10 outubro 2011

A Torta de Pizza da "Miga"

Ao nos propormos a fazer um blog de culinária despretenciosamente, como é o meu caso, não temos noção do ganho e da experiência que passamos a adquirir com ele. Ele é como que um passaporte para um universo de receitas, técnicas, dicas, aprimoramento, informação e relacionamentos.

Quando posto uma receita, recebo pelo menos umas 100, 200, ou quantas eu quiser em troca. Veja como é vantajoso para quem quer de fato se aprimorar, gratuitamente, apenas com acesso à toda essa rede de informações. Sou muitíssimo grata a todas as pessoas que generosamente compartilham suas receitas e experiências.

Ao longo da existência desse blog gostaria imensamente, e me esforço para tal, de homenagear essas pessoas com quem tenho aprendido muito. É difícil, tem muito coisa boa por aí, mas vamos ver...

Hoje trago essa sugestão de uma amiga, a "miga" Josy, do delicioso e aconchegante "Cozinhando com Josy", alguém que de cara reconheci como uma cozinheira "de mão cheia" (como dizemos aqui), mas que além disso se mostrou uma pessoa querida e tão próxima que até foi difícil escolher o que de mais gostoso iria reproduzir daquela cozinha tão cheia de gostosuras.

Bom, minhas impressões da receita: essa torta é deliciosa, massa macia, fofinha, parece até um bolo e que você pode variar o recheio de várias formas. É gostosa quentinha, mas sobrou um pedaço e comi fria, também gostosa, enfim, deliciosa de qualquer jeito.

Obrigada Josy querida, não pense você que não vou provar mais uma das suas delícias, viu? A próxima será um docinho...



Torta de Pizza
(fôrma 28 cm de diâmetro)

receita DAQUI

Ingredientes
>massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
200g de queijo parmesão ralado
3 ovos
1 colher (sobremesa) de fermento químico - para bolos
1 colher (sobremesa) rasa de sal

>recheio
150g de ricota fresca amassada com o garfo
100g de queijo muçarela ralado
1 abobrinha italiana pequena em fatias finas
5 tomates cereja (a metade superior, onde estão os cabinhos)
sal
azeite extra virgem
orégano
1 punhado de salsa picadinha

Preparo
>massa
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Reserve.

>recheio
Tempere a ricota já amassada com sal, azeite e salsinha. Adicione metade da muçarela. À parte, tempere as fatias de abobrinha com sal e azeite.

Montagem (veja as fotos)

Despeje metade da massa em uma fôrma untada e enfarinhada. Espalhe uniformemente a ricota. Disponha sobre ela as fatias de abobrinha. Cubra com o restante da massa. Leve para assar em fôrno preaquecido.

Quando perceber que a superfície está mais firme, retire do fôrno, coloque os tomates fazendo a composição que quiser e salpique o restante da muçarela ralada e orégano. Retorne ao fôrno para terminar de assar até, ao espetar um palito na massa, o mesmo saia seco.

Se sobrar, pode esquentar no microondas que a textura da massa fica igual.

Sirva acompanhada de uma salada de folhas. Bom apetite!!

23 comentários :

  1. É verdade Sandra, nesse universo aprendemos muito, e é maravilhoso esse compartilhamento, sem contar as amizades que vamos construindo, embora amizades virtuais, nem por isso sem valor.

    Gostei da torta, ela me parece ser uma nova versão da torta de liquidificar. Uma torta de liquidificador aprimorada, e é essa riqueza de experiência que ganhamos nesse compartilhamento.
    Beijo e uma ótima semana que inicia.

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha minha querida amiga, que carinho gostoso é esse quando vemos uma receita que publicamos testada, aprovada e melhor ainda publicada por nossas companheiras desse mundinho gostoso que é a blogsfera. Assim como vc, penso da mesma forma, cada dia mais aprendemos novas técnicas, novas receitas, e um infinidade de modos de preparo as vezes com uma receita que é conhecida por muitas de nós, e isso que vale a pena, aprender, aprender sempre, e o melhor de tudo é fazer amizade, mesmo que a distância mas é aquela amizade que parece que vc vê conhece a pessoa à anos. Obrigada pelo carinho, pelas palavras carinhosas que sempre me deixa lá no meu blog, e me deixou hoje aqui. Ficou linda sua torta, os tomatinhos deram todo o charme. Obrigada amiga...bjos

    ResponderExcluir
  3. Adorei!
    Eu adoro testar receitinhas que vejo nos blogs que visito!Acho que se traduz em carinho!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  4. É verdade, quando comecei meu blog pensei que soubesse cozinhar... rsrsrs... já aprendi muito e ainda tenho muito que aprender!!
    Amei essa torta/pizza. Claro que será feita aqui em casa :)

    ResponderExcluir
  5. Sandra, que lindo seu post! A Josy é uma das pessoas mais queridas e atenciosas que conheci na blogosfera, além de super cozinheira! Ela com certeza merece cada palavra linda que vc escreveu! Sucesso para ela e para vc!!! beijão

    ResponderExcluir
  6. humm..que delicia..e vindo da Josy..é tudo de bom mesmo..ficou linda a sua..bjus

    ResponderExcluir
  7. Que tortinha deliciosa! Bom aspecto já a tinha visto no cantinho da nossa querida amiga Josy, vou ter que experimentar!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sandrinha! Essa receita deve ser mesmo tudo de bom,ainda mais vinda da Josy, que faz uma coisa mais gostosa que a outra! As fotos ficaram lindíssimas...parece que "quase" dá para pegar a torta! Parabéns! Um beijão.

