31 janeiro 2011

Risoto de queijo prato

Sabe aquelas épocas que a gente está "operando no modo multitarefa", sem tempo pra respirar? Quando você acha que está tudo sob controle, cumprindo tudo o que havia se proposto a fazer até que ouve aquela pergunta: "Mãe, o que vai ter para o almoço"? E daí você se dá conta que é sexta-feira e faltou ir ao mercado na semana?

Pois é, aconteceu comigo. Corri para a geladeira...vazia! Despensa...pouca coisa! Começou a dar aquela sensação de que você não vai fazer comida, vai fazer milagre! Lógico, morando numa cidade como São Paulo, um dos melhores lugares do mundo para se comer, onde tem de tudo, desde alta gastronomia até aquela comidinha de boteco, honesta e baratinha, você deve estar imaginando porque não apelar para essa comodidade. E aí eu respondo: "E tirar o meu prazer do desafio"? Nãoooo.

É justamente nessas horas que eu adoro o exercício de cozinhar, usar de criatividade de pegar o que tem e transformar em algo. Bom, temos os 'coringas' da culinária, como macarrão (que já havia feito no dia anterior!) e risoto. Risoto de que? Abri a geladeira atrás de uns queijinhos gostosos que achava que ainda estariam por lá. Tinham acabado. Sobrou o queijo branco do café da manhã e o queijo prato, que para quem não sabe é um queijo bem popular e barato aqui no Brasil, mas nem por isso pouco saboroso.

Quer saber? Ficou uma delícia! A receita é simples, mas o que eu queria passar com toda essa história é que quase sempre é possível criar algo, sem medo de errar, arriscando mesmo, usando inventividade. Quem sabe é assim que surgem boas receitas?

Risoto de queijo prato
(para 4 porções bem servidas)

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbório, próprio para risoto
1 cebola branca pequena picada em pedaços bem pequeninos ou ralada
3 colheres (sopa) de manteiga - não use margarina
150 g de queijo prato ralado (ou outro da sua escolha)
1,5 litro de caldo de legumes (aproximadamente)

1 1/2 xícara de vinho branco seco
sal a gosto
queijo parmesão ralado

Preparo
O risoto é basicamente e inicialmente feito sempre do mesmo modo. Veja AQUI como preparar. A única alteração é trocar a abobrinha pelo queijo, quando o arroz já estiver cozido. Não tinha salsinha picada, mas fica a sugestão para quem gostar.

Espero que gostem...bom apetite!

2 comentários :

  1. olá bom dia,visito seu blog pela primeira vez e com certeza não será a ultima,adorei suas idéias e receitas,participo de alguns grupos de livros na internet e gostaria de saber se posso postar suas receitas neles,são grupos privados mas só colocarei as receitas se voce me autorizar pois respeito o trabalho de todo mundo,e não acho a internet uma terra sem lei,uma semana luminossa á voce.regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, muito obrigada pelo seu comentário e por me consultar a respeito de colocar minhas receitas nesses cadernos virtuais. Agradeço sua preocupação em saber do trabalho do autor. À princípio não me incomodaria se você colocasse os créditos e o link aqui do blog para que outras pessoas pudessem me dar o prazer da visita.
      Fico um pouco insegura de outros copiarem de você e não fazerem o mesmo. Portanto, autorizo você que foi muito honesta de me consultar, mas por favor me avise se alguém não tiver o mesmo respeito, pode ser?
      Um grande beijo e espero te receber sempre por aqui.

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!