30 abril 2012

Bolinhos com gosto de sequilhos

Quando começamos a fazer um blog de culinária as primeiras receitas que queremos postar são as que mais gostamos, aquelas que consideramos especiais. Esse bolo não fugiu à regra, está lá no fundinho do Caldeirão com o nome de "Bolo de Cozinha", pois é um dos meus preferidos.

Tenho uma amiga querida que está recém- operada e perguntei-lhe o que gostaria que eu fizesse para ajudar e ela me disse que queria quitute da Bruxa. Falei que iria fazer um bolo e ela disse que eu poderia escolher o que eu achasse mais gostoso. Não tive dúvidas, esse agrada todo mundo pois é tão fofinho e tem um gosto de sequilho que é irresistível.

Como queria compartilhar mais uma vez aqui, fiz o bolo em fôrma de furo central para levar pra ela e alguns em forminhas para muffins para poder tirar a foto da postagem.



Bolinhos com gosto de sequilhos
(fôrma de furo central com 30 cm de diâmetro)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneiradas
2 xícaras (chá) de açúcar peneiradas
1 xícara (chá) de amido de milho
3 ovos (de preferência orgânicos)
1 vidro (200ml) de leite de coco
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (sobremesa) de fermento químico - para bolos




Preparo
Preaqueça o forno a 200 graus.
Bata todos os ingredientes (com exceção do fermento) juntos na batedeira elétrica por aproximadamente 5 minutos. Acrescente o fermento e bata somente para homogeneizar. Despeje em fôrma untada e enfarinhada e leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco. Espere esfriar para desenformar.

Se quiser assar em formato de bolinhos, coloque a massa até um pouquinho a mais da metade de forminhas de papel próprias e essas em fôrmas rígidas.


9 comentários :

  1. Que delícia para começar esta segunda feira!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. O interior está mesmo fantástico, que fofinhos devem ser!

    ResponderExcluir
  3. O bolinho deve estar delicioso! Agora o flanboyanzinho na garrafa de azeite ficou bem bacaninha. Lindas imagens!
    Boa semana para você.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. TEM ASPECTO DE TER FICADO BEM FOFO DAQUELS QUE SE DESFAZEM NA BOCA,GOSTEI.
    BJ

    ResponderExcluir
  5. QUERIDA SANDRINHA,
    QUE BOLINHOS MAIS FOFO!
    AS FOTOS FICARAM LINDAS, ADOREI AS FLORES NAS GARRAFAS!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  6. Sandra, que muffin com apsecto delicioso! Este fim de semana também roubei uns muffins teus para fazer, já publiquei no meu blogue e tudo! Se quiseres dar um olhinho: http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2012/04/queques-de-laranja-e-framboesa.html
    Só tenho uma dúvida: o que é sequilho???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anouska, vou passar para conferir a sua receita sim, obrigada pelo carinho de prestigiar o Caldeirão. Respondendo à sua pergunta, sequilho é uma bolachinha feita à base de amido de milho, que tem uma consistência que desmancha na boca. Aqui no Brasil é muito comum, não sei se em Portugal tem com outro nome. Qualquer dia farei e vou postar;
      Beijos

      Excluir
  7. Hummm...bolinho com gosto de sequilhos ja ja to levando a receita, essa não cinhecia San, ficaram lindos seu muffins. Adorei. Bjocas. Ótimo feriado com chuva sem chuva, sei la entende! hehe.

    ResponderExcluir
  8. Se existe cá em Portugal eu nunca vi :P Vou estar atenta à postagem... bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!