19 dezembro 2011

Amigos secretos, amigos virtuais, ou simplesmente amigos

Amizade é um sentimento muito curioso. Não existe sem reciprocidade. Diferente do amor, um sentimento dito mais nobre e que permite uma gama mais ampla de manifestações e tipos, a amizade requer o alvo, o outro para existir.

Podemos amar altruística e incondicionalmente. Existe o amor maternal, fraternal, o passional, só para citar alguns. Muitas vezes amamos alguém sem que o nosso ser amado sequer saiba da nossa existência. Amamos ideais, filosofias, profissões. O amor não necessita de um ser humano, podemos amar algo, alguma "coisa".

Com a amizade é completamente diferente. Só podemos nos dizer amigos de outro se esse também o considerar assim. É um sentimento um tanto quanto "toma lá dá cá", sempre há uma troca envolvida. Sem cultivar e nos empenharmos para mantê-la, uma amizade morre. Dependendo das questões envolvidas, queima a raiz e nunca mais floresce.

Amigos são aqueles seres que colhemos ao londo da vida, escolhemos por afinidade e que nos trazem conforto e carinho, a quem nos permitimos ser quem somos, aqueles com quem brigamos e amamos, aqueles que queremos consertar e que deixamos que nos puxem as orelhas quando merecemos. Amigos são irmãos com pais diferentes dos nossos.

Esses  dois últimos anos senti muito o significado das boas amizades, o quanto elas podem te ajudar nos momentos mais difíceis e o quanto são importantes nos momentos memoráveis, aqueles que guardamos para sempre nos nossos corações.

A amizade abrange o amor. Nem sempre somos amigos de quem amamos, mas invariavelmente amamos os nossos amigos.


Hoje em dia a amizade tomou rumos completamente diferentes e abriu caminhou para uma manifestação que alguns ainda torcem o nariz e não acreditam que seja sincera: as amizades virtuais. Como bem foi comentado aqui por uma pessoa a quem tenho muito carinho e empatia, amizades virtuais existem no mundo real, então, por que essa distinção? Todos somos seres de carne e osso, temos nossas vidas, nossas atividades. Nossa comunicação é virtual mas os sentimentos são absolutamente verdadeiros, reais.


O Caldeirão ao longo desse ano me trouxe amigos da blogosfera também. A querida Dani Abolin, do caprichado e excelente blog "Cinebistrot" já há alguns anos promove um amigo secreto entre os blogueiros de culinária de todo o Brasil. Esse ano também participei. Foi muito interessante trocar e-mails para dar as pistas de quem você tirou e enviar os presentes pelo correio e estressar com as entregas, se vai chegar a tempo ou não, coisas do tipo, pois as trocas não são feitas simultâneamente, cada um envia o seu em momentos diferentes. É uma nova e divertida maneira de fazer essa antiga brincadeira de fim de ano.

Minha amiga secreta que me enviou um monte de mimos especiais e que AMEI todos eles foi a querida Tatiana Leonardo, do conhecidíssimo e cultuado "Panelaterapia". Olha só o que eu ganhei: um livro de receitas de massas, duas mini colherinhas de pau (fofas!), sementes de papoula (agora vou poder fazer o bolo da Bruna), flor de sal, kit com mini geleias, mostarda Dijon, Tabasco com alho e o mais importante, uma cartinha super carinhosa da Tati. Muito obrigada querida!!

Imagina o que o Caldeirão vai fazer com essas delícias!! Aguarde para 2012!


E a pessoa que tirei foi a também querida e talentosa Tania Minatel, do lindíssimo e delicioso blog "Avental e Aventuras". Quer ver o que ela ganhou e conhecer esse blog inspirador?? Então clique >>AQUI<< para saber.


Espero um dia conhecer pessoalmente essas amigas com quem tenho compartilhado ao longo desse ano. Algumas já tive a oportunidade (mas isso vai ser falado em outro post, esse já está bem comprido).

Beijos a todos!

