11 abril 2012

Souflé de cenoura e gorgonzola

Incrível nunca ter postado uma receita de souflé aqui no Caldeirão. Assim como macarrão, risotto e salada é um prato tipo coringa, pode ser feito com uma variedade bem grande de combinações e ingredientes.

Esse é bem simplezinho, de cenoura. Mas o toque do gorgonzola deu um up a ele. Vamos experimentar?


Souflé de cenoura e gorgonzola
(2 porções médias)

Ingredientes
1 cenoura média, descascada e picada em cubinhos
1 colher (sobremesa) não muito cheia de manteiga
1 fio de azeite extra virgem
1 colher (sopa) generosa de farinha de trigo
100 ml de leite
1 ovo (gema e clara separadas)
1 pedaço pequeno (equivalente a 1 colher de sopa) de queijo gorgonzola picado
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado + o suficiente para pulverizar nas forminhas
sal

Preparo
Cozinhe a cenoura em água com sal até amolecer. Escorra, amasse com um garfo e reserve. Bata a clara em ponto de neve (coloque uma pitada de sal ao bater para deixar mais firme). Também reserve.

Em uma panela, em fogo médio derreta a manteiga com um fio de azeite para não queimar. Acrescente a farinha de trigo mexendo até incorporar. Agora adicione o leite aos poucos, dissolvendo a massa que se formará, mexendo sempre para não empelotar. A consistência deve ficar firme, porém cremosa, portanto, se precisar coloque mais leite, sempre aos poucos para não perder o ponto. Adicione a gema, mexa mais um pouco, o queijo gorgonzola, o parmesão e a cenoura. Corrija o sal SE necessário (lembre-se que os queijos já são salgados o suficiente). Quando a mistura estiver homogênea, acrescente a clara em neve, misturando delicadamente somente até incorporar tudo.

Unte com manteiga ou margarina ramequins ou refratários pequenos próprios. Pulverize o interior com queijo ralado. Despeje a mistura até faltar 1 dedo para a borda. Leve para assar em fôrno preaquecido a 220 graus até ficar firme e criar uma casquinha dourada.

Sirva imediatamente.

Pode utilizar um refratário maior e quantidades acima dobradas ou triplicadas, conforme sua necessidade. Apenas lembre-se que as porções menores inflam mais facilmente, mas o sabor é o mesmo.

Bom apetite!

6 comentários :

  1. Adoro souflê, o teu ficou divino.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandrinha:)
    Vou passando em silêncio... hoje resolvi parar e deixar-te um beijinho.
    Gostei muito do teu souflé,simples mas muito guloso.
    Os teus ramekins são uma graça, quero uns para mim....:)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Já foi para minha lista...mais uma,rsrsrs!
    Adoro souflé!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. OLÁ SANDRINHA!
    A SUA RECEITA É ÓTIMA AS FOTOS ESTÃO LINDAS,
    COMO SEMPRE VC ARRASA!
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Oi... eu testei.. e ficou divino... o unico problema eh q nao rende muito... meu marido chegou tarde do trabalho e acabei comendo tudo... e como eh super facil, fiz outra receita e ficou pronta bem na hora q ele abriu a porta... adorou. Proxima vez vou fazer duas receitas... Muito obrigada!!!! ah.. unica coisa q fiz diferente, usei leite de soja pq nao tinha o convencional...

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!