18 março 2011

Arroz Doce Italo- Brazuca

Sempre cozinhamos melhor o que mais gostamos de comer. Eu, para não fugir à regra, sou especialista nos doces, que são a minha paixão!

Tudo certo, meus doces são super apreciados, ok. Mas por que será que eu nunca conseguia fazer um Arroz Doce decente? Se eu gosto tanto e não começei a cozinhar ontem (tenho 30 anos de "barriga no fogão"), por que será que nunca dava certo, ou ficava duro, ou seco ou esmigalhado ou tudo isso ao mesmo tempo?

Um certo dia, fazendo um risoto salgado e olhando meditativamente para aquela panela enquanto observava o amido se desprendendo dos grãos, pensei: vou usar o arroz arbório para fazer arroz doce. Olha, acho que por ainda estar sob o efeito das experiências anteriores (e por ser perfeccionista, confesso), ainda assim tive que fazer por umas três vezes para me dar por satisfeita com o resultado. Mas agora, só recebo elogios honestos e merecidos.

E assim, o Arroz Doce e eu estamos vivendo felizes para sempre...

Arroz Doce Italo-Brazuca
Ingredientes:
1 1/2 xícara (chá) de arroz arbório - próprio para risoto
7 xícaras (chá) de leite (pode ser mais, se precisar)
3/4 xícara (chá) de açúcar - usei o demerara, mas pode ser o comum
1 pau de canela
1 lata de leite condensado
canela em pó para polvilhar

Preparo:
Leve o arroz com o açúcar, a canela em pau e metade da quantidade do leite para cozinhar em fogo médio. Mexa sempre e preste atenção porque o ponto de ebulição faz o leite derramar. Vá acrescentando mais leite assim que for necessário, aos poucos. Reserve uma xícara para o final. Quando estiver cozido, apague o fogo, aguarde uns 15 minutos, quando naturalmente o arroz fica mais seco, acrescente aquela última xícara de leite, ligue o fogo e quando começar a borbulhar apague de novo. Somente aí acrescente a lata de leite condensado, mexendo bem e não ligue mais o fogo. Assim você vai garantir a cremosidade do arroz doce.

Pode ser servido quente ou frio. Polvilhe canela por cima para finalizar.

Experimente fazer e veja como fica uma sobremesa mais sofisticada. Bom apetite!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!