04 abril 2011

Bolo de creme de leite

Sabe aquela receita: rapidez e facilidade de execução + ingredientes que normalmente temos em casa + sabor gostoso e diferente? Pois é, resumindo é esse bolo que minha cunhada Marina me passou há mais de 20 anos, e que eu costumava fazer sempre, só que de um tempinho pra cá andava meio esquecida.

Aí sabe, domingo à noite, queria comer um bolinho, tinha trabalhado o fim de semana inteiro (e não tinha ido ao supermercado, despensa quase zero) e preguiça...consultei meu "oráculo", o meu caderno de receitas beeemm antigo e todo esbeiçado e ressucitei essa receita.

Delícia, vou voltar a fazer mais vezes...de novo!


Bolo de Creme de Leite
(fôrma 30 cm de diâmetro)

Ingredientes:
3 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
1 pacote (100 g) de queijo ralado
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de fermento químico- não muito cheia



Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Despejar em fôrma untada e enfarinhada. Salpicar açúcar e canela em pó na massa crua. Levar para assar em forno pré-aquecido até, ao espetar um palito no meio do bolo, ele saia sequinho.

Viu? Não é fácil? Experimente!




12 comentários :

  1. Facilissimo e para além disso resulta num bolo bem apetitoso Sandra, obrigado por partilhar,

    beijos e tenha uma agradável semana!!

    ResponderExcluir
  2. Sandra,
    Que novidade, um bolo feito com creme de leite...
    Adorei, e já fiquei aqui imaginando em mil variações no lugar do queijo ralado.....liga não, é o meu lado chocolatra querendo meter a colher na receita,kkkkk
    mas enfim, amei a consistencia do bolo e logo testarei com certeza.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandra!

    Também vim fazer uma visita no seu caldeirão..rs. E a-do-rei! Parabéns!!! Já estou te seguindo também! Espero poder trocar receitas com você em breve!

    Abraços do interiorrr de SP!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra

    Adorei esse bolo, estou nessa fase, não tenho quase nada na dispensa e nem na geladeira,hehehe
    Vou fazer.Facil e delicioso....

    Passei por tbem aqui só prá te avisar que esta tendo um sorteio no meu blog. Participe. Ficarei muito feliz.....bjos boa semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra

    Obrigada pelas palavras la no meu cantinho, fico feliz que temos algo em comum, esse mundo é muito gostoso, as vezes encontramos amigos verdadeiros que não encontramos aqui no mundo real. Obrigada por tudo viu? E se vc quiser pode colocar sim a notinha, pode avisar suas amigas tbém, não precisam ser seguidoras, a não ser que queiram, o que me deixará muito feliz tbem. Obrigada pela iniciativa...bjocas...boa semana

    ResponderExcluir
  6. Sandrinha, adorei o bolo, facim demais da conta! Bjim

    ResponderExcluir
  7. oi sandra olha só, achei o bolo o máximo, mas não sei o q aconteceu q o meu solou, eu coloquei um pouco d maizena, não sei s isso alterou alguma coisa e solou, mas mesmo assim comemos todo hehe

    ResponderExcluir
  8. adoreiiiiiiii,vou fazer o bolo de creme de leite

    ResponderExcluir
  9. Adoreeei essa receita, acabei de fazer e já comi,que delícia!! Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  10. Parece saboroso e fofinho esse bolo. Sem falar que amo receitas práticas!! Se eu fizer , conto depois Sandra. Beijo.

    Paula

    ResponderExcluir
  11. Olá Sandra....fiz o bolo porque li a receita e achei fácil de fazer....sendo que o bolo cozinhou por mais de 1h e não ficou fofo...até estranhei...mas depois conversando com minha mãe até achamos estranho como um bolo ficaria fofo se só tem uma xícara de farinha de trigo???? Mas, afinal...ele é pra ficar fofo ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Esse é um bolo tipo queijadinha, em nenhum lugar da postagem eu falei que era um bolo fofo, tanto que vai queijo ralado e sim só leva 1 xícara de farinha, a receita está certa.

      Cozinhar por mais de uma hora é por conta da temperatura do seu forno não estar de acordo. Você poderia ter preaquecido e deixado a temperatura por volta de 200 graus que em 40 minutos ele estaria assado. O tamanho da assadeira também influencia, se você usou uma muito grande ele fica mais esparramado dando a impressão que não cresceu.

      Uma dica é sempre testar o fermento se está bom, pois mesmo dentro do prazo de validade ele às vezes não está bom. Sempre coloque um pouco de fermento sobre algumas gotas de água na pia e veja se borbulha. Caso contrário, não está bom.

      Espero ter te ajudado e sinto por você não ter gostado.

      Abraço

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!