08 abril 2011

Minha cozinha de portas abertas

Minha paixão por cozinhas não se resume somente à culinária. Vou explicar: sou arquiteta, e também projeto esses espaços, não só crio NA cozinha mas também A cozinha.

Resolvi compartilhar a minha própria, por um lado porque fui eu que a criei e por outro para falar das minhas impressões sobre um movimento que está acontecendo, valorizando esse espaço da casa e do mundo "foodie".

De uns anos para cá houve um interesse em diferenciar essa área da casa. Muitos de meus clientes querem justamente começar o projeto pela Cozinha. O que antes era somente um espaço para preparar alimentos, hoje é um lugar de destaque, ganhou um status de área Social. Há uma preocupação com estética, funcionalidade, praticidade e harmonia de materiais. Veja por exemplo os novos edifícios, que oferecem a tal "Cozinha Gourmet", ou "Espaço Gourmet".

Isso acontece porque atualmente receber e preparar você mesmo o cardápio, muitas vezes juntamente com seus convidados virou uma tendência. Hoje em dia posso contar nos dedos de uma só mão (e não vou conseguir completar) os amigos (homens e mulheres) que não sabem ou não gostam de cozinhar. Cozinhar virou coisa "chique".

Outra questão é a importância da culinária na mídia. Quando era criança lembro-me somente de um programa que passava na TV, da Ofélia, destinado basicamente ao público feminino e no horário da manhã. Muitos de vocês podem nunca ter ouvido falar dela, era uma "Palmirinha" das antigas (é gente, estou "raspando" nos 50 anos....rsrsrs). Bom, veja hoje o status que os programas adquiriram. Aqui no Brasil são apresentados na TV a cabo em horário nobre e algum desses cozinheiros/ chefs viraram verdadeiros "popstars", como o Jamie Oliver ou nossa "musa" Nigella Lawson. Tem até reality show de competição de chefs de cozinha!

E ainda outra tendência é o fenômeno dos Blogs, sites e portais de culinária na internet. Até me aventurar nesse universo de blogueira, não fazia a menor ideia da abrangência  e do nível de informações compartilhado nesses espaços. Viramos uma força poderosa até na questão de defesa do consumidor. Se por exemplo um de nós tiver algum problema com algum produto e se queixar no seu Blog, veja com que rapidez essa informação irá se processar. Sem contar o empenho e a qualidade desses espaços, muitas vezes muito melhores que alguns livros que circulam por aí.

Bom já me estendi demais. Mas queria compartilhar um pouco dessas minhas impressões com vocês!

E logo logo farei um post com algumas das cozinhas mais recentes que projetei e executei para provar o que estou falando. E agora, pode entrar e ficar à vontade na "Cozinha da Bruxa Solar", mi casa es su casa...








22 comentários :

  1. Que delícia de cozinha!!
    Adorei, linda mesmo!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Não sei se ficou o meu outro comentário por isso deixo outro Sandra.
    Amei a sua cozinha, tem tudo o que eu gosto: é ampla, arejada, cheia de luz, bem organizada, espaçosa e com muito por onde arrumar, que inveja, MANDA ELA PARA MIM hehehe. A minha tem 7,20 m quadrados e mexer-me nela é por vezes dificil e como somos 6 já está vendo a confusão quando todos se juntam lá hehehe por isso recorro à sala ou salão já que é enorme, para podermos fazer as refeições.
    Obrigado pela partilha, adorei conhecer o seu outro lado, o de arquitecta, parabéns,

    beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Que cozinha mais linda! Essas janelas são tudo, é justamente o que falta na minha cozinha de apartamento. E os vasinhos então? Que charme! Arrasou no projeto! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Sandrinha, que linda sua cozinha, a primeira palavra que me veio é acolhedora, passaria horas cozinhando e papiando, bem ampla, iluminada, charmosa, gostei mesmo! Mandou mto bem no projeto!
    Agora essa estória de estar raspando nos 50 ta exagerando, te dou uns 30 e poucos!
    Bjim

    ResponderExcluir
  5. Que cozinha mais fofa!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra ,

    Vim retribuir a visita. a sua cozinha é o sonho de qualquer mulher que goste de cozinhar: é grande, tem armarios de sobra, tem umas janelas lidas e muito luminosa!
    Adorei ...
    A minha é um pouco pequena mas tento rentabilizar o espaço como posso!

    Bjokas
    Rita

    ResponderExcluir
  7. Queridas amigas quituteiras, obrigada pela visita e comentários. Realmente é meu espaço da casa preferido, tanto que recebemos os amigos nela. O resto da casa não é tão grande e espaçoso assim, a cozinha é até grande demais comparando a outros ambientes.

