19 janeiro 2011

Rocambole de chocolate (sem farinha)

Rocambole de chocolate sem farinha

Na minha adolescência minha mãe costumava fazer bastante esse rocambole lá em casa. Não sei exatamente o motivo, porém essa receita ficou esquecida por longos anos.

Outro dia me deu vontade de fazer e liguei pra ela para pegar a receita. Na verdade, ela nem precisou consultar seu caderno pois os ingredientes têm as quantidades com o número 8. 

É bem simples, tem essa particularidade de não levar farinha na massa, sendo ideal para as pessoas com intolerância ao glúten. O recheio fiz do meu jeito, o que minha mãe fazia era um pouco mais encorpado. Mas eu queria algo mais cremoso, e no final ficou parecendo algo como Danete.

E como chocolate é tudo de bom, aproveitem e deliciem-se!


Rocambole de chocolate sem farinha

Rocambole de Chocolate (sem farinha)

Ingredientes 
>massa
8 ovos (claras e gemas separadas)
8 colheres (sopa) de açúcar peneiradas
8 colheres (sopa) de chocolate em pó (não usar achocolatado)
1 colher (chá) de fermento químico (para bolos)
1 colher (chá) de canela em pó ~ opcional

>recheio e cobertura
1 lata de leite condensado
1 lata de leite comum (usar a mesma medida)
2 colheres (sopa) de amido de milho 
3 colheres de chocolate em pó (usei 2 de achocolatado e 1 de chocolate)
1 caixinha (200 g) de creme de leite



Preparo 
>massa
Preaqueça o forno a 200 graus.
Na batedeira, bata as claras em neve, acrescente as gemas, uma a uma, o açúcar, aos poucos e o chocolate, também colher por colher. Por último, acrescente a canela em pó (se gostar) e o fermento. Despeje em assadeira retangular untada e enfarinhada. Leve para assar até, ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco.
Retire do forno, passe uma faca pelas bordas para soltar das laterais da fôrma e desenforme sobre um pano limpo, levemente umedecido e salpicado de açúcar. Enrole para dar o formato de rolo e desenrole para colocar o recheio.

obs.: também pode untar e revestir a fôrma com papel manteiga

>recheio e cobertura
Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite comum (lembre-se da dica de colocar o amido de milho para ser dissolvido numa quantidade menor de leite para não empelotar) e o chocolate. Leve ao fogo até ficar com um ponto de creme firme. Desligue, deixe esfriar e acrescente o creme de leite. Misture bem.

Dica importante: Faça o creme antes da massa e leve à geladeira por no mínimo 2 horas antes. Fica mais fácil de trabalhar o rocambole.

Montagem: recheie a massa, enrole e cubra com o mesmo creme. Leve à geladeira.

Aconselho se você for servir esse rocambole em uma situação especial à fazê-lo de véspera, mantendo na geladeira. Fica muito mais saboroso.


3 comentários :

  1. Quanto tempo ele fica no forno?

    ResponderExcluir
  2. A receita e a calda propositalmente não levam manteiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, tudo bem?

      Propositalmente não levam manteiga, a receita é assim.
      Abraços

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!