03 setembro 2010

Bolo integral de maçã

Que saudade!!! Estou tentando voltar aos pouquinhos, tenho sentido falta daqui...

Bom, retomando o prazer de cozinhar. Vamos ao que interessa!

Tenho o costume de modificar as receitas que recebo ou tiro de algum lugar. Fico imaginando que todo mundo deve fazer o mesmo, afinal, se de algum modo você não gosta de canela, não vai usar na sua receita, não é mesmo? Ou então na hora do preparo está faltando algum ingrediente e você o substitui por outro. Ou algo deu errado e aquele que supostamente seria um fofíssimo bolo de coco não cresceu e você o apresentou como o "bombocado ultra especial" que uma super amiga deu a receita só para você e para ninguém mais.

Além disso, quem cria as receitas deve imaginar uma escala de tolerância para dar certo. Por exemplo, tenho quase certeza que nossas xícaras não tem o mesmo tamanho. E o ovo, é sempre igual? Quem se arriscaria a tentar quantificar "uma pitada"?

Em geral modifico uma receita depois da primeira vez que segui à risca a mesma. Porém, nesse caso foi o contrário. Vou explicar.

Retirei a receita desse bolo de um suplemento de domingo de um jornal de outra cidade. Mas ao ler atentamente, percebi algumas coisas que poderiam ser aprimoradas. Olha, não sei quanto a original, mas essa versão ficou ótima, modéstia à parte. Um bolo que até dá para arriscar mais mudanças. Veja:


Bolo integral de maçã

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de açúcar branco
1 xícara (chá) de leite
3 ovos inteiros
3/4 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) rasa de fermento químico
1 colher (sobremesa) rasa de canela
1/2 colher (café) de cravo moído (se gostar)
3 maçãs Fuji (pode usar outro tipo também) descascadas e cortadas em cubinhos e temperadas com 2 colheres (sopa) de açúcar~espremi 1/2 limão também, se gostar

Preparo:
Em uma tijela grande, coloque as farinhas, o açúcar, o leite, a canela, o cravo e o fermento. Bata no liquidificador os ovos e o óleo e junte esse líquido aos ingredientes secos. Misture bem e coloque as maçãs. Leve para assar em fôrma untada e enfarinhada. Depois de assado, salpique por cima do bolo açúcar e canela.

Se quiser dá para acrescentar passas, castanha do Pará, nozes, ameixa preta seca, tâmaras, damasco, enfim, dá para fazer tipo um bolo de fim de ano. A massa é tão gostosa que já fiquei com vontade de fazer mais variações.

3 comentários :

  1. Simplesmente amei esse site! Receitas maravilhosas, de muito bom gosto. Parabéns pela sua dedicação.

    ResponderExcluir
  2. Fiz o bolo e ficou uma delícia, todos adoraram! Usei maçã e passas.

    ResponderExcluir
  3. Qual é a quantidade ideal de passas e castanha que eu posso colocar?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!