05 janeiro 2012

Batatas rústicas do Caldeirão

Quando iniciamos um blog, seja de culinária ou outro, não sabemos qual é o perfil do nosso leitor (e nem  inclusive se alguém irá ler nossas postagens). Depois de um tempo, consultando estatísticas e tomando por base alguns parâmetros, começamos a ter uma pista de quem nos acompanha.

Os números espressam bem o comportamento e o público alvo do blog, mas meu objetivo é tentar agradar a cada um dos meus leitores. Vou explicar: outro dia, um amigo disse que sua mãe fez uma crítica ao Caldeirão pois tinha muita receita de doces. Bom, para ser honesta digo que sou formiguinha assumida, mas também tem o dado de que são as receitas mais acessadas aqui. Agora, em minha defesa vou provar por números que há um certo equilíbrio, quer ver?

~receitas salgadas: 98 (contando com a de hoje)
~receitas doces: 97
~pães: 8
~biscoitos: 9
~bebidas: 2

Já comentei que não cozinho para "o blog", as receitas daqui são as do nosso dia a dia. Os doces em geral faço para ocasiões especiais, aniversários, festas, etc. Pode ser que em alguma semana em especial as postagens de doces foram em maior número, por coincidência.

E para provar o que estou falando, essa é uma receita que sempre faço em casa, pois é uma delícia e evita a fritura. Olha só.


Batatas rústicas
(quantidades ao seu critério)

Ingredientes
batatas
azeite extra virgem
alecrim fresco
sal condimentado (*), sal grosso ou flor de sal






















(*) usei esse com limão e especiarias

Preparo
Lave bem as batatas, esfregando a casca (que será mantida) . Corte em rodelas ou ao comprido em pedaços não muito finos. Coloque numa panela com água e leve para cozinhar até quase ficar mole. Escorra.

Em um refratário, disponha as batatas, pulverize o sal, o alecrim e regue com o azeite. Leva ao fôrno preaquecido até formar uma casquinha.

Sirva como acompanhamento. Bom apetite!!

16 comentários :

  1. As tuas batatas ficaram com um aspecto magnífico, parabéns!
    O blog reflecte sempre quem nós [que fazemos o blog] somos, não o que os outros [que visitam o blog] querem que nós sejamos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua colocação, e temos algo em comum, pois eu também não cozinho para o blog, eu cozinho para mim. As minhas receitas são as que aprendi a fazer, e que a minha família gosta e eu ofereço no meu dia-a-dia.
    Também concordo que cada um tem o seu jeito e o blog reflete esse particular de cada um, mas eu ainda não parei para investigar o perfil dos meus leitores, acho que isso será um trabalho que deverei fazer este ano sem falta. E terei que fazer, pelo menos para ter uma base onde tenho que melhorar.

    Falei tanto que me esqueci das flores!
    Suas batatas!!!! Deliciosas!!!

    ResponderExcluir
  3. Você é uma linda, Sandra!

    Acho que é super interessante essa abordagem, no início até me sentia culpada quando não dava para postar...depois de um tempo desencanei e agora curto muito mais fazer as receitas e os posts.

    E sobre essas batatas, vão bem com tudo, né? E cá para nós, não tem como não gostar...ficaram lindas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de todas as suas receitas. Sejam doces ou salgadas. Continua sempre assim! As batatas estão uma delícia. bjs

    ResponderExcluir
  5. Amore voltei aqui para dizer que achei sua ideia o máximo, pena que moro tão longe e isso é um limitador.

    Sinto muito pelos momentos em que está atravessando, como você mesmo disse - é a vida. E desejo de todo o coração que você encontre forças, e achará com toda a certeza se buscá-la na própria vida.

    Também atravesso problemas de enfermidade na família, mas tenho um lema - tudo passa.

    Desculpe usar seu post para esse tipo de comunicação mas é que não tenho o seu email.
    Assim que ler pode deletar.

