17 novembro 2010

Quiche de Catupiry

Essa receita veio da minha tia avó Carmem, irmã da minha avó materna. Aliás, uma super mega quituteira que tem um livro de receitas disputadíssimo. Elas eram todas boas na culinária, todas as irmãs: Eliza (minha avó), Rosa, Anita e Carmem. Cada uma fazia suas especialidades e várias receitas partiram com elas, infelizmente. Bom, essa está aqui para ser compartilhada, então vamos aproveitar que é uma verdadeira delícia e bem simples de fazer.


Alguns esclarecimentos:
Catupiry é um queijo cremoso brasileiro, tradicional e muito utilizado na culinária, super saboroso. Caso você more no exterior e não conheça esse produto, dê uma olhada AQUI.

Quiche de Catupiry

~Massa
Ingredientes:
3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de amido de milho (maizena)
100 g de margarina
2 gemas
1 pitada de sal

Preparo:
Amassar bem todos os ingredientes, deixar descansar por 1/2 hora e forrar uma fôrma de fundo removível de 25 cm de diâmetro.

~Recheio:
Ingredientes:
200 g de Catupiry (usei a embalagem sachê)
3/4 xícara (chá) de leite
200 g de creme de leite (usei o de embalagem longa vida)
queijo parmesão ralado para salpicar

Preparo
Disolva em banho- maria o catupiry no leite. Deixe esfriar um pouco e acrescente o creme de leite. Pode colocar algum temperinho, no caso coloquei ciboulette picadinha, para dar uma corzinha e ficar mais saboroso. Despeje por cima da massa, salpique com queijo ralado e leve ao forno, aproximadamente 40 minutos.

Se você não tiver o catupiry, talvez possa substituir por cream cheese, ou queijo fundido. Nesse caso, é importante provar se precisa acrescentar sal. Existiria a possibilidade até de usar queijos como o brie ou o ementhal ralado, mas honestamente acho caros demais.

No caso do catupiry, por ele ter um sabor bem marcante, os outros ingredientes dão uma equilibrada, deixando- o  mais suave ao paladar.

Faça e comprove!

Um comentário :

  1. Fiz a receita da sua massa de quiche e adorei! Postei no meu blog e te linkei:
    http://eucomeriaisso.blogspot.com/2012/02/quiche-de-bacon-e-espinafre.html
    Obrigada por compartilhar! bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!