01 junho 2011

Sugestão para festas juninas infantis

O Brasil é um país com muitas festas regionais e populares. A mais conhecida mundialmente é o Carnaval. Mas é nesse mês que se inicia hoje que são comemoradas as festividades que mais gosto, as "Festas Juninas", em que se homenageiam, em datas separadas, Santo Antonio, São João e São Pedro.

Gosto de tudo o que se refere a essas festas: a decoração colorida, os "comes e bebes" (comidas e bebidas típicas), as roupas características, as músicas, as danças, as brincadeiras, as quermesses. Só vivenciando para sentir o quanto é bom!

E como sou uma pessoa que me julgo afortunada por esses desígnios de Deus, minha única filha nasceu no mês de junho. E em um dos seus aniversários enquanto ela era criança fizemos o tema de Festa Junina. Acho que me diverti mais produzindo a própria festa do que propriamente no dia. Como já fazem alguns anos, vou mostrar as fotos e descrever as sugestões.
Fui à Rua 25 de março, conhecida rua em São Paulo por ser de comércio popular, comprar material para a produção. Comprei "chita", um tecido bem barato e de motivos florais e coloridos para fazer as toalhas das mesas. Escolhi de diversos padrões intencionalmente, sem combinar.
Todos os pratinhos, garfos e guardanapos também foram comprados de diversas cores e eram os mais baratinhos possíveis, mas olha como fez um efeito bonito e de acordo com o tema.

Fiz flores de papel crepom de várias cores também. Algumas deixei soltas pela mesa, outras colei na borda de pratos maiores de papelão onde servi os docinhos típicos, como queijadinha, bananada embrulhada em palha de milho, doces de abóbora, batata roxa e batata doce cristalizadas, maria- mole coberta de chocolate, paçoca, pé de moleque e também os tradicionais brigadeiros (preto e branco) que não puderam faltar.


O bolo foi feito de chocolate e coberto de brigadeiro, que é o preferido da criançada. E montei uma espécie de arraial sobre ele, para a decoração. Para isso comprei aqueles bonequinhos de plástico que vende-se aos montes e fiz roupinhas típicas juninas de papel crepom para eles.

Fiz uma casinha de papelão que foi decorada com os desenhos de minha filha. Tinha cortina na janela, um luxo! A cerca foi feita com aquele salgadinho que parece um galhinho, a fogueira de palitos de chocolate, a grama foi feita de coco ralado tingido com anelina verde comestível, a vegetação de papel crepom. Tinha também os mastros com as bandeirinhas feitas de papel de seda de várias cores.
Imagina a cara da criançada quando viu tudo isso! Até os adultos ficaram enlouquecidos. Foi um sucesso. Sei que tudo parece muito trabalhoso, e foi, afinal, mas a minha satisfação de ver todo mundo aproveitando realmente fez valer a pena.


E uma música para entrar no clima!


13 comentários :

  1. Que mesa linda! Eu também adoro festas juninas, principalmente das comidas rs Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga!
    Este é o mês das guloseimas , das quermesses, eu gosto muito.
    Amei seu post, abrindo bem o mês de Junho.
    Linda decoração, lindo bolo que vc fez!

    Beijos........

    ResponderExcluir
  3. Sandra,
    Também adoro essa epoca deliciosa...
    Sempre que posso , levo meus filhos as quermesses, e eles se diveretem e muito.
    ah, meu filho faz aniversário em Junho também.
    Mas dificil fazer ele mudar de idéia quanto ao tema da festa, sabe..Ben 10, turma da Monica, club Penguin...
    kkkkkk
    Adorei a mesa, e vi o quanto é prendada.
    Dá um pequeno trabalho, mas um trabalho divertido e compensador.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Sandrinha que lindas fotos e como vc é caprichosa amiga. Tudo o que fazemos com gosto flui melhor não é? Eu adorava tbém ir na 25 e comprar acessórios para as festinhas de niver da minha filha, era muito gratificante ver os olhinhos dela brilhando qdo me ajudava a montar a festinha. Linda época que nasceu sua filha, e lindo post.. Beijinhos querida lindo dia prá vc

    ResponderExcluir
  5. Que festa linda!
    E acredito que quem mais se divertiu foi vc mesma!

    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Amiga, que festa mais linda!!! Qto capricho! Com certeza, a satisfação das pessoas curtindo a festa compensa todo o trabalho...
    Bjim

    ResponderExcluir
  7. Grande idéia viu
    Esse ano to contando os dias pra festa junina. Santo Antonio que me aguarde...

    ResponderExcluir
  8. Que lindo bolo Sandra! Que decoração fantásticas!
    O que eu não sabia, er que aí no Brasil,também se comemora os santos populares....
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra querida, que linda a mesa!
    Eu também gosto muito dessa época, as festas,as comidas e os doces...acho que é o meu lado caipira que fala mais alto!! rsrs
    Nessa data tudo fica bem alegre e colorido!
    Parabéns pela dedicação à sua filhotinha.
    Tudo muito lindo mesmo!!!
    Tenha uma ótima tarde.
    Bjs
    Ivani

    ResponderExcluir
  10. Tudo muito lindo, principalmente o bolo...adorei as sugestões!beijkas

    ResponderExcluir
  11. òtima sugestão.Tenha um ótimo dia. Um abraço, Marta.

    ResponderExcluir
  12. Sandrinha, a respeito do bolo de chocolate, eu nunca fiz em forminhas de cupcakes , mas acho que pode dar certo sim.
    Ele só dá uma leve murchadinha quando sai do forno, porque ele leva pouca farinha.
    É, o negocio é testar!!
    Boa noite querida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Que espataculo de apresentação...e este bolinho está um sonho...poarabens pela fantastica apresentação...adorei!! parabens e um bj mt grande querida amiga

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!