    Dri, tenho 47, daqui a 4 meses faço 48...nasci em 1963...os números não mentem...rsrssr e a matémática é cruel!!!

    milhões de beijos a todas!

    ResponderExcluir
  8. Ei amiga,
    adorei o post de hoje, falando em geral, da cozinha.
    ah, vou confessar que também assistia ao programa da Ofélia.
    Minha mãe tinha os livros dela, e engraçado que mesmo pequena, eu adorava folhear aqueles livros de culinária (seria o destino...)
    ah, até me lembro de ter ido na UD, no anhembi, pegar a assinatura dela no livro.
    muito boa as recordações.....
    adorei também o seu cantinho, que lindo!
    Amei cada detalhe da sua cozinha.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. rssss... só pode ser bruxaria então...rs... com essa carinha de menina! Bjim

    ResponderExcluir
  10. É, Dri, é ziriguidum, ziriguidum e meu coração bate num telecoteco teco teco...

    brincadeirinha, mas rir ajuda a espantar as rugas, e é tudo de bom, né?

    Fabi, que legal que vc assistia aos programas da Ofélia! Ela foi uma pioneira mesmo!!

    A todos com carinho um mega plus super master fim de semana. Já ouvi que aqui em Sampa vai ser de temporal e friaca!

    ResponderExcluir
  11. Estou maravilhada com sua cozinha.Lindo projeto. Tornou a cozinha o ambiente mais acolhedor da casa. Cada detalhe belíssimo.

    bjs Carol
    http://cozinhando7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Sandra, venho agradecer a tua visita e aproveito a conhecer o teu blog, adorei o teu post, outra minha paixão além da culinário é precisamente a decoração de interiores,amei a tua cozinha, conseguiste dar amplitude, criaste zonas de estar dentro dela, enfim ficou linda elegante e muito funcional, parabéns pelo bom gosto!

    Um beijo grande e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  13. Sandrinha, que linda sua cozinha, é bem o jeito que eu gostaria que fosse a minha, arejada, iluminada, super aconchegante, vc tem muito bom gosto amiga. Amei sua cozinha, deve ser uma delicia cozinhar em uma cozinha assim. Parabéns.. Amiga vc poderia me passar a receita? preciso urgentemente....Ah ta vc não sabe que receita né?? A receita pra ter carinha de quase 30 como vc.... pelo amor hem miga...bjocas rsrsrs bom domingo

    ResponderExcluir
  14. Josy e meninas
    Quem tem amigos tem tudo nessa vida! Esse é o segredo, pessoas de bom coração nos vendo com bons olhos. O resto é bobagem!

    Ah, mas pratico Yoga e meditação todos os dias. Isso eu recomendo, deixa a alma jovem, a mente tranquila e o coração em paz.

    beijos e mais beijos pra todas!

    ResponderExcluir
  15. Oi Sandrinha amiga, estou verdadeiramente preocupada com essa história de armazenamento de fotos. Vc usa o blogger mesmo? Se vc usa posso te mandar 1 email pra te explicar direito qual é a minha preocupaçao, por que o próprio blogger te diz qual é seu limite de espaço, como te disse se vc entrar no https://picasaweb.google.com/ la consta seu limite miga...bjos obrigada pela gentileza ao responder minha dúvida ta?? bjocas

    ResponderExcluir
  16. Sandrinha obrigada, vou te mandar 1 email te contando mais ou menos como começou tudo isso...Menina passando os olhos aqui pelos seus comentarios vi algo assim como se fosse um numero 47, ai fui ver de novo, e não é que esses 47 é sua idade?? Amiga, vê direitinho sua certidão de nascimento que acho que tem algo errado kkkkkk bjocas

    ResponderExcluir
  17. Adorei esta cozinha, a minha é tão pequena!!
    mas a tua é linda, arejada, com luz, espaçosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Ameiiiii sua cozinha!! Os azulejos, a cor dos armários, tudo lindo, sério!
    Eu também amo cozinhas e sempre falo que minha próxima cozinha vai ter sofá, pra ninguém querer sair de lá, hahahah
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Sua cozinha é linda!!!De muito bom gosto!!!

    BJs...

    ResponderExcluir
  20. Olá Sandra, a sua cozinha é lindíssima... não me queixo da minha que também é espaçosa, mas essas janelas são um espectáculo! Adorei seu blog!
    Beijinhos

    http://cozinhalilia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Sandra, que cozinha linda! Adorei tudo, especialmente os vasinhos de tempero nas janelas. Um luxo! Obrigada por compartilhar! Beijos!

    ResponderExcluir
  22. agora que vi como sua cozinha é linda! lindissima!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!