09 maio 2012

Pão integral de leite (versão salgada e doce)

Ontem falei à respeito de já ter constatado que as receitas simples são as mais acessadas aqui no Caldeirão. E para minha surpresa, as de pães não são muito populares não. Ainda não entendi direito a que se deve esse fato, se as pessoas têm dificuldade em acertar fazer um pão gostoso ou se preferem a praticidade de comprá-los prontos.


Particularmente sou uma pessoa que adora pães e fazê-los também. Nada para mim se compara ao cheirinho do pão assando, da textura de um pão sovado por você mesma, sem contar os sabores que podem ser variados adicionando novas combinações e ingredientes. Mais uma vantagem? São muito mais nutritivos e saborosos e paradoxalmente esse é o motivo pelo qual não os faço com maior frequência. Enquanto consumo por dia uma fatia apenas do pão integral industrializado, bem, do caseiro nem conto para não aumentar o peso do corpo da consciência.


Essa receita que trago hoje fui buscar lá no delicioso "Pecado da Gula", da minha querida Akemi, uma também entusiasta na arte dos pães. Já é o segundo pão delicioso que faço de lá, e com certeza não vou parar por aqui.
Recomendo muito!


Pão integral de leite (versão salgada e doce)

receita original DAQUI

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca (podendo ser mais ou menos)
2 ovos pequenos (ou 1 grande)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
200ml de leite morno
2 colheres (chá) de fermento seco para pães
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem

Preparo
Um um recipiente grande coloque todos os ingredientes, com exceção da farinha branca, que deve ser adicionada aos poucos enquanto mistura tudo, até a massa desgrudar das mãos. Enfarinhe a bancada, passe um pouco de óleo de cozinha nas palmas das mãos e trabalhe a massa, sovando por uns 15 minutos. Forme uma bola com ela, coloque em um recipiente enfarinhado, cubra com um pano e deixe descansar em lugar quente e não arejado até dobrar de volume (ou quase).
Preaqueça o forno a 200 graus.
Espalhe farinha mais uma vez na bancada, despeje a massa e aperte para sair o gás formado ao crescer. Faça o formato dos pães que mais gostar.
Nessa sugestão fiz 4 bolas médias e passei um pouco de farinha de trigo na superfície deles. Leve para assar em assadeira untada e enfarinhada ou untada e recoberta com papel manteiga. Quando tocar a superfície do pão e essa não afundar, estarão prontos.




Outra maneira de fazer o pão, numa versão quase doce: abra a massa na bancada com o auxílio de um rolo no formato ovalado. Salpique açúcar mascavo e um pouco de manteiga sem sal derretida e nozes pecãs (ou outros). Enrole como se fosse um rocambole e coloque na assadeira com a aba voltada para baixo.

Vai um pedaço?








15 comentários :

  1. ADORO PÃO INTEGRAL E ADOREI AMBAS AS VERSÕES.
    BJ

    ResponderExcluir
  2. Querida Sandra, tbm percebo isso no meu blog e gostaria de saber por quê já que pão caseiro é maravilhoso e infinitamente mais gostoso que os industrializados! Fiquei aqui doida pra saber como conseguiu esse efeito craquelado na superfície dos seus pães, ficaram lindos!!! Parecem os pães tigre da Renata!
    Gostei da sua versão doce, devem ficar ótimos tbm! Obrigada pelo carinho e pelos créditos!!! Bjss e um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eu fiquei de olhos nesses pinhões tbm!!! Estamos na época ne??? Hummm!!!

      Excluir
    2. Akemi querida, amei esse pão. Agora, vou te contar o "segredo" da casquinha: coloquei o pão para levedar mas não consegui montar para assar. Ficou um tempo estufadão e criou uma casquinha por ter esperado. Eu até is fazer outro formato, mas quando percebi que tinha ficado esse efeito resolvi fazer em bolinhas. Tá vendo? Um efeito charmoso sem querer...kkk
      Também já andei procurando a farinha de arroz para fazer o pão tigre. Ainda não encontrei, mas está na minha lista.
      Um beijão querida e obrigada pela receita!

      Excluir
    3. Ah, os pinhões vieram do sítio de uma amiga, lá no Sul de Minas. Adoro, estão fresquíssimos!!

      Excluir
  3. Adoro todo tipo de pão, sempre que posso gosto de fazer. Os teus ficaram lindos.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Socorro !!!! vou deixar de blogar, quero experimentar tudo, o ponteiro da balança não tem mais para onde correr... mais só esse pode.

    ResponderExcluir
  5. Olá, bom dia Sandra!!!!

    Gostando ou não de tudo no universo gastronômico, estamos sempre nos rendendo ao fabrico de nossos próprios pães.
    Não só por que foram feitos pelas próprias mãos, mas penso que é por que em suas teias ficaram presas pitadas de nossos desafios inconfessáveis.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá querida Sandra, na minha opinião nenhum pão de compra se compara ao nosso pãozinho feito em casa.
    Estou embevecida a olhar esse tão pãozinho, que lindos!
    Um grande beijinho.

    ResponderExcluir
  7. Mas que ótimo aspecto e é porcausa desse peso que estou a conseguir dizer não ao pão :) fazer pão em casa é perigoso :)

    ResponderExcluir
  8. Nada me tira o prazer de comer todos os dias meus pãezinhos (vc reparou q eu botei no plural), sejam integrais ou não...adooooro!Depois corro pra academia rsrs Ficaram lindos e com certeza saborosíssimos...beijão

    ResponderExcluir
  9. Eu aceito um pedaço...rs. Nossa ficou com um aspecto maravilhoso.
    Parabéns
    Beijinho
    www.caminhodagula.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. SANDRINHA QUERIDA,
    É MUITO PRAZEROSO MESMO COLOCAR A MÃO NA MASSA E FAZER PÃES
    ALÉM DE SAUDÁVEIS FICAM DELICIOSOS, NÃO TEM QUEM RESISTE A
    UM PÃOZINHO CASEIRO E BEM FEITINHO.
    OS SEUS FICARAM PERFEITOS E A CASQUINHA COM EFEITO CROCANTE,
    EU NUNCA CONSEGUI FAZER ASSIM, RSRS.
    ME APAIXONEI PELA RECEITA, MARAVILHOSA, VOU TESTÁ-LA COM CERTEZA!

    BJS ♥

    ResponderExcluir
  11. Querida, testei hoje e ficou delicioso. Cheguei à conclusão de que meu forno é potente demais. Tudo fica muito "passado"! Mas delicioso! Usei queijo de cabra e tomates secos. Agora quero fazer um de nozes. Bjs e obrigada por compartilhar teus dons!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!