22 junho 2012

O Casamento da Dona Canjica com o Seu Curau

Uma das danças típicas mais conhecidas nesses festejos juninos é a Quadrilha, que se dança em pares celebrando um tipo de casamento, ou pelo menos sempre há um noivo e uma noiva.

Resolvi fazer meu "casório" também com dois doces típicos servidos nessas festas e que para mim são os melhores, a canjica (nome aqui da região sudeste do Brasil) e o curau, um delicioso creme de milho verde. Foi a primeira vez que variei no preparo da canjica, depois de ver muitas receitas inventivas e aparentemente deliciosas com ela.

À respeito dessa união posso dizer uma coisa: parecem que foram feitos um para o outro!


Canjica com curau

Ingredientes
250g de canjica
1 lata de milho verde em conserva (ou o milho fresco, se preferir)
1 lata de leite condensado
500ml de leite (aproximadamente)
3 colheres (sopa) de açúcar
1 canela em pau
canela em pó para polvilhar


Preparo
Lave a canjica e deixe de molho submersa em água, de preferência da noite para o dia. Coloque o grão com essa água em uma panela, adoce e deixe cozinhar até o grão ficar quase no ponto (se precisar acrescente mais água). Quando chegar nesse ponto, observe se está ainda com muita água. Se for o caso, retire o excesso com uma concha, mas deixe só um pouquindo dessa água que está com o amido da canjica.

Escorra a água do milho verde e ainda na peneira ou escorredor, leve para debaixo da água corrente da torneira para tirar aquele resíduo da água da conserva. Deixe escorrer bem, coloque no liquidificador junto com 150 ml do leite e bata até virar uma mistura líquida (se preferir, pode passar por uma peneira para tirar o excesso da casquinha do milho). Junte essa mistura à panela da canjica cozida junto com o pau de canela, abaixe o fogo e mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Vá acrescentando mais leite, aos poucos, se necessário. Quando estiver bem cozido, deslique o fogo e aguarde uns 15 minutos. Veja se a canjica está precisando de mais leite e se esse for o caso acrescente mais um pouco, ligue o fogo e deixe até ferver. Apague o fogo, acrescente a lata de leite condensado, mexa bem e não lique mais o fogo.

A canjica pode ser servida quente ou fria, polvilhando canela em pó por cima.



6 comentários :

  1. Ora, e eu não fui convidada para este delicioso casamento? Pode deixar vou fazer um lá em casa.
    Sandrinha adorei este casamento ficou perfeito.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Que delicioso casamento de ingredientes!

    ResponderExcluir
  3. Nunca imaginei juntar esses dois e olha que quando colhemos o milho verde ficamos sempre imaginando o que fazer de novidade para aproveitar o milho verde. Vou fazer com toda a certeza e depois te conto, mas já vou adiantando que irei gostar pois adooooro canjica.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Sandra, o que você chamou de casamento eu chamo de maldade pura! Rs. Eu que AMO comida de festa junina faço o quê, juntando tudo que adoro assim? Tem um pessoal aqui no RJ que faz canjica com amendoim batido, mas não sou muito fã. Já a sua invenção está aprovadíssima :) Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Sandra, mas que ideia genial! Eu sou fissurada em canjica (aliás, eu e minha mãe). Costumo fazer várias vezes no ano, não só durante a época de festa junina!

    Esse casamento deve ter ficado fantástico mesmo. Nunca pensei nisso, mas agora que você colocou aqui realmente parecem terem sido feitos um para o outro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amiga do Céu, passei por aqui pra te contar que fiz o cuscus vegetariano e arrasei, aí me deparo com mais essa receita dos deuses!
    Ái amiga, terça-feira esse casamento será realizado por aqui também!
    Valeu pelas receitas tão maravilhosas!
    Bezo, bezo

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!