12 outubro 2011

O dia da Criança

Foi um gesto simples, apesar do dia especial, o de ter completado um ano da partida de meu pai, dando vazão a aflorar uma sensibilidade ainda maior. Foi num contexto corriqueiro, o preparo do nosso almoço, mas numa situação que com o passar dos anos tornou-se rara, estarmos sozinhas, minha mãe e eu. Estávamos apenas no papel de mãe e filha, pois existe uma hierarquia de atenções e prioridades quando vamos acumulando mais "títulos e funções".  Não estava na condição de mãe e nem minha mãe na condição de avó.

Mas voltando ao gesto durante o ato de estarmos cozinhando juntas: ela lavou um tomate, cortou-o ao meio, passou um pouquinho de sal com a ponta do dedo nas duas superfícies e dividiu, uma metade pra mim, uma metade pra ela. Como quando era criança, exatamente do mesmo jeito. Quanto tempo fazia da última vez que ela fez isso pra mim? Calculo que quase 40 anos!

Aquilo fez como que eu entrasse por um portal mágico, um túnel do tempo. Voltaram tantas recordações, tantas. Recordações boas, de momentos felizes, de acolhimento, de amor...

Passei a encarar a infância não como uma etapa da vida, mas um estado de espírito. Pois quando ainda estamos tenros, sem ter acumulado tantas incertezas, dúvidas e indagações, gostamos do que é simples, puro, sem necessidade de provar nada além da beleza e magia do momento presente. Criança vive no "aqui e agora"!

Decidi acessar mais vezes esses meus arquivos acumulados ao longo da vida e voltar a viver a vida dessa forma, mais leve, mais pura. E com meus anos de vida "adulta", tive também um feliz Dia da Criança. Inesperado, inusitado e surpreendente, como deve ser.

E já que minha criança interior existe e existirá para sempre, resolvi proporcionar para minha pequena adolescente que está se despedindo da infância cronológica e fiz um café da manhã feliz, pois quando ela estiver na idade adulta e eu fizer de novo esse pequeno gesto de reproduzir algo dos nossos dias juntas e felizes, ela possa também vivenciar isso que senti.


...PRA TODOS NÓS, CRIANÇAS!

A receita dessas panquecas está AQUI

14 comentários :

  1. Ai Sandra, ficou um mimo! É verdade, é bom demais lembrar da infância e que bom que este portal mágico se abre facilmente quando nos proporcionamos tão pequenos gestos, mas que são muito valiosos.
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Sandra voce começou da melhor forma esse pequeno almoço, achei muito orginal, parabéns.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais fofa amiga, muito mimosa mesmo...bjokitas

    ResponderExcluir
  4. Bela e ivertida forma de festejarmos este dia Sandrinha (aqui se festeja no dia 1 de Junho) . Mas como voçê diz, todas somos crianças eternamente e a vida só assim faz mais sentido verdade??

    Beijos e muita traquinice!!

    ResponderExcluir
  5. Que coisinha mais fofa.
    o meu filhote vai adorar, beijinho

    magnolia

    ResponderExcluir
  6. Ai Sandrinha ficou lindo sua omelete, a carinha ficou muito fofa, tentei deixar meus hamburgueres bonitinhos, mas o pão rachou, fico feio.. mas o que vale é a diversão com as crianças né? Adorei seu texto amiga...bjos um lindo final de dia das crianças
    PS: Voce viu que a Maísa voltou? Ela voltou com postagem e uma linda homenagem ao seu companheiro
    Bjokas querida

    ResponderExcluir
  7. Lindo e emocionante post, não consigo dizer mais nada, o luto dos pais é um processo muito doloroso.
    Beijinho grande amiga.

    ResponderExcluir
  8. ACHO QUE TODOS TEMOS UM POUCO DE CRIANÇA DENTRO DE NÓS.
    AS VEZES UM OBJECTO OU UM CHEIRO LEVA-ME DE VOLTA Á INFANÇIA É TÃO BOM.
    ADOREI ESSA PANQUECA, FICOU TÃO LINDA.
    BJS

    ResponderExcluir
  9. Essas panquecas deixam qualquer café da manhã com cara de dia especial.

    Adorei teu texto, pois ele me faz te conhecer um pouquinho mais.São os momentos mais simples da vida vivenciados com os nossos queridos é que ficarão gravados em nossa memória.
    Beijos e feliz restinho de dia das crianças.

    ResponderExcluir
  10. Que fofa que ficou a panqeuca! Uma ótima recordação pra sua filha levar pra vida! Pois é disso que a vida é feita, momentos felizes, doces recordações e claro o aqui e agora! É bom ter a nossa criança interior sempre por perto, a vida fica mais simples!
    Feliz dia das crianças!

    ResponderExcluir
  11. Que mensagem linda! Uma grande verdade a simplicidade com que vemos a vida quando somos crianças. Que lindo momento vc criou para sua filha, ela jamais esquecerá!
    bjsss

    ResponderExcluir
  12. Sandra, você consegue emocionar a todos com esse texto... a mim então =)
    Como eu consigo entender essa sua viagem ao tempo. Viagem muito boa quando se tem lembranças boas :)
    Estou simplismente emocionada!
    A panqueca ficou um amor :)
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  13. Adorei essa panqueca, bem criativa,
    bjs
    paula

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!