09 fevereiro 2012

Dicas para fazer um bolo fofinho e gostoso

Resolvi fazer essa postagem pois outro dia recebi um comentário onde a pessoa fez uma substituição de um ingrediente de uma receita de bolo e esse "solou" e aí ela perguntou se esse teria sido o motivo.

Bom fica difícil dizer se foi esse o real motivo, pois confesso que só uma vez em 30 anos fazendo bolos aconteceu isso comigo (e abaixo vou dizer o porquê). O que tenho então a compartilhar são dicas, alguns cuidados e observações que por experiência adquiri na prática para se conseguir um bolo bem gostoso e de textura bonita, pois alguns são fofinhos e outros intencionalmente mais densos, porém, nunca "solados" ou "embatumados".

Gostaria de enfatizar que são considerações minhas, da minha vivência, não regras de culinária ou dogmas que não devem ser desrespeitados. Sou apenas uma arquiteta que cozinha e adora fazer bolos, não uma culinarista, chef ou doceira formada, como todos já sabem.

Então vamos lá!

fotos de alguns bolos com receitas aqui no Caldeirão

1) "Mise en place" ou separe todos os ingredientes nas quantidades e organize o lugar de trabalho

Muito importante antes de começar o preparo de uma receita é checar se você tem à disposição todos os ingredientes e na quantidade necessária. Sabendo de antemão você terá como providenciar o que está faltando ou se programar para fazer, por exemplo, meia receita ou proporcionalmente com o que você dispõe. O que acaba muita vezes comprometendo o resultado de um bolo é você verificar que está faltando algo bem no meio da execução.
Tem outro detalhe, quando tudo está separado e colocado na área de trabalho fica mais difícil de algum ingrediente ser esquecido.

2) A qualidade/ prazo de validade dos ingredientes

Parece óbvio, mas bons ingredientes produzem bons resultados. Veja, falei bons, não necessariamente caros. Alguns itens básicos das receitas de bolos são baratos, portanto, vale a pena investir em produtos bons.

~farinha de trigo: verifique a validade, mas também se ela está guardada em lugar fresco e seco. Farinha úmida faz com que o bolo "embatume", fique pesado.
Peneirá-la uma ou mais vezes antes da utilização faz com que ela fique mais aerada, garantindo uma massa mais leve. O mesmo vale para outros ingredientes secos como fécula de batata, amido de milho, açúcar, etc.

~fermento: esse deve ser guardado, depois de aberto, dentro da geladeira. Outro detalhe, mesmo dentro do prazo de validade, se você tiver dúvida se ele está próprio para o consumo, faça o seguinte teste: coloque um pouco dele sobre umas gotas de água (pode ser em cima da pia mesmo). Ele deve formar uma espuma aerada, caso contrário, descarte-o.

Lá na introdução quando comentei que somente uma vez na vida fiz um bolo que "solou", ou melhor, não cresceu foi porque usei uma marca de fermento diferente da que costumo usar. Não estou ganhando nada para isso, mas nunca mais arrisquei. Só uso fermento Royal.

~ovos: para fazer bolos é importante que eles estejam em temperatura ambiente. Sempre que possível, utilize os orgânicos, ou os de galinhas "felizes". A gema é mais amarelinha e se o bolo for claro fica com uma tonalidade mais apetitosa e as claras são mais firmes, dando uma leveza melhor à massa. Honestamente isso não seria tão importante numa escala de valores para o sucesso do bolo, mas com certeza ficará mais saudável.

~manteiga: cada marca pode ter um teor de gordura diferente, mudando o resultado. Com certeza isso não interfere a ponto de deixar seu bolo ruim, apenas pode ficar com uma aparência ou uma consistência diferente da foto da receita que se está seguindo. Com o passar do tempo, perceba que marca lhe dá os resultados mais satisfatórios.

3) Forno

Para fazer um bolo SEMPRE é necessário preaquecer o forno. Muitas receitas especificam a temperatura para assar e o tempo para ficar pronto. Apenas tome por referência esse número, pois cada forno tem um desempenho específico e cada um de nós mora em uma localidade do planeta diferente e em estações do ano idem. Em um dia frio, o calor dissipado vai fazer com que o tempo gasto para assar aumente. Portanto, o bom e velho teste do palito é o que melhor funciona.