12 comentários :

  1. Sandrinha, assim como no amor, tenho amizades em níveis diferentes. Que vão desde aqueles com quem troco algumas palavras até aqueles que eu chamo de irmão ou irmã. E com as amizades virtuais não é diferente. Tenho uma amiga virtual que fiz antes mesmo de usar a internet, lá pelos idos de 1992 nas antigas BBS da vida (Putz! Tô velho!). Lá se vão quase 20 anos. Não nos conhecemos pessoalmente e, creio eu, esta é uma das pessoas que mais sabe da minha vida. Pois é com quem eu converso quando estou triste. Com quem eu sorrio, quando estou contente. Com quem eu brigo, quando estou com raiva. E ela respeita todos estes meus momentos, assim como eu respeito os dela. Claro, quero conhecê-la pessoalmente um dia. Porque tudo o que nos impede é um oceano, algumas fronteiras e um fuso de mais de 12 horas. :op
    Então, concordo com quem falou que amizades virtuais existem. São as mesmas amizades das antigas correspondências escritas. Só mudamos o meio de comunicação. Aproveite! Conheça! Descubra! A pessoa que você conhece virtualmente hoje, pode ser a mesma que te estenderá a mão amanhã, quando você mais precisar e nem os que estão ao seu lado forem capazes disto.
    Beijão do Calvin!

    ResponderExcluir
  2. Amada! Muito bonito o teu texto! E...sim...amizade é tudo isso que disseste!!! Olha, desejo a ti e à tua família um Feliz Natal e um Ano Novo de muita alegria, saúde e sucessos! Um grande beijo ♥ ♥ ♥ !!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu texto, Sandra! Disse tudo! :D

    ResponderExcluir
  4. Sandrinha, tb adorei o texto, concordo plenamente com vc... não vejo a hora de conhece-la pessoalmente.
    Bjooo

    ResponderExcluir
  5. Sandra, que lindo post, adorei!

    ResponderExcluir
  6. Sandra, que lindas suas palavras sobre a amizade, muito oportunas para essa época de fim de ano, quando todo mundo fica (ou pelo menos deveria) refletir mais sobre o que realmente importa e ver que todo o resto é besteira :-) Você foi um dos meus achados na blogosfera de 2011, é muito bom trocar ideias e conhecer - nem que seja um pouquinho - pessoas com rotinas, histórias de vida tão diversas e com uma paixão em comum.
    Já emendo nos desejos de que seu Natal seja maravilhoso, com muita paz, alegria, amigos e família :-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. É isso aí! As amizades estão cada vez mais virtuais, mas somos de carne e osso, o sentimento é real! :D
    Acho que a internet só vem a somar, nos ajuda a conhecer pessoas interessantes, fazer mais amigos, expandir os horizontes, abrir a cabeça!
    :D

    ResponderExcluir
  8. Sandrinha querida,concordo plenamente com você!
    Quando que eu poderia imaginar um dia "conhecer"tantas pessoas e gostar de tantas também! Principalmente pra mim como você sabe; sempre sozinha e tomando conta da minha mãe,até que resolvi entrar na net e tudo mudou,não me sinto mais sozinha,tenho muitas amigas maravilhosas e você está entre elas!
    Querida, adorei o seu presente da amiga secreta e no próximo ano estrei contando com mais receitinhas deliciosas saindo do caldeirão!!! rs
    Amiga tenha uma semana abençoada!
    bj bj
    Ivani

    ResponderExcluir
  9. Sandra, que lindas suas palavras sobre a amizade!!!
    Espero termos começado uma longa história juntas! Quem sabe um dia vamos nos conhecer de verdade (eu gostaria muito), mas se não acontecer, saiba que você tem um lugar especial no meu coração :)

    Um beijão
    Tania

    ResponderExcluir
  10. SANDRINHA MINHA QUERIDA,
    LINDAS PALAVRAS, VC É UMA PESSOA LINDA POR DENTRO E POR FORA, QUEM SABE UM DIA VAMOS NOS CONHECER PESSOALMENTE E A NOSSA AMIZADE PASSA DE VIRTUAL À REAL.
    O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS NÃO É?

    TENHA UMA SEMANA ILUMINADA!
    BJS..♥

    ResponderExcluir
  11. San minha linda que palavras maravilhosas vc deixou aqui hoje, em uma época tão oportuna, e vc tem razão em tudo o que disse, cada vez mais cresce esse vínculo de amizades virtuais, que como diz nossa doce amiga Ivani, não são amigos virtuais, são apenas amigos. E vc Sandrinha é um presente que Deus colocou no meu caminho dentre tantas que fiz amizade esse ano. Vc é adorável, um ser humano maravilhoso, e uma grande amiga que está e estará sempre em meu coração. Lindos os presentes da sua amiga, de muito bom gosto, e lindo sua tábua de porquinho, fui la verificar viu? Linda, linda. Bjos e não esqueça que amanha tem sorteio no meu cantinho. Uh Uh!!

    ResponderExcluir
  12. LINDO O SEU POST SOBRE AMIZADE.
    E MUITOS PARABÉNS PELOS PRESENTES.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!