Você pode também utilizar como acompanhamento ou como entrada. Como prato único, ficou bem balanceado. Veja só:
Salada com Cuscuz Marroquino
(servindo bem 4 pessoas)
Ingredientes:
200 g de cuscuz marroquino
2 xícaras (chá) de repolho roxo picado bem fininho
1 xícara (chá) de couve-flor cozida "al dente" - utilize os brotinhos menores para compor melhor o visual do prato
1 xícara (chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (chá) de uva passa preta sem caroço
1/2 cebola picada bem miudinha
1 punhado de salsinha bem picadinha
1/2 limão galego
sal
azeite
Preparo:
Cuscuz: Siga as instruções da embalagem para cozinhar o cuscuz, pois pode variar de fabricante. Não gosto de falar aqui em marcas, mas no meu caso o cozimento era assim: ferver 250 ml de água com sal à gosto e 1 colher (sopa) de azeite. Quando fervida, desligar o fogo, acrescentar o cuscuz e, mexendo, deixar hidratar por 2 minutos. Acrescentar então 2 colheres (sopa) de manteiga e levar ao fogo baixo por mais 3 minutos, mexendo sempre. Utilizar um garfo para deixar os grãos mais soltos. Reservar.
Salada: Coloque o repolho em um escorredor e salpique uma quantidade de sal o suficiente para soltar a água e dar uma consistência mais mole a ele. Deixe por mais ou menos 5 minutos e lave com bastante água para retirar o excesso do sal. Escorra bem.
Ferva água e jogue as passas dentro da panela e deixe hidratar por 5 minutos. Escorra.
Coloque todos os ingredientes numa saladeira, tempere com o limão, sal e azeite à gosto. Por último coloque o cuscuz. Leve à geladeira e sirva.
Você pode aproveitar e fazer com outras combinações. Em geral escolho os ingredientes também com o critério da boa apresentação do prato, tentando equilibrar as cores e texturas.
Bom apetite!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.
Obrigada e volte sempre!