14 fevereiro 2011

Quibe assado de berinjela com grão de bico e ricota

Fiz esse prato unindo duas coisas que eu amo: berinjela e grão de bico. Já tinha feito quibe de abóbora, também muito gostoso por sinal(um dia eu posto a receita), mas esse ficou ainda mais saboroso.

É uma boa opção para servir como prato único, já que ele contém vários ingredientes nutritivos e bem balanceados. Quer ver?


Quibe assado de berinjela, grão de bico e ricota


Quibe assado de berinjela com grão de bico e ricota

~Ingredientes quibe
2 xícaras (chá) de trigo para quibe
5 xícaras (chá) de água
1 berinjela média
1 cebola média, bem picadinha
2 dentes de alho também bem picados
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sobremesa) rasa de páprica picante ou doce (opcional)~ ou pimenta
1 sachê de pó de caldo de legumes - não gosto do prensado (muito oleoso)
sal a gosto
1 punhado de hortelã picadinha
1 punhado de salsa picadinha

~Preparo quibe
Coloque numa tijela o trigo com a água para hidratar. Deixe por no mínimo 1 hora. Escorra o excesso da água, despeje em um pano e torça espremendo o máximo possível para deixar bem seco. Reserve.

Corte a berinjela em pedaços bem miúdos. Coloque-os numa tijela com água para não escurecer. Quando for utilizar, escorra bem essa água.
















Em uma panela doure a cebola e o alho no óleo. Acrescente a berinjela (escorrida), o pó de legumes, a páprica (pode ser pimenta, se preferir) e sal. Mexa e deixe refogar até que vire quase uma pasta. Acrescente a hortelã, a salsinha e o trigo. Misture bem e prove para corrigir o sal, se for o caso. Reserve.

~Ingredientes recheio
1 xícara (chá) de grão de bico cozido na água e sal
150 g de ricota fresca amassada
1/2 cebola picadinha (bem miúda)
1 tomate sem as sementes, picado
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 pitada de sal
salsinha picada a gosto

~Preparo recheio
Já havia cozinhado o grão de bico de véspera para facilitar.


Amasse grosseiramente o grão de bico com o garfo, só para os grãos não ficarem muito grandes. Junte os outros ingredientes, misturando bem.

MONTAGEM










Unte um pirex que possa ir ao forno com azeite. Coloque metade da massa do quibe, comprimindo bem. Por cima, coloque o recheio. Finalize com a outra metade, deixando a superfície bem uniforme. Faça losangos com a faca para enfeitar, regue com azeite extra virgem e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até a superfície ficar com uma espécie de casquinha. Está pronto!

Para acompanhar pode fazer o seguinte molho:
1 copo de iogurte natural
suco de 1/2 limão
sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de hortelã picada

Misture tudo e se quiser pode usar também como molho de salada. A da foto usei pepino japonês em rodelas bem finas  e uvas verdes sem caroço. Se gostar, salpique gergelim preto.

Bom apetite!



Um comentário :

  1. Oi Sandra! Conheci você através desse quibe maravilhoso no dia que almocei na casa da minha tia. Foi definitivo! Adorei!! Falo de você para muitas pessoas. Parabéns pela criatividade e bom gosto!!!!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!