    ResponderExcluir
  6. QUERIDA SANDRINHA,
    EU TBM, COLOCO AS MINHAS RECEITAS DO DIA A DIA, E TEMOS ALGO EM COMUM SOU UMA FORMIGA PRO LADO DE DOCES, AMO.
    MAS NÃO TOMO SUCO NEM CAFÉ OU CHÁ COM AÇÚCAR SÓ COM ADOÇANTE,RSRS.
    EU FIZ UMA RECEITA PARECIDA COM CHUCHU E BATATAS VOU POSTAR NA SEMANA QUE VEM, O CHUCHU FICA MARAVILHOSO, NÃO FICO SEM ALECRIM ELE DEIXA UM AROMA E UM SABOR ESPECIAL NOS PRATOS, HUMMMM.
    SUA RECEITA É NOTA 10!

    QUE AS BENÇÃOS DE DEUS ESTEJA SEMPRE COM VC E SUA FAMÍLIA!
    PAZ E BEM!
    BJS..♥

    ResponderExcluir
  7. Sandrinha querida,adorei as suas batatas e o alecrim dá um sabor incrível! Eu uso muito o alecrim,tenho um pezinho plantado num vaso.
    Amiga, o seu blog é uma delicia e tem receitas ótimas...e é claro que não dá pra contentar todo mundo,principalmente quando a gente posta as receitinhas do dia a dia da nossa familia,assim como eu também faço! rs
    Continue assim querida,o seu blog é 10 !!!
    Ótima quinta.
    Um grande beijo
    Ivani.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra,
    adorei a receita: simples, fácil e diferente!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. San minha linda e doce amiga, primeiramente acho que vc não deve se preocupar com tudo o que ouve, como vc disse primeiro cozinhamos para a familia, e depois postamos o que fazemos, pois um blog não deixa de ser praticamente um diário virtual, e quanto a fazer mais doces e menos salgados, ou vice versa, o que importa isso tudo amiga? O que vale é a qualidade, e a qualidade das suas receitas se baseiam única e exclusivamente ao seu bem estar e o da sua família, e se são para eles, só pode ser de qualidade. Isso é o que vale. Qualidade, capricho e amor. Isso vc tem de sobra minha amiga.Bjocas

    ResponderExcluir
  10. Me empolguei e acabei esquecendo de falar nas suas batatas rsrsrs. E que se resumem a tudo que disse àcima, que delicia de batatas, bem feitinhas e ótimas como acompanhamento.Amo batatas amiga, ficou lindo seu prato. Bjos

    ResponderExcluir
  11. hummm, hj tem um churrasquinho aqui em casa.... acho q ainda da tempo.... rs!
    Passei para retribuir todo carinho de 2011 e desejar um 2012 cheio de Tim-Tim!! Adoro você lá nas Abobrinhas
    um beijo doce e borbulhante!!
    Roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
  12. hmmmm parece muito bom! adoro batatas!!!

    ResponderExcluir
  13. Um luxo essas batatas. :)


    www.feijaonoprato.com

    ResponderExcluir
  14. Sandra, eu nunca me dei ao trabalho de ver se publico mais doces ou salgados, mais pao ou bolos sei lá... tem alturas que faço uma comida que ja tem no blog e por acaso tem uma sobremesa que ainda nao postei... entao posto a sobremesa... mas como todas ja disseram eu cozinho para minha casa e nao para alimentar o blog ( de vez em quando até ando temporadas sem aparecer... o que interessa é que o que fazemos, fazemos com gosto e com carinho para a nossa familia no dia a dia!!!

    As tuas batatas estao simplesmente divinas amiga... ADOREI!!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. UMAS BATATAS SIMPLES E DEVEM SER UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderExcluir
  16. Amo batatas assadas. E sobre seu comentário, sou igual vc. Olho as estatísticas, e não cozinho apenas para o blog, é para casa. Mais viver para o blog gasta tempo e dinheiro
    bjos

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!