07 maio 2011

O "Caderno de Receitas" da minha mãe

nós, mães e filhas

Queria fazer um texto para homenagear minha mãe, mas aqui nem há espaço suficiente nem eu teria palavras pra expressar todo o amor que sinto por ela. Ela é simplesmente a melhor mãe do mundo. Minha filha me falava isso também, que eu sou a melhor mãe do mundo dela, a aí eu perguntava "mas você tem outra pra comparar"? Coitadinha, ela pequenininha respondia, "não mamãe, não precisa comparar, você é a melhor do mundo!" Hoje ela não cai mais nesse truque, claro!

Bom, voltando ao tema principal, nesse Dia das Mães quero homenagear o "Caderno de Receitas" da minha mãe, sim, porque esse virou uma entidade, criou vida própria e personalidade (e acho também que gosto dos cadernos de receitas, vide o nome estapafúrdio desse meu Blog que é o mesmo do meu caderno de receitas que ganhei de uma amiga). Vou explicar.

No começo, sabe-se lá quando, ele, o caderno, tinha umas 100 páginas e capa dura na cor preta. Hoje, passado algum (muito) tempo, ele deve estar perto de umas 236 páginas e uns adendos e cor da página, assim tipo, pátina. Sério! Sem piada. Lá "dentro" dele tem "de um tudo": o telefone do meu primeiro estágio (já sou formada há 25 anos), os contatos das minhas melhores amigas da adolescência, a receita da primeira sopinha escrita pelo pediatra do meu sobrinho mais velho (que já está na faculdade), joguinho da velha, jogo de forca, sabe, aquele de adivinhar as palavras, e coisas que nem mesmo agora me lembro. Ultimamente tem as letras das músicas do coral que ela participa, algumas delas em japonês. Aí um dia, a namorada do meu sobrinho perguntou pra ele o que era aquilo e ele respondeu que a vó dele anotava as receitas em código secreto para ninguém copiar. E ela acreditou!! Esse é o "meu garoto", adivinha a genética de quem esse menino puxou? Pelo pouquinho do que vocês me conhecem, não está difícil adivinhar, vai? Ah no caderno tem receitas também!

Procurar algo naquele caderno é quase que uma incursão arqueológica. Passa um certo tempo, tem tanta distração no meio que você até esquece o que estava procurando inicialmente.

Minha mãe e eu moramos em cidades diferentes e se eu quiser alguma das receitas que supostamente estariam naquele caderno tenho que ligar uns quatro dias antes para dar tempo da pesquisa. Gente, é sério, é uma loucura.

E aquela receita que parecia deliciosa e simplesmente não foi anotada até o final, provavelmente porque o telefone tocou bem "naquela" hora? Tem várias dessas lá. Eram anotadas dos programas de culinária de TV na época que não havia internet para checar mais tarde no site. Então, ficou o mistério: como seria aquela receita de fato? Teria mais ingredientes? Como seria o modo de execução? Sem solução...

Hoje em dia minha mãe está bem mais esperta. Quando ligo atrás de um prato ou sobremesa ela fala "ah, não tem receita, faço de cabeça". E manda "assim, sabe, mais ou menos, tipo, bom"... Mas boto fé e faço, e tem dado certo!!

Durante muito tempo impliquei com esse caderno, queria organizar, sistematizar, sei lá. Hoje tenho admiração por ele, pois compreendi que é um registro de nossa família ao longo dos anos. E a bem da verdade esse caderno é tão ela, minha mãezinha querida que tanto amo!

FELIZ DIAS DAS MÃES!!

13 comentários :

  1. Um ótimo domingo junto com sua mãezinha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Mas eu adoro isso!!!

    Tenho alguns cadernos de receitas antigos, que foram de parentes, gente que até já morreu, e que eu fui colecionando...e são exatamente assim, as receitas anotadas pela metade, medidas imprecisas, sujos de gordura...mas aí é que está o charme da coisa...saber que essas receitas todas já foram testadas e degustadas em outros tempos...

    Maravilha de post, e de homenagem, eu adorei!

