarem coradinhos e firmes ao toque. Aguarde esfriar para retirar da assadeira.

Guarde em pote fechado. 

Nota: a flor de sal é opcional, mas dá um toque todo especial. Se não tiver, pode triturar as pedrinhas de sal grosso e utilizar.


10 comentários :

  1. Lindos estes biscoitinhos, já comia um ou dois!!
    Parabéns pelo livro!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindos! Ficaram mesmo apetitosos :)

    ResponderExcluir
  3. Sandra, com esse nome chiquerésimo, nem parece que é uma receita tão prática. Ficaram bem bonitos os teus biscoitos! Fiquei com uma dúvida por causa das quantidades de açúcar e sal, o paladar deles é mais para o doce ou para o salgado? Independente disso, mais que aprovados com chá :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri querida, na verdade o paladar é doce. É que a flor de sal na massa só dá um quê de equilíbrio para ressaltar os sabores. As pedrinhas do final dão um toque delicado ao saborear. Na dúvida, faça uns com e sem. Tenho um pouco de receio se o sal grosso vai ficar pesado, mas a flor de sal é bem delicada. Acabaram rapidinho, são gostosos mesmo.
      Beijos!

      Excluir
  4. Muito lindos, Sandra, com um cafezinho, ou um chazinho... mmmm.... as fotos ficaram lindas demais!

    ResponderExcluir
  5. Que lindos, bem apetitosos.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sandrinha estou babando nestes biscoitinhos... que delícia.
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Que delícia, adorei os ingredientes e a consistência=) beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Que lindinhos San, deliciosos sei que ficaram, com toda certeza.Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra, que nome mais chique desse biscoito.A massa fica linda.Com uma cor viva.Os biscoitos parecem bem leves.Anotarei com certeza.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!