18 fevereiro 2011

Spumoni de iogurte e coco mesclado de Açaí

Açaí é uma frutinha proveniente da Amazônia. Podemos dizer que ela é o "berry" brasileiro. Extremamente nutritiva, deliciosa e de uma cor maravilhosa. Tudo de bom! É comercializada no Brasil na forma da polpa da fruta e pode ser encontrada em alguns supermercados ou mesmo em lanchonetes. Clique AQUI para ver o produto como é e ver os pontos de venda (não é propaganda!!).

Em casa sempre a consumimos como se fosse um sorbet, sem nada, só a polpa mesmo. Uma delícia!

Outro dia me deu vontade de fazer alguma coisa diferente, e saiu essa receita. Desculpe a falsa modéstia, mas ficou divino! Mesmo, sério, meu "controle de qualidade", ainda degustando um potinho, virou pra mim  e perguntou: "mamãe, quando acabar você faz mais?"

Falar mais o quê?

Spumoni de Iogurte e Coco mesclado de Açaí

Ingredientes
2 potes (180 g cada) de iogurte natural (usei o desnatado)
1 vidro (200 ml) de leite de coco (usei o light)
1 lata de leite condensado
1 pacote (15 g) de gelatina incolor e sem sabor
2 claras de ovo batidas em ponto de neve
100 g de polpa de Açaí (deixe fora da geladeira até ficar em estado cremoso)


Preparo
Dissolva a gelatina de acordo com as indicações da embalagem. Bata bem no liquidificador: o iogurte, o leite de coco, o leite condensado e a gelatina dissolvida. Despeje numa tijela e adicione as claras em neve, mexendo delicadamente até que fiquem totalmente incorporadas. Coloque esse líquido em metade de taçinhas individuais. Despeje o caldo de Açaí, fazendo desenhos tipo arabescos. Complete com mais líquido e finalize com o Açaí, da mesma maneira (veja a foto). Leve à geladeira. Em aproximadamente 2 horas deverá estar pronto para servir.

Caso você não consiga o Açaí, faça o spumoni e pode colocar sobre cada taçinha, assim que endurecer, frutas picadas em cubinhos de sua preferência, como manga, abacaxi, morango, ou uma salada de frutas.

Bom apetite!

Ah, e quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Açaí ou outras frutas brasileiras, recomendo o livro: "Frutas no Brasil" com fotos de Silvestre Silva e texto da minha amiga Helena Tassara. Clique AQUI para ver a versão do livro on line.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!