Na minha visão aquele é um lugar para criar, recriar, reproduzir e, como num laboratório mágico de experiências, compartilhar a transformação de alimentos, condimentos e temperos em algo misterioso chamado comida.
Desde muito cedo na vida tenho me dedicado às atividades relacionadas com criação. Para mim é uma necessidade, algo que me mantém viva. Só consigo fazer tarefas e trabalhos os quais posso interferir, ainda que só um pouquinho. Por isso amo cozinhar, pois criei "regras próprias" (ou não regras) à minha maneira de lidar com os alimentos.
Várias receitas daqui do Caldeirão, que nada mais são do que os pratos que comemos em casa são testemunhos desse processo. Gosto de cozinhar dessa maneira, sem muitos parâmetros, abrindo a geladeira e despensa retirando o que acho que vai começar a ser o esboço de um prato. Às vezes sai algo bom, outras nem tanto, mas o fator surpresa também é uma motivação.
Moral da história: "e assim saiu um Risoto diferente e saboroso".
Risoto de 3 Quinoas com cogumelos e alho poró
(3 pessoas)
Ingredientes
1 xícara (chá) de quinoa (1/3 da branca, 1/3 da preta e 1/3 da vermelha)
2 xícaras (chá) de água fervendo (com um pouquinho de pó de caldo de legumes)
1 colher (sobremesa) não muito cheia de manteiga
1 punhado de alho poró fatiado (a parte mais clara do talo)
1 punhado de cogumelo shitake fatiado
1 punhado de cogumelo shimeji (separando os buquês)
1 punhado de cogumelo rosa
1 pitada de gengibre em pó (opcional)
sal a gosto
Preparo
Leve a quinoa para cozinhar em fogo médio com a água, como se fosse o processo do arroz, até secar. Corrija o sal.
Em uma outra panela maior derreta a manteiga e refogue um pouco o alho poró. Acrescente os cogumelos, sal e o pó de gengibre. Espere até amolecer um pouco, o que formará um caldinho. Quando estiverem ao ponto, acrescente a quinoa cozida, mexendo delicadamente para a mistura ficar por igual. Desligue o fogo e sirva a seguir.
Caso não tenha as três cores da quinoa, faça só com a do tipo branco, que é a mais comum. Essa versão fica com o visual mais bonito, mas o sabor é o mesmo.
Espero que tenham gostado. Bom apetite!
Sandra, jà fazia desta refeição o meu almoço amiga, ficou 5* parabens!
ResponderExcluirBeijinhos e bom fim de semana
Sandrinha que prato fantástico.
ResponderExcluirBeijinho e bom final de semana
Sabe que adoro quinoa, esses dias mesmo fiz um gratinado que ficou um espetáculo. Não tenho a preta, mas vou já tratar de arranjar, esse vai ser mais um pratinho do caldeirão na minha cozinha.
ResponderExcluirComo andam as coisas, espero que melhores!
Um bom dia para você, querida amiga!
Bjuss!!!
Adorei sua receita Sandra! Se tem cogumelo eu já fico feliz!
ResponderExcluirQuerida, eu também adoro cozinhar assim, com liberdade e com o que tenho em casa...mas confesso que a precisão que a confeitaria exige também me motiva, sabe? Gosto desse universo dos ingredientes bem medidos, o tempo adequado, a atenção quase que minuciosa nos detalhes...enfim, a patisserie me encanta por isso também!
Acho que agente gosta de cozinhar e ponto!
Beijos e um lindo fim de semana!
Que diferente e parece mesmo delicioso! Eu gosto das medidas mas acho incrivel a cozinha solta e leve que nos permite colocar nossa personalidade e gosto próprio na comida.
ResponderExcluirwww.feijaonoprato.com
Sandrinha que risoto bom demais!
ResponderExcluirEu também adoro abrir a geladeira e a dispensa e ficar imaginando alguma receita diferente, e quando dá super certo...é só alegria! rs
Esse risoto deu super certo e ficou lindo!
Ótimo final de semana minha querida.
Bjs
Ivani
Mas olha aqui menina...desse caldeirão sai cada risoto de dar água na boca!Olha só que belezura!beijkas
ResponderExcluirAdoro essas suas receitinhas vegetarianas! Super saudáveis!
ResponderExcluirVou fazer essa com certeza!
Beijos e bom findi!
Bem saudável, San, semana passad experimentei a quinoa, gostei da experiência, seu risoto ficou lindo. é uma delicia criar na cozinha e ainda receber elogios. Bjocas um excelente final de semana
ResponderExcluirSandrinha querida, que bom ler seu texto... também gosto muito de criar.
ResponderExcluirPara mim (pessoa freak por detalhismo :s) é assim: gosto de conhecer as diversas técnicas, ingredientes e suas possibilidades e daí criar algo.
Funciona como você explicou, eu abro minhas idéias (ao invéz da despensa ou geladeira) e vou juntando as coisas até obter algo que às vezes nem sai bom :(
Isso também me faz sentir viva :)
Na verdade eu até acho que você, além de saber cozinhar tão maravilhosamente bem, sabe decifrar os meus pensamentos em palavras, hehe, coisa de bruxa :)
Esse risoto vai entrar no cardápio de sua futura risotteria também? Lembra? Aquela que você falou uma vez aqui? Se sim, maravilhaaaaa :D
http://massalanovamente.blogspot.com/2011/08/risoto-do-que-ahhhde-pizza.html
Um forte abraço,
Queila
Fico sempre admirada com a sua criatividade na cozinha. Tudo super saudável, e com uma cara ótima de querer pegar da tela do PC :o)
ResponderExcluirAdorei o ovo estrela!
Bjsss
oh delicia essa semana tive uma sopinha com quinoa e vc hoje com essa delicia ..ameiiii estou levando a receitinha hoje tenho um bolo malhado
ResponderExcluirbjokas bom final de domingo
Saudades de passar por aqui pra ver essasdelícias! Voltei ontem do sul e trouxe muitos cogumelos frescos. Perfeita a receita! Vai ser o jantar de hoje, com a salada de acelga! Obrigada por compartilhar essas receitas perfeitas! Bjs!
ResponderExcluir