24 abril 2012

Tarte Tatin de maçãs e carambolas

Tarte Tatin é aquela torta de "ponta cabeça" ou "do avesso", atribuída a um descuido de execução onde colocou-se o recheio por baixo e a massa por cima. Como há males que vem pra bem, tornou-se um clássico.

A melhor versão dessa torta que já comi foi em um café na Vila Madalena, aqui em São Paulo, chamado Deli Paris. Por que foi a melhor que já provei? Porque tinha muito mais maçãs do que outras e em pedaços grandes e carnudos. Muito mais mesmo, quase não aparecendo a massa. É gostosa tanto quentinha quanto recém tirada da geladeira, dependendo da temperatura do dia.

Aí, quando peguei a receita dessa versão lembrei que podia fazer minha tarte tatin do jeitinho que gosto, caprichar nas maçãs e dar um toque decorativo com carambolas, que estavam à minha disposição na geladeira, só para ficar mais bonita. E olha, acredite, fez toda a diferença.


Tarte Tatin de maçãs e carambolas
(fôrma 25 cm de diâmetro)

receita origial DAQUI

Ingredientes
>massa
200g de farinha de trigo
100g de manteiga gelada em cubos
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café) de canela em pó
5 colheres (sopa) de água gelada
>recheio
10 maçãs grandes tipo Fuji ou Gala, descaroçadas, descascadas e cortadas em 4 partes
suco de 1 e 1/2 limão galego
1 carambola madura e doce cortada em fatias e sem as sementes
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
80g de manteiga sem sal amolecida
2 paus de canela

Preparo
>massa
Coloque a farinha, o açúcar, a canela em pó e a manteiga em um recipiente grande. Com as pontas dos dedos incorpore a manteiga aos ingredientes secos, formando uma farofa. Acrescente a água, colher por colher (para não errar o ponto) e trabalhe até obter uma massa lisa. Faça uma bola com ela, enrole-a em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Após esse período, abra  a massa sobre um pedaço grande de filme plástico com um rolo até um pouquinho a mais da largura da base da fôrma.

>recheio
Enquanto a massa descansa na geladeira, faça o recheio.

Após descascar as maçãs regue-as com o suco do limão para não escurecerem. Leve o açúcar ao fogo médio para começar a caramelizar e pegar cor dourada. Acrescente a manteiga, mexa e adicione as maçãs e os paus de canela. Deixe cozinhar até amolecerem porém sem desmancharem. Se a calda formada estiver muito rala e as maçãs já estiverem no ponto, remova-as para um refratário e deixe a calda encorpar um pouco mais.

Preaqueça o fôrno a 180 graus.
Despeje metade da calda na base da fôrma, disponha as fatias da carambola crua e em seguida complete com as maçãs, comprimindo-as para não sobrarem espaços vazios. Regue com o restante da calda e coloque a massa por cima. Use uma colher para empurar as sobras da bordas da massa para baixo. Leve ao fôrno até a massa ficar assada e começar a dourar. Aguarde esfriar quase que totalmente para desenformar, colocando um prato sobre a fôrma e virando de vez.

Pode servir quentinha ou gelada. Bom apetite!



9 comentários :

  1. Abuso total!!! Amei sua versão, principalmente esta receita sensacional! E que execução, hein?
    Parabéns, querida...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei essa receita, super diferente, carambola com maça.
    Parabéns.
    www.caminhodagula.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, super bem recheada essa torta, deu vontade aqui!
    Ah, desculpe não responder - jurava que tinha respondido - vamos marcar novo encontro, sim! Realmente parece muito mais tempo do que realmente foi (logo estaremos falando em natal,rs). Quando tiver um tempinho, me avise. Por aqui as coisas são mais vagarosas...
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. OlÁ:)

    Ficou linda e com um aspecto delicioso.
    Comia já essa fatia:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. NUNCA FIZ A TARTE TATIN MAS VENDO ESSA TÃO LINDA E TENTADORA FIQUEI COM MUITA VONTADE.
    FICOU MESMO MARAVILHOSA.
    BJS

    ResponderExcluir
  6. San que tarte linda!!Que me desculpe a panelinha,mas a sua deu de 10 x 0. Linda, bem recheadinha e a carambola deu um visual mais lindo ainda. Adorei e to levandp. Deu a´gua na boca miga. Bjocas

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro tatim, seja lá de que fruto for, já fiz com maça, pera e ananás, todas tão boas! A sua para além de saborosa está linda, linda!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!