    ResponderExcluir
  9. OLÁ QUERIDA SANDRINHA, LINDAS FOTOS A RECEITA ESTÁ PERFEITA,A JOSY É REALMENTE UMA PESSOA ADMIRÁVEL,É UMA AMIGA PARA TODAS AS HORAS,COMIGO ELA ESTÁ SEMPRE PRONTA PARA ME AJUDAR.GOSTO DEMAIS DE VC TBM, APRENDI A ADMIRÁ-LA E RESPEITÁ-LA AINDA MAIS DEPOIS DAS LINDAS PALAVRAS QUE VC ME ENVIOU, OBRIGADA MINHA QUERIDA DE TODO MEU CORAÇÃO.
    VOCÊ LEU O MEU E-MAIL?

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BEIJÃO......

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha de torta e de texto. És muito humilde no que escreves e não tens problemas nenhuns em partilhar mas também de aprender com os outros. bjs gostei muito.

    ResponderExcluir
  11. Esse feriado no meio da semana promete!!! É torta de um lado... bolinho do outro... eita que na quinta eu tenho que pedalar o dia todo pra compensar. hehehehe Torta de Pizza foi a facada no peito da minha dieta. :op Vou lá no blog da Josy só pra dizer um monte de desaforo pra ela. Isso é coisa que se faça com um gordinho tentando emagrecer? kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. É mesmo Sandra! O mundo dos blogs é incrível,m a gnt conhece pessoas queridas, cozinheiras de mão cheia, acaba aprendendo muito e enchendo os olhos!
    Essa torta parece muito gostosa e súper prática! Vou até dar uma olhada no blog da Josy pra ver o que mais que tem de bom lá rsrsrsrs
    Boa semana querida!

    ResponderExcluir
  13. Ola minha querida!!! Concordo inteiramente com voce, nesta imensidao que é a blogosfera ha uma riqueza de conteudos e de pessoas que muitas vezes temos a sorte de encontrar!!! Essa torta pizza esta com um aspecto deliciosooooo....salta a vista a fofura da masssa!!!parabens e um bjinho enorme querida. bjinhos:)

    ResponderExcluir
  14. Sandrinha querida,
    Eu também, como você, me encanto como conquistamos amigos e como conseguimos estabelecer tão grande intercâmbio nessa tão grande blogosfera.
    A Josy é realmente muito querida, atenciosa e uma "cozinheira de mão cheia" como você disse.
    Obrigada pelo carinho no SImples Assim. Recebi seu recado pela Josy e depois sua mensagem.Obrigada mesmo.
    Bj e boa semana pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  15. hahahaha, tava aqui lendo o comentário do Túlio hehe
    Minha amiga, você é um ima de bondade e benevolência. Essa sua amizadade com a Josy é algo muito positivo, para todos nós que chegamos aqui e podemos ver, além de receitas, vemos e sentimos uma poderosa sensação de acolhimento :)
    Essa torta está uma delícia, bem assim, uma delícia :P
    Um beijo, Queila

    ResponderExcluir
  16. Sandra minha doce amiga, vc e Josy juntas só pode ter um resultado esplendido. Amei essa receita!!!
    Estou com água na boca...hum!!!rs
    Bju gde pra vcs minhas amigas super queridas.

    ResponderExcluir
  17. Sandra, a receitinha da Josy preparada por você parece ótima. A foto da massa está me dando água na boca!

    É verdade, desde que me propus a fazer o Temperaria tenho recebido tanto, mas tanto em troca, que sou muito grata por ter tido essa inspiração e me aventurado nesse mundo. É maravilhoso acessar tanta informação legal, conhecer, mesmo que virtualmente, tantas pessoas bacanas que dividem os mesmos gostos e desejos que a gente. Cada dia curto mais e mais! :D
    Beijos, Vivian
    http://temperaria.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sandrinha,
    HOje falei sobre o seu comentário no Simples Assim.Dê uma olhadinha.
    Bj e uma otima terça,
    Lylia

    ResponderExcluir
  19. Olá Sandra, conheci seu blog por intermédio do Eternos Prazeres da nossa querida Renata.
    Vim visitar e gostei muito, já está nos meus favoritos, e já vou te seguir.
    Sua Torta de Pizza ficou linda, as receitas da Josy são mesmo ótimas, tbm já fiz reiceitas dela.
    Bjs e Bom dia

    ResponderExcluir
  20. Sandra, assino embaixo tudo que você escreveu sobre essas trocas tão gostosas quando a gente tem um blog e sobre nossa amiga Josy, um doce e uma cozinheira de mão cheia. E uma louca por abobrinha, como podemos perceber, rsrs. Ficou linda a torta, o detalhe dos tomates deixou com cara de torta de cafeteria :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Acabei de fazer essa receita!!! É mesmo muito versátil e deliciosa! Acabei substituindo uma das xícaras de farinha por aveia e ficou muito bom! O recheio adorei a idéia da abobrinha! Mas ao invés de usar ricota usei queijo branco picadinho (pq não tinha mesmo) e complementei com champignon. Realmente dá pra fazer com o que tiver na geladeira! Foi ótimo pro finzinho de feriado!

    ResponderExcluir
  22. Oi Sandra, acabei de fazer a torta. Foi assim, vapt vupt, inclusive pra comer, nao deu tempo nem de fotografar!! rsrsrs muito boa! Como foi no improviso, acabei fazendo algumas substituiçoes com o que tinha na geladeira. Usei pimentao vermelho e amarelo no lugar do tomate, e presunto no lugar da abobrinha. Mas ainda quero fazer a sua versao que eu adorei. Mas, como disse a Manu ai em cima, tem muito espaço pra variar a vontade, a massa é campeã!

    ResponderExcluir
  23. Olá Sandra!!!Adorei a receita, principalmente aqui em casa que não há "janta", ficaria perfeita!!!! vou fazer!! bjinhos!!!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!