06 maio 2011

Decoração para bolos de festas infantis

Adoro fazer bolos e decorá-los também. Fiz uma série deles quando minha filha era criança. Gostaria de passar a ideia de como foram executados, uma vez que não tenho as fotos do processo todo, só do resultado final.

Bom, crianças adoram os personagens dos programas preferidos. Essa aqui era a "Dora, a Aventureira" (Dora, the Explorer), que minha filha assistia no canal Nickelodeon, e também era parecida fisicamente com ela. Como eu não gostava daqueles bolos de personagens pitangados com glacê, inventei essa técnica que deixa o resultado mais a ver com o desenho. As crianças adoravam!


O processo era assim:

Fazia um bolo recheado, em geral pão-de-ló com brigadeiro, ou chocolate com brigadeiro branco. Cobria com um glacê de gordura vegetal batida na batedeira com leite condensado. Cobria o bolo e aí entrava a decoração.

Bom, no caso tenho habilidade para desenhar, mas caso você não tenha, escolha a personagem e tire xerox ampliada do desenho até ficar do tamanho da fôrma escolhida para o bolo.

Transfira então esse desenho, com o auxílio de papel carbono para a parte lisa do PAPEL CAMURÇA cor preta. Você agora vai recortar as partes internas cuidadosamente com tesoura, deixando como se fosse um contorno de 4 a 5 mm em todo o desenho. Os olhos e boca e talvez outros detalhes serão destacados, mas você os coloca depois.

Agora, no bolo já lambuzado com o glacê, coloque esse contorno de papel. Posicione as partes destacadas. Faça o preenchimento de cada cor utilizando coco ralado tingido com anilina comestível (que você já preparou previamente). Para melhor resultado da cor, gosto de usar a anilina em gel. Vá preenchendo com cuidado para não ultrapassar as partes.

Faça por fim o preenchimento do fundo e laterais. Olhe a foto para entender o processo.

É isso, fica dada a sugestão. Não é díficil, talvez trabalhoso, mas a infância é um período tão curto, passou tão rápido...ainda bem que não desperdicei esse tempo, hoje em dia minha filha já não se interessaria em ter um bolo desses. Talvez com tema da Banda "The Killers", quem sabe...:-)

13 comentários :

  1. Obrigado pela partilha destas ideias sempre tão úteis, dá mesmo trabalho mas resulta muito bem e os miudos adoram...

    beijos e tenha um bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Fica muito bonito mesmo!! O legal é que dá pra fazer qualquer desenho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por partilhares, parece um bocado complicado mas o resultado é excelente...

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Sandra, tingir o coco ralada pra mim é novidade! Adorei a dica! E o bolo ficou lindo mesmo!!!

    Agora, esses pretzels aqui de baixo estão lindíssimos! Anotei já a tua receita!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Sandra, a ideia do coco tingido é muito boa. E é fantástico partilhares o como decorar os bolos, já que não se costuma encontrar blogues em português que o ensinem. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra, que lindo o bolo!!!
    Eu cheguei a fazer alguns não tão bonitos como o seu.Mas como eu sempre fui muito curiosa, eu me aventurava! rsrs
    É trabalhoso...mas no final vale a pena quando a gente vê a carinha alegre deles!!!
    Beijos querida.
    Ivani

    ResponderExcluir
  7. Sandrinha primeiramente quero agradecer a receita do pudim de tapioca, deve ficar muito bom. Segundamente rsrsrs que confeiteira vc é hem e tava escondendo o jogo né?? rsrsr Ficou lindo esse bolo, agora amiga, não tenho paciencia pra decorar bolos não, bem que eu gostaria de ter essas habilidades, tal e coisa, coisa e tal, mas não é a minha praia, prefiro admirá-los assim como o seu....bom final de semana..bjocas

    ResponderExcluir
  8. Sundrix, achei lindo seu bolo e gostei da tecnica mas pensa numa pessoa que não tem a menor habilidade com decoração de bolos... pois é... euzinha!
    Querida, bom final de semana!
    Bjim

    ResponderExcluir
  9. Minhas queridas, obrigada pelo carinho dos comentários.

    Quis mostrar a técnica, pode parecer complicado, mas nem é, mas sei lá, é que eu gosto muito de fazer esse tipo de coisa. Vou postar outros bolos infantis com outras propostas talvez mais fáceis.

    beijos e um ótimo fim de semana de Dia das Mães!

    ResponderExcluir
  10. Sandra querida, nem preciso dizer que eu AMEI o post né??
    O bolo ficou lindo!!
    Nunca fiz um bolo assim com coco ralado tingido! Mas amei!!
    Quem sabe eu me arrisque ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Sandra,
    Que lindo!
    E vc que desenhou...
    acho que eu teria que tirar o xerox mesmo..kkkkk
    Eu sou uma negação com desenhos, e com certeza, graças ao meu perfeccionismo, não terminaria o bolo nunca..kkkkkk
    ah, amiga...o tempo voa.
    me lembro dos bolos de hello kitty e Pucca que fiz para a minha filha...e hoje, Justin bieber..kkkk
    Ah, adorei a tecnica que vc usou.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Bolos Decorados

    O mercado de trabalho para os Cake Designers, no Brasil, está em constante expansão ao mesmo tempo em que está cada vez mais seletivo.
    E nós do Instituto Universal Brasileiro acabamos de lançar um curso de formação para cake designers, nossa intenção é preparar e qualificar profissionais deste ramo em todo país, levando qualificação profissional em um curso completo que ensina desde as técnicas básicas até as mais avançadas como modelagem de formas humanas, decoração de bolos de casamento, acabamentos com glacê e muito mais.
    Esse curso foi desenvolvido por Fernanda Feijó, Cake Designer de São Paulo, que é apaixonada pela profissão e experiente na área. Ela já fez bolos para revistas do ramo e personalidades como a Xuxa. Saiba mais sobre ela: (link)
    Investir em uma carreira a distância vale a pena!
    O aluno recebe, no conforto de sua casa, 7 apostilas e na opção com material didático, ele ainda recebe um kit completo para promover o seu aprendizado na prática. São 45 itens para começar a colocar a mão na massa; forminhas em diversos formatos, extrusores, cortadores e alisadores de pasta americana.
    Conheça nosso lançamento - Curso de Bolos Decorados: http://curso-bolos-decorados.institutouniversal.com.br

    Alessandra Faria
    Gestão de Conteúdo
    rp@institutouniversal.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa muito legal , minha esposa sempre pensou em investir em bolos e decoração agora ela vai começar investir nessa área.Curso Mecânica de Motos

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!