23 dezembro 2010

Minha receita de Natal


Quando estou envolvida com esse blog tenho sempre a sensação de que não estou apenas compartilhando as receitas postadas aqui, mas para mim é como se eu estivesse preparando algo para vocês como meus convidados, nos sentando na mesma mesa, conversando, rindo, trocando experiências, sendo amigos. Mesmo, de verdade, esse é o meu sentimento mais profundo!

Costumo dizer que a melhor comida do mundo, na minha opinião, é aquela que alguém prepara com carinho para mim. Nesse sentido, vocês estão recebendo a "melhor comida do mundo", pois nenhum ingrediente aqui é mais importante do que o carinho com que me dedico a esse blog.

Alimento é um termo amplo, é algo que nos dá energia para impulsionar outras procuras por outros tipos de alimentos. Alimentar-se, nutrir-se, deve ser feito com respeito e amor. Estamos ingerindo, colocando para dentro do nosso corpo o que deve ser, no mínimo, algo que nos dê prazer e nos faça bem. Cuidar-se bem é retibuir ao Universo o que ele nos oferece.

Lembro -me de uma meditação conduzida pela Prof Lia Diskin, onde ela nos fez mentalizar todo o alimento e água que já havíamos consumido ao longo de nossas vidas, e o respeito que devíamos ter a eles. Foi a primeira vez que me dei conta de ter gratidão ao que chega até nós, e a todos que são responsáveis direta ou indiretamente por isso. Não é só ir ao supermercado ou a um restaurante e fazer um pedido. Conscientize-se de quanta coisa aconteceu antes. E melhor, seja grato!

Pensei muito em fazer uma receita especial para a ocasião do Natal. Teria várias para sugerir, mas o que importa mais, estar sentado à mesa com pessoas que você ama nessa data especial ou o cardápio propriamente dito?

~~~~~~
Natal lembra infância, quando somos pequenos e quando temos pequeninos por perto. Por que será que os adultos não conseguem usufruir a magia do Natal como antes? Infelizmente estamos numa época em que se valoriza mais o TER do que o SER. Ficamos envolvidos com o consumo, presentes, correria, operando num ritmo frenético e estressante. Para que, afinal?

Minhas melhores lembranças de Natal são os do preparo da festa. Juro, não me lembro de nenhum presente que recebi nessa época, somente de todos nós, um montão de primos, tios, pais, avós, irmãos, todos, no dia 24 de dezembro à tarde na casa da minha avó Ana, mãe da minha mãe, preparando os quitutes para a Ceia de logo mais. Éramos muitos, um quintal enorme, uma farra! E à noite, sentados em volta daquela mesa imensa, meu avô virava para minha avó e dizia: "E pensar que éramos só nós dois"...

Lembre-se de seus melhores Natais, suas melhores recordações. Traga isso de volta para sua comemoração desse ano. Reviva e compartilhe isso. Essa é a minha sugestão para você oferecer e ter um FELIZ NATAL!

Com amor e muito carinho,
Sandra

Abaixo segue uma receitinha para fazer e lembrar pra sempre. Dá uma olhada...

3 comentários :

  1. Amiga, como gostaria de ter o dom de escrever como você, que sabe escolher as melhores palavras para expressar o que te vai dentro do peito.
    Fico emocionada a cada parágrafo que leio e compartilho desse seu sentimento em gênero, número e grau...rs!
    Um VIVA, para nós, para nossa amizade, para nossas famílias, para o nosso passado e pelo nosso futuro!!!
    Viu oque você fez comigo, mocionei...hehehe!

    Vou aproveitar e deixar aqui meu desejo de que tenhas uma linda noite de Natal ao lado dos seus e que o menino Jesus abençoes você e sua família!
    Que a entrada do Ano Novo seja comemorada com muita alegria e com a certeza de que viveremos e compartilharemos de coisas muito boas, abençoadas por Deus com muita saúde, paz, harmonia e sucesso!!!

    Fica com Deus, querida!

    ♥Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Sandra ,
    Sempre que chego aqui tenho, mesmo, a sensação de bem estar na casa de uma amiga muito querida e fico bastante a vontade para curtir cada receita!
    Ler esse post, meu DEUS... foi delicioso. Me fez pensar e repensar, nos alimento até chegar a nossa mesa e na infância gostosa que tive também. Você está de parabéns!!!
    Desejo a você e sua família, um Natal repleto de felicidade, paz e muita saúde. Essa novo ano que se aproxima seja com ótimos fluidos!!!
    Um potinho cheio de luz e muito carinho,bjkinhas. Re

    ResponderExcluir
  3. Pois é menina, eu chego por aqui e puxo a cadeira e sento, as vezes ate saio sem comentar, mas adoro ler suas postagens, não só as receitas , também as boas conversas que sai daqui.
    Que o espírito natalino permaneça em nossos corações todos os dias do ano.
    Feliz Natal !

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!