Que falar dos 15 anos de vida? Para as meninas é como uma flor desabrochando, por mais clichê que possa parecer, mas é a imagem que bem ilustra essa fase.
Vejo minha filha completando os seus como que olhando a minha própria imagem no tempo, como em um espelho. Tantas coisas parecidas, tantas lembranças, tantos ajustes, indefinições, inseguranças, desafios. Tanto frescor, tanta curiosidade, ousadia. Tanta vida, pulsando em novo e frenético ritmo.
Perguntei qual bolo ela gostaria que eu fizesse para uma pequena comemoração em família, bem íntima, já que alguns acontecimentos tristes e bem recentes não nos animam ainda a ter vontade de compartilhar alegrias. Ela respondeu que poderia ser à minha escolha. Daí lembrei de um que minha mãe fazia, também na minha adolescência, que algumas amigas e eu apelidamos de Bolo Bombom.
E como para fechar um ciclo, simbolicamente ao menos para mim, o bolo dos 15 anos da minha filhota foi esse, o "Bolo Bombom". Aqui está.
Bolo Bombom
(tamanho: 20 cm de diâmetro)
>bolo de chocolate
A receita foi desse delicioso bolo >>AQUI<<, com a seguinte observação: usei a receita inteira para assar em 2 fôrmas com 20 cm de diâmetro. Como não tenho duas iguais, NÃO coloquei a mistura do fermento com o bicarbonato na hora do preparo. Dividi então a massa em 2 porções iguais, assim como o fermento e o bicarbonato e só os adicionei à cada parte minutos antes de levar ao forno. Assim não tem como o fermento não perder sua ação.
>recheio: brigadeiro branco
1 e 1/2 lata de leite condensado
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga sem sal
Leve ao fogo médio até dar o ponto de brigadeiro de enrolar, que é quando você passa a colher de um lado ao outro da panela e consegue ver o fundo. Espere esfriar um pouco ( mas não totalmente) para utilizar e não ficar difícil de espalhar.
>cobertura: ganache chocolate meio amargo
180g de chocolate meio amargo em barra picado - usei cacau 55%
1 colher (sopa) de mel
100ml de creme de leite - usei fresco, mas pode ser de caixinha
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Acrescente o mel e o creme de leite, mexendo até homogeneizar.
Montagem
Disponha uma das partes do bolo em um prato, recheie com o brigadeiro e em seguida coloque a outra parte sobre esse. Cubra com a ganache, deixando escorrer pelas laterais. Se gostar pode fazer alguns arabescos com as costas de uma colher.
Ficou delicioso!
Amiga,
ResponderExcluirlindas palavras, um post tão lindo e cheio de carinho. A sua filha deve ser muito feliz por ter uma mãe tão linda e com mãos de fada que faz tantas coisas deliciosas e tudo com carinho e capricho.
O bolo ficou lindo e tentador, feliz de quem o comeu.
Beijinhos ♥
parabéns para a filhota!
ResponderExcluirlembro bem desta fase da vida!!!
que bolo, que mão vc tem!
http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/
Sandra... quanto amor exalou esse post! Lindo!!!
ResponderExcluirTambém fiquei lembrando dos meus 15 anos... e pensei na relação tão forte que tenho com a minha mãe, que é minha melhor amiga! E depois disso vi como somos felizes em ter ao nosso lado pessoas tão especiais, não?
Portanto o aniversário é dela, mas o parabéns vai pras duas: mãe e filha, que juntas compartilham o sentimento mais nobre... o AMOR!
E essa receita está divina, hein? Amei esse bolo bombom! Fiquei só imaginando a cobertura-casquinha... hummmm
Um espetáculo! Parabéns por tudo!
Beijocas!
Os meus parabéns à tua menina, o bolo escolhido é mesmo guloso!
ResponderExcluirSandra
ResponderExcluirQue lindo post! Que delícia de bolo! Parabéns a filhota pelo aniversário!
beijo
Nara
Oi Sandra,
ResponderExcluirEu tambem sempre dou essa "chance " para minhas filhas de escolher o bolo de aniversário.
Parabéns a sua filha! A melhor comemoração é essa: estar entre aqueles que amamos.
Bj,
Lylia
Sandra!
ResponderExcluirPassei para deixar meus parabéns pelos 15 anos da sua filha. Lembrei dos meus, assim como você. Uma época linda mesmo, nossa cabeça e coração estão fervilhando de ideias e emoções.
A escolha do bolo não poderia ser melhor, e acredito que estava delicioso. As fotos não mentem!
Parabéns a vocês duas! Desejo muitas e muitas felicidades.
Bjus
Alê
Sandrinha minha amiga super prendada,o bolo que você fez pra filha ficou dos Deuses!!!
ResponderExcluirQue fase boa, né Sandrinha?
Tudo é muito intenso!!!
Parabéns com muita saúde e felicidade para sua filha linda!
Vi vcs duas na sua página no FB. Linda como a mãe!
Super bju para vcs duas. Re
ACHO QUE FOI UMA EXCELENTE ESCOLHA.
ResponderExcluirFICOU LINDO.
MUITOS PARABÉNS A SUA FILHA E MUITAS FELICIDADES PARA VOÇÊS.
BJ
Ai que saudades dos 15 anos da minha filhota San, pois ela já fez 28 anos e eu ficando mais velha kkkk. Bela escolha a sua, ficou lindo, o recheio a cobertura, tudi harmoniosamente perfeito. Parabéns novamente a sua mocinha e parabéns pela confecção do bolo. Lindo. Bjocas
ResponderExcluirParabéns a filhota.
ResponderExcluirAinda quero conhecê-la, viu???
Com um paladar tão 'phynoo', como comentamos outro dia.
Bjs
Sandra, sabe o que eu mais gosto das suas receitas? Sempre tem um preambulo simpatico, engraçado ou mesmo comovente, antes das delicias que voce compartilha conosco, sou fã de carteirinha, divulgo sua pagina por todas as formas, mas quero lhe agradecer pelas historias que voce conta, que bem dariam um ótimo livro! Bjs
ResponderExcluirMarcia querida
ExcluirMuito obrigada pela demonstração de carinho nesse seu comentário. Você não imagina a importância de receber essas palavras para ter pique de continuar.
Um beijão