Outra questão que interfere é se o forno está desnivelado. Aí a massa vai ficar mais fina em um lado e mais alta no outro, ou seja, para um lado ficar assado, o outro ficará queimado.

NUNCA abra o forno totalmente para ver se o bolo já assou. Existem umas etapas para testar antes de espetar o palito no meio do bolo para ver se esse está seco: veja a superfície se já está dourada, depois, abra a porta só um pouquinho e usando uma luva térmica, balance um pouco a assadeira para ver se já está mais firme. Só depois dessas confirmações, faça o teste do palito.

Use o bom senso. Se notar que as bordas da estão muito escuras e o meio do bolo ainda crú, abaixe a temperatura do forno. Ou melhor, para não errar, asse os bolos a 180 graus Celsius.

4) Dicas gerais

~Algumas receitas não especificam o tamanho da fôrma. Se estiver fazendo pela primeira vez, prepare a massa e daí veja em qual das suas ele cabe melhor. Lembre-se que eles crescem ao serem assados, o ideal é que a massa crua não ultrapasse muito da metade da assadeira.

~Os bolos tem maneiras de preparos diferentes. Se sua receita pedir para colocar as claras em ponto de neve por último lembre que essa deve ser misturada à mão, delicadamente com movimentos de baixo para cima para não perder a leveza.

~Se não for especificado de outro modo, faça a adição da farinha intervalando com o líquido (que pode ser leite, suco, iogurte, etc). Nunca jogue os ingredientes de uma só vez, vá pulverizando enquanto a batedeira está ligada. Isso também garante uma massa mais leve e aerada. A farinha quando usada para fazer bolo deve ser manuseada o mínimo possível para que a textura não fique elástica e sim fofinha. Experimente nessa etapa misturar a farinha a mão, sem bater na batedeira.

~Fermento é o último ingrediente a ser adicionado à massa. A partir do momento que for colocado, leve o bolo imediatamente para assar.

~ Para desenformar, espere esfriar. Passe a faca pelas bordas para soltar e sacuda a fôrma. Se estiver difícil, coloque um pouquinho da boca do fogão para dar uma leve aquecida.

E só mais um detalhe: se tudo estiver ok, um bolo não demora mais que 15 minutos para ser preparado (sem ir ao forno), portanto, aproveite e faça desse tempo um exercício de doar amor e carinho para quem o irá comer, pois esse é o ingrediente mágico que deve estar presente em todas as receitas. Palavra de Bruxa!

21 comentários :

  1. Gostei muito das tuas dicas, é sempre bom relembrar certos aspectos importantes!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Sandra! Ótimas dicas que até as mais experientes de vez em quando se esquecem! Acredita que outro dia esqueci de pôr açúcar num bolo??? rsss E isso porque tinha separado mas ficou escondido atrás da vasilha de farinha! Tenho certeza que as dicas serão super úteis para todos! Posso contribuir com mais uma??? Tirar os ovos e líquidos da geladeira como leite ou iogurte alguns minutos antes de utilizar na receita! Parabéns pela iniciativa! Bjss

    ResponderExcluir
  3. Sandra, depois dessa aula vou até tentar fazer um bolo! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sadrinha, simplesmente amei. Os meus bolos quase nunca ficam bons, mas vou passar adotar algumas das suas dicas que não fazia. Depois te conto o resultado.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Também já me dei mal usando outra marca de fermento. Mas ouvi dizer, ao contrário do que vc postou, que o fermento não deve ser armazenado na geladeira, pois perde suas propriedades e pode não "agir como deve".
    Bjs
    Karen

    ResponderExcluir
  6. Sandrinha,ótimas dicas amiga.
    Agora depois de tantos anos,os meus bolos ficam bem fofinhos,mas já errei muito!Principalmente no tamanho das formas e na hora de desenformar! rs
    Beijão...ótima quinta.
    Ivani

    ResponderExcluir
  7. Sandra
    Gostei muito de todas as dicas e principalmente do detalhe de que quando fazemos estams nos dedicando, doando amor e carinho pra pessoa que vai comer.
    Eu sempre sinto isso e meus pratos ficam melhores, sejam eles doces ou salgados
    Um dia ruim, no meu caso, nao eh um dia bom para eu ir pra cozinha rsss
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  8. QUERIDA SANDRINHA,
    DICAS PRECIOSAS, JÁ ERREI MUITO E AS VEZES AINDA ERRO, RSRS.
    VOU IMPRIMIR AMEI TODAS!

