26 setembro 2011

Flan de açaí e guaraná

Em casa todos amamos o Açaí, essa frutinha que considero o berry brasileiro. Proveniente da Amazônia, é comercializada normalmente em forma de polpa.

Já postei AQUI uma outra receita com Açaí e maiores detalhes da fruta e pontos de venda (no Brasil e exterior). É altamente energética, muito usada por atletas e por quem "malha" (faz exercícios físicos em academia).

Tem um lugar perto de casa que faz uns smoothies deliciosos com Açaí. Aí me deu vontade de fazer em forma de flan, usando mais ou menos os mesmos ingredientes (que vem descritos no cardápio). Havia achado o Açaí em suco concentrado com guaraná (outra fruta da Amazônia), e não sei se por esse motivo, a cor ficou diferente do tipo polpa(quase um sorbet) que costumo comprar. Não cheguei ao resultado esperado no quesito beleza, pois  a cor ficou amarronzada, mas o sabor ficou ótimo.

Caso você não tenha como encontrar o Açaí, pode usar outro tipo de polpa de fruta.

Ah, completei o flan com uma parte de gelatina de abacaxi porque a quantidade da receita não era suficiente para encher a fôrma para dar um toque mais bonito e colorido!

Flan de açaí e guaraná
(fôrma própria com 20 cm de diâmetro)

Ingredientes
>flan
250 ml de suco cremoso de açaí com guaraná (ou a polpa do mesmo ou de outra fruta)
200 ml de creme de leite de caixinha (20% gordura)
1/2 lata de leite condensado
1 pacote (15g) de gelatina incolor e sem sabor
> gelatina
1 pacote gelatina de abacaxi (usei light)
300ml de água (150ml fervendo + 150ml fria)

Preparo
>gelatina
Faça o preparo da gelatina usando menos quantidade de água do que especificado na embalagem para dar consistência mais firme. Dissolva bem o pacote em 150ml de água fervente e acrescente a água fria. Coloque na fôrma e leve à geladeira para endurecer. Só após ela estar firme faça o flan.

>flan
Hidrate a gelatina incolor conforme as indicações da embalagem. Coloque o suco do açaí com o creme de leite e o leite condensado mais a gelatina no liquidificador e bata até a mistura ficar homogênea. Despeje na fôrma onde a gelatina já está solidificada. Retorne à geladeira até endurecer. Desenforme e sirva.

10 comentários :

  1. OI Sandrinha,
    Que combinação harmoniosa!
    Uma ótima sugestão para a primavera.
    Bj e uma ótima semana pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Que diferente esse flan! Muito interessante a sua criação, fiquei com uma vontade de experimentar.... mas creio que não vá achar açaí aqui na Coreia rsrsrs eu espero até ir ao Brasil no fim do ano :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Amiga, ficou lindo seu flan, adoro açai, mas confesso que tenho que fugir dele, nossa, é muuuuito calórico... não to podendo...kkk
    Boa semana!!!
    Bjim

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra!
    Essa é uma receita bem inusitada. Achei super diferente. Eu estou com vontade de testar um bolo de açaí, vc já fez?
    Boa semana
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Sandra que delícia! Que delícia! Não sei mais o que dizer... tô simplesmente fascinada pela sua criação. Eu já te escrevi aqui que adoro gelatinas, juntando esse flan ficou tudo de bom.
    Parabéns amiga :)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Sandra este flan esta de babar, uma delícia.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Olá Sandra, antes de mais venho agradecer a tua atenção e disponibilidade para o assunto, de facto fiquei assustada, sem saber o que era, pois virús era pouco provável, o programa não identificava nenhum, e foi aí que pensei em criar esta nova casinha, também pensei em desistir de tudo pois nada me garante que amanhã não surga outro problema...confesso que estou um pouco cansada e triste, mas costumo olhar sempre em frente e não chorar sobre o leite derramado.
    Fiquei muito contente em saber que teu pãozinho ficou gostoso.
    Este teu pudim está um show de bola, muito charmoso mesmo, nunca provei essa fruta.
    Um grande beijinho e mais uma vez muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Sandra ficou lindo demais seu flan, parece uma sobremesa de doceria. Achei super interessante ser de açaí e guaraná, dois sabores que combinam muito bem. Adorei. Lindíssimo...bjokas

    ResponderExcluir
  9. Ficou lindo mesmo.Mas sabendo de onde vem a gelatina, não a como. Será que com agar agar fica legal? Sei que não fica tão cristalina.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!