23 agosto 2010

Um tempinho distante...

Quando comecei a fazer esse blog não tinha ideia do prazer que este iria me dar. Alimentar é um conceito tão amplo! Estou falando de alimentar, não somente de cozinhar. Fazer com amor, dedicação, carinho. E quanto alimento tenho recebido em troca.

Saber que uma pessoa querida passou por aqui e fez a primeira torta de sua vida foi algo que alimentou de alegria meu espírito. A receita dessa torta veio de uma tia avó super querida, que aos 88 anos é cheia de energia. E essa energia está circulando por aí.

É muito especial relembrar cada passagem, cada momento de cada receita, de quem veio, para quem você fez. Associar momentos, que não necessariamente podem trazer lembranças de quanto aquele prato foi gostoso, mas até mesmo do contrário. Vou contar uma história engraçada de uma dessas passagens:

Quando tinha 20 e poucos anos, em férias em Caraívas, no sul da Bahia, na época, começo dos anos 1980, apenas um vilarejo de pescadores sem muitos recursos turísticos como é hoje, tinhamos que comer (uma vez ao dia, o dinheiro não dava para mais) na casa desses pescadores, o prato feito pelas mulheres deles. Bom, quem levava na mochila leite em pó, chocolate ou algo do tipo era rei. Numa dessas tinha um pacote de macarrão que resolvi preparar pra galera.

A casa que a gente ficava não tinha nem banheiro, que dirá cozinha ou água potável encanada. Era tudo precário mesmo. Bom, recolhi madeira para uma fogueira, pedi emprestado uma panela e alguns pratos e talheres que a comunidade local emprestava com prazer, apesar da pobreza que eles viviam. Ah, e a água? Bom, já que não tinha sal, usei a do mar mesmo. Dá pra imaginar o que saiu: uma gororoba salgada e com um "temperinho extra" de areia. Resultado, um dos nossos amigos falou: "esse é o pior macarrão que já comi em minha vida". Pensando bem, ele foi generoso, pois pra mim foi uma das piores "coisas" que já comi na minha vida. E eu orgulhosamente fui responsável por proporcionar a ele e aos demais algo tão horrível que ficou na memória. Mas isso é que foi bom, ficou na memória...

Depois dessa mega introdução quero dizer que terei que me ausentar por uns dias, não sei ao certo quanto. Voltarei tão logo consiga, espero que o quanto antes.

Obrigada a todos que estão compartilhando aqui esse alimento, essa energia.

Vou voltar!

Com carinho
Sandra

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!