26 junho 2012

O Yakissoba do Caldeirão

Já comentei bastante a minha admiração pela culinária oriental. Moro em uma cidade que tem forte influência dessa cultura e uma facilidade de obter produtos para poder reproduzir alguns de seus pratos em casa. 

Nem sempre a receita que executo segue à risca o modo do preparo original. Muitas vezes busco somente a inspiração, ou algum detalhe, ou somente o conceito.

Esse macarrão delicioso, o Yakissoba, é um dos meus pratos favoritos. Tem um equilíbrio de cores, de textura dos vegetais - que propositalmente são cozidos mas ainda devem se mantidos tenros, preservando a qualidade dos nutrientes - o aroma, o sabor e melhor ainda, a rapidez e facilidade do preparo.
 
Um prato único, uma refeição completa e saudável.


Yakissoba
(4 pessoas)

Ingredientes
250g de macarrão tipo Lamen (ou outro à sua escolha)
250 ml de molho pronto para Yakissoba - usei Sakura
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
gergelim branco e ciboulette para decorar
3 colheres (sopa) de óleo Canola - para fritar o macarrão
vegetais ~ quantidades equivalentes à 1 xicara (chá)
flores de brócolis tipo ninja
buquês de couve flor
pimentão amarelo cortado em cubos médios
ervilha torta com a vagem cortada em 3 partes (na diagonal)
cenoura cortada em fatias não muito grossas na diagonal
cebola branca cortada em pétalas
cogumelo shimeji


Preparo
Utilize uma panela grande para o preparo dos vegetais. Aqueça o óleo de gergelim e o azeite, acrescente o brócolis e a couve flor. Coloque o molho para o yakissoba e deixe por alguns minutos em fogo médio. Quando estiverem cozidos, mas ainda tenros, acrescente a cenoura e o pimentão (se necessário, coloque um pouquinho de água). De novo verifique o cozimento, que deverá ser breve. Adicione agora a ervilha torta, o shimeji e a cebola. Mantenha o cozimento por mais 1 minuto e apague o fogo.

Enquanto isso, ferva água para o macarrão e cozinhe a massa respeitando a indicação da embalagem (deve marcar por volta de 4 minutos). Escorra, volte a panela ao fogo para evaporar o resíduo de água, coloque o óleo e quando esse estiver bem quente jogue o macarrão. Deixe uns 2 minutos de cada lado, para fritar um pouco.

Coloque esse macarrão na panela dos vegetais. Prove para ver se necessita de um pouco mais de molho. Se faltar sal, regue com 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu). Salpique gergelim e a ciboulette.

Sirva imediatamente. Bom apetite!

7 comentários :

  1. Sandra, benditos fabricantes que inventaram esses molhinhos prontos! São ótimos e facilitam nossa vida! Tbm adoro yakissoba e o teu ficou super saboroso! Bjss

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmm....seu yakissoba esta divino,adorooooo,aqui no Japão nw é tão gostoso sabe?prefiro os do Brasil,bjs!

    ResponderExcluir
  3. SANDRINHA,
    DIFÍCIL NÃO GOSTAR DE UMA RECEITA TÃO LINDA E APETITOSA ASSIM!
    YAKISSOBA É BOM DEMAIS, ADORO!

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  4. Pela foto ja da vontade de fazer. E sob este aspecto, apesar de ja termos feito inúmeras receitas de entradas, pratos principais, sobremesas, etc, ainda nao tivemos a oportunidade de fazer Yakissoba, pois sempre surge alguém para dizer: "Nao, hoje vamos fazer esta outra!", rsrs. Anotado e obrigado pela sugestão. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. ATÉ FIQUEI COM FOME, ESTA MESMO UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Nossa... Que delícia!!! Morro de vontade de fazer receitas orientais, mas sempre acho que é muito difícil de fazer ou que terei dificuldades em achar os produtos certos =(
    Um dia ainda crio coragem... rs

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra,
    Yaksoba sempre é uma saudável e delicosa opção.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!