09 julho 2012

Escondidinho com um esconderijo diferente

Comida de Boteco* é uma paixão nacional. Como toda paixão, nem sempre é uma relação saudável. Nós as amamos, mas elas não a nós na mesma proporção. São gordurosas gostosas, calóricas apetitosas, viciantes mas causam um efeito devastador não só nos nossos corpos mas principalmente nos nossos corações. É um amor bandido!

Talvez por isso o Escondidinho, uma dessas tais comidas de boteco, virou um dos mais queridinhos dos bares. É mais parecido com uma refeição de verdade, pois tem, em geral, uma carne refogada coberta por um purê e depois gratinado para a cada garfada soltar aquela fumacinha que vai acalentar sua noite e segurar a onda das biritas** que muito provavelmente você não vai querer tomar mas aquele teu amigão vai insistir tanto, que, pra não perder a amizade você não vai querer conseguir dizer não (quem nunca?).

Enfim, voltando ao escondidinho, é muito provável que as inúmeras variações que foram surgindo sejam para dar opções e mais graça a esse petisco que entrou porta a dentro das nossas casas e virou mais uma deliciosa expressão de comfort food.

Aproveitei a deixa e também fiz uma versão vegetariana, mas para dar uma bossa usei a cobertura um tanto diferente, que resultou em uma combinação muito gostosa. Vamos ver?


tradução
*Boteco = o bar como é carinhosamente chamado no Brasil, mal comparando, seria o nosso pub
** biritas = bebida alcoólica em geral: cerveja ou a tão afamada "caipirinha"




Escondidinho de cogumelos com creme de palmito pupunha
(4 porções)

Ingredientes
>cogumelos
150g de cogumelo Portobello picado em 4 partes
150g de cogumelo shitake picado (reserve alguns para decorar)
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola média bem picadinha 
1 colher (sopa) não muito cheia de farinha de trigo
sal
tomilho fresco
>creme de pupunha
100g de palmito pupunha desfiado
1 pedaço de 5 cm de talo de alho poró fatiado
1/2 cebola média bem picadinha 
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
50 ml de creme de leite
1 colher (sopa) de requeijão cremoso
4 colheres (sopa) de queijo ralado - usei Minas Padrão (ou outro)
sal


Preparo
>cogumelos
Doure a cebola na manteiga. Acrescente os cogumelos e corrija o sal. Deixe cozinhar até soltar um caldo (poucos minutos). Adicione a farinha e mexa para engrossar esse líquido. Finalize com o tomilho e apague o fogo. Reserve.

>creme de pupunha
Refogue a cebola no azeite. Coloque a pupunha e o alho poró. Salgue e deixe cozinhar até amolecer. Acrescente o creme de leite e o requeijão.

Montagem: distribua os cogumelos em ramequins (fôrmas refratárias pequenas) e cubra com o creme. Salpique o queijo por cima e decore com um cogumelo shitake sem o talo e com um corte em formato de cruz só na superfície, sem ir até o fim. Regue o cogumelo com um fiozinho de azeite. Leve ao forno preaquecido até gratinar.

Sirva a seguir como entrada ou como refeição principal acompanhado de uma salada de folhas. Bom apetite!

8 comentários :

  1. Sandrinha que escondidinho escândalo este, literalmente de comer rezando e pedir por mais. Estou levando a receita vou fazer com toda certeza

    ResponderExcluir
  2. San adorei esse escondidinho mega delicioso e vegetariano super saudável
    Adoro pupunha, adoro cogumelos, naço tem como não ter ficado delicioso. A apresentação ficou linda amiga. Bjos excelente semana

    ResponderExcluir
  3. Hummm que delícia !!! Adorei seu escondidinho!!! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Isso é + um simples escondidinho uma maravilha, eu ja amo um cogumelo bobo na frigideira, pupunha, neste friozinho, me matou de vontade.

    ResponderExcluir
  5. Pena que ele é escondidinho.Deveria estar se mostrando aqui em casa.Amei.Parabéns pela idéia.Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Sandra do céu...atiçou a fome, menina! Vim ver o que era o "esconderijo' ahahahahah! Adorei...escuta...tu és vegetariana? Nunca me dei conta!!! Agora analisando as tuas postagens...se não és, tens uma quedinha por, não é?! Amei...e provavelmente vou testar por aqui! Um beijo e um queijo, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, sério que vc não tinha percebido??? hahaha, doidinha!
      Beijos querida!

      Excluir
  7. Obrigado e maravilhoso , sou produtora rural tenho uma pagina no face "Palmito Pupunha in natura sitio vale das Lotus """deem uma olhada !

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!