20 junho 2012

Biscoitinhos de canela

Tenho me empenhado arduamente em resistir a tantas guloseimas que "azamigas" postam diariamente, mas ao mesmo tempo, pelo carinho que recebo de tantas amizades que fiz na "Blogolândia", tenho vontade de homenagear cada blog e cada pessoa com ao menos uma das suas deliciosas receitas. 

É uma forma de demonstrar minha gratidão e respeito ao trabalho que muitas fazem com profissionalismo e carinho para compartilhar com seus leitores. Sim, sou blogueira, mas também, e principalmente, sou leitora e a proporção do que dou é infinitamente menor do que recebo. Enquanto compartilho uma receita no Caldeirão, quantas recebo em troca? Cem? Duzentas? Muito mais que isso, são quantas eu quiser!

Por isso hoje trago uma receita pela qual me apaixonei assim que vi, do delicioso blog Na Cozinha, da nossa querida amiga Gina. Como já falei várias vezes, adoro tudo o que vai canela, mas esses biscoitinhos...ah, esses biscoitinhos são uma delícia!! Pena que o aroma não consiga ultrapassar o espaço virtual. Melhor, faça também e depois me conta.



Biscoitinhos de canela
(renderam 30 unidades)

receita original DAQUI

Ingredientes
150g de farinha de trigo
30g de amido de milho
100g de açúcar mascavo
2 ovos médios (de preferência orgânicos)
25g de manteiga sem sal
1 colher (sobremesa) não muito cheia de canela em pó - ou menos, se preferir
1/2 colher (chá) de fermento químico - para bolos


Preparo
Misture todos os ingredientes usando a ponta dos dedos até formar uma massa lisa e uniforme. Enfarinhe uma bancada e abra essa massa com um rolo, até ficar com a espessura bem fina, mais ou menos uns 2 milímetros. Corte retângulos de 7 x 4 cm e enrole cada uma das partes como se fosse uma canela em rama. Coloque cada um desses rolos em assadeira untada e enfarinhada ou untada e revestida com papel manteiga, deixando um espaço de mais ou menos 2 cm entre eles (veja a foto).


Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus até que eles fiquem firmes. Espere esfriar e guarde-os em pote ou lata com tampa.

Acompanham muito bem café, chá, chocolate quente, etc. Também são ótimos para presentear os amigos em uma embalagem bonita.

9 comentários :

  1. Sandra, que coisa deliciosa esses biscoitinhos! Super chique para acompanhar um café! E olha que coincidência: tenho um jogo de xícaras igual a sua da foto! Só está faltando o biscoitinho para fazer par com elas :(
    Bjos
    Tania Minatel

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha,
    E não é que você não resistiu aos meus rolinhos? Um pouquinho de charme faz diferença, não é?
    Minhas fotos ainda são do início do blog, nem ficaram tão boas. Seus rolinhos estão ótimos!!
    Também sou apaixonada por canela. Que toque especial ela confere a qualquer prato!
    Grata pelo carinho, viu?

    ResponderExcluir
  3. OI Sandrinha,
    Eu também concordo com você: fazer a receita das amigas é uma forma de homenagea-las.
    Gostei muito do formato dos biscoitinhos imitando a canela. FIco imaginando o cheiro da cozinha...! Adoro canela!
    Bj ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Ameeei esse biscoito no formato de canela!!! :) Ficou super fofo!!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. FICARAM LINDOS DEMAIS NESSE FORMATO ,PARECEM MESMO PAUS DE CANELA.
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Que lindos ficaram seus biscoitos San, adoro biscoitos de canela, deixam um aroma delicioso pela cozinha e é uma delicia. Gostei muito. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Que giros assim com esse formato, óptima ideia!

    ResponderExcluir
  8. Sandra, linda homenagem! Em todos os posts de nossas amigas podemos sentir o carinho que existe por trás de tudo, é uma corrente sem fim de amizade.
    E os seus biscoitinhos... estão simplesmente primorosos neste formato tão bem cuidado.
    Beijinhos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  9. Olá. Primeiro devo dizer que adoro o seu blog, está sendo uma fonte ótima para meu aprendizado de culinária (de nível iniciante). Eu fiz os biscoitos, porém não consegui enrolar dessa forma bonita, pois a massa ficou grudenta demais para abrir. Será que é por que usei farinha integral?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!