    BEIJINHOS FICA COM DEUS!
    ANDRÉA...♥

    ResponderExcluir
  9. Com certeza o ingrediente mágico é o principal!!!

    ResponderExcluir
  10. San achei ótimo esse post, são dicas essenciais tanto para pessoas experientes como para os que estão começando agora, e sempre estamos aprendendo algo, nem tudo sabemos. Quanto a dica do fermento em pó Royal, de fato voce está certa, já usei de outras marcas que me deram alguns problemas, porém o Royal nunca me deu dor de cabeça, é ótimo mesmo. Adorei miga. Obrigada por compartilhar.Bjocas :o)

    ResponderExcluir
  11. Muito boas as suas dicas, se eu soubesse disso quando iniciei nessa vida de cozinheira não tinha feito tanta bobagem. AHAHAHAHAHHHAHAH



    Visita as minhas páginas quando tiver um tempinho, quero compartilhar contigo minhas receitas
    www.brunelanacozinha.blogspot.com
    www.docesdefesta.webnode.com

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Sandrinha querida do meu coração, quanto tempo não apareço por aqui! Ótimas dicas, adorei! Os detalhes parecem bobos, mas são eles que fazem a diferença. Mas sabe que ainda tem *gente* que sabe que está errado e faz do mesmo jeito... principalmente no quesito "esperar esfriar para desenformar", kkkkkk. Quem manda ser a ansiedade em pessoa né... Grande Bjo!!!!

    ResponderExcluir
  13. Mas que saudade de passar por aqui!!!! E, quando volto, encontro logo essas superdicas, ainda mais pra mim, a rainha de solar bolos! Vou reler pra nunca mais errar!

    Beijoca Sandrinha!

    ResponderExcluir
  14. EXCELENTES DICAS ASSIM NÃO HÁ FALHAS.
    BJS

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post, Sandra, muito informativo! Palavra de bruxa, a gente acolhe!! rsrsrs É pra ninguém mais errar mesmo!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  16. Ahhhh é sempre bom receber dicas e Sandra essas são as melhores para todas que realmente gosta de cozinhar, por que quem Ama o que faz, faz a diferença, e tudo que fazemos devemos colocar mais AMOR!!! Bjos e Obrigada pelas dicas. bjoooos

    ResponderExcluir
  17. Ahhhh é sempre bom receber dicas e Sandra essas são as melhores para todas que realmente gosta de cozinhar, por que quem Ama o que faz, faz a diferença, e tudo que fazemos devemos colocar mais AMOR!!! Bjos e Obrigada pelas dicas. bjoooos

    ResponderExcluir
  18. Ahhhh é sempre bom receber dicas e Sandra essas são as melhores para todas que realmente gosta de cozinhar, por que quem Ama o que faz, faz a diferença, e tudo que fazemos devemos colocar mais AMOR!!! Bjos e Obrigada pelas dicas. bjoooos

    ResponderExcluir
  19. Ahhhh é sempre bom receber dicas e Sandra essas são as melhores para todas que realmente gosta de cozinhar, por que quem Ama o que faz, faz a diferença, e tudo que fazemos devemos colocar mais AMOR!!! Bjos e Obrigada pelas dicas. bjoooos

    ResponderExcluir
  20. Nao sabia que a massa deve ocupar metade da forma. Muito boa dica.

    ResponderExcluir
  21. Meus bolos raramente ficam bons, e lendo seu post eu descobri porquê kkkkk
    Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento e experiência! Depois dessas dicas, consigo fazer um bolo descente! Kkkk
    Ps.: Adoro ler as coisas que você posta! Você escreve de um jeito envolvente e delicioso de ler.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!