    Parabéns pelo dia das mães,
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra querida,bom dia!!!
    Lindo o que você escreveu sobre a sua mãe!
    Me fez lembrar alguns cadernos que eu tenho e tem mil e uma anotações que não tem nada a ver...tem desenhos das crianças, eles tinham a mania de pegar meu caderno pra colocar algum desenho, mas respeitavam as minhas anotações...senão!!! rs
    Hoje em dia quem pega o meu caderno e faz a mesma coisa é a minha neta Alice rs...faz uns desenhinhos nos cantinhos...é pra decorar a pagina rsrs
    Querida, um feliz dia das Mães pra você junto da sua mãezinha...a minha está com a cabeçinha viajando, mas está aqui!!! rs
    Beijos
    Que Deus abençõe você e toda a sua familia!
    Ivani

    ResponderExcluir
  4. Sandrinha, linda homenagem vc fez a sua mãe, eu tbém tenho esses caderninhos de receita, lotado de papéis com outras receitas que eventualmente pego na tv, me esquecendo que posso consultar o site da tal receita kkkkk mas é mania hehehe
    Querida amiga, um Feliz Dia das Mães pra vc e sua familia...e um ótimo final de semana...beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Uma familia unida, linda e feliz a sua Sandra que assim continuem, unidas e cheias de coisas boas para repartir,

    bençãos e te desejo um dia das MÃES muito especial(bom fim de semana)!!!

    ResponderExcluir
  6. Hehehe...parece que estou vendo minha filha falar exatamente isso... o caderno de receitas da minha mãe!
    Na verdade não é um caderno e sim uma agenda , em que fui anotando de tudo e em sua maior parte receitas, também tem de tudo lá!
    Também já quis organizar, mas para que né, a graça está na aventura que é procurar, pesquisar...rs!

    "Ter mãe é ter um tesouro de raríssimo valor. Não há jóia, não há ouro, que se iguale a tal valor".

    Feliz Dia das Mães amiga, tenha um lindo domingo entre os seus!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  7. Tb tenho alguns cadernos de receitas da minha mãe, antigamente sem comp, era tudo na mão mesmo, e até hoje, ela ainda olha esses cadernos e escreve algumas receitas neles.

    Um excelente domingo ao lado de sua mãe e dos familiares!

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  8. Sundrix querida, que linda homenagem à sua mames, adorei! Fiquei imaginando o caderno de receitas dela...rss
    Eu tb tenho o meu, já tem uns 18 anos, tadinho, todo amarelado, surrado, mas não consigo abrir mão dele, cada receitinha uma lembrança... isso é td de bom, né!
    Amiga, Feliz Dia das Mães, que ele seja repleto de harmonia e mta paz!
    Bom fim de semana!
    Bjim

    ResponderExcluir
  9. Que bela homenagem!
    Ahhh...se esse caderno falasse...
    Bj e Feliz dia das Mães!
    Marcela.

    ResponderExcluir
  10. Sandra,
    Que lindo post....
    E esse caderno é uma relíquia, hein?
    Minha mãe também tinha vários cadernos, mas no caso dela, eram só as receitas..kkkkk
    beijos e um Feliz Dia das mães

    ResponderExcluir
  11. Queridas!

    Voltewi agora lá da mamis, que mora pertinho do mar, minha pisciana dos olhos azuis...que bom que essas sensações sobre a beleza dos nossos registros foram compartilhadas. São essas coisas que fazem nossa vida melhor, nossas boas lembranças!

    Um beijo especial a todas nós, mães que tem filhos e mães que sãos mães doa amigos, companheiros, irmãos, dos próprios pais, etc, etc.

    Costumo falar que mães é todo ser que ama incondicionalmente...é isso!

    ResponderExcluir
  12. Olá Sandra adorei este post e todas as tuas receitas como sempre, até já fiz uma que depois vou colocar no meu blog. De Portugal deixo-te um miminho, vai espreitar. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Sandrinha querida, como regras são regras, vim te avisar que tem um selinho pra vc la no meu blog. Sinta-se a vontade ta?? Bjocas um lindo dia prá vc e uma ótima semana..bjocas

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!