18 agosto 2010

Cardápio do dia

Essa seria uma versão do nosso popular prato brazuca "comercial": arroz+feijão+batata+farofa+salada. Veja como ficou:


1. Arroz integral (no lugar do arroz branco)

Refogue a cebola e o alho no óleo, quando dourar acrecente o arroz lavado, mexendo sempre. Ferva água (nesse caso usei caldo de legumes) e acrescente ao refogado. Fogo brando. Lembre-se que a porção de líquido do arroz integral é de 3 medidas para 1 medida de arroz.

2. Lentilha (ao invés de feijão)

Lave bem a lentilha, coloque numa panela com água o suficiente para cobri- la. Depois que começar a ferver, conte 2 minutos e apague o fogo. Espere por no mínimo 1/2 hora. Daí refogue alho e cebola no azeite, junte a lentilha reservada, juntamente com aquela água do pré cozimento. Salgue. Cozinhe em fogo alto e vá verificando o ponto de cozimento do grão, tomando cuidado para não deixar secar a água. O caldo vai ficando escurinho, como se fosse do feijão.

3. Tomate+abobrinha+cebola no forno (no lugar da salada)

Uma opção para os dias frios. Em um pirex, corte abobrinhas, tomates e cebolas em pedaços médios, após lavá-los. Salgue, coloque orégano, azeite, e, para quem gostar, pimenta calabresa em flocos, desidratada. Não muito! Regue com azeite e leve ao forno.

4. Purê de mandioquinha (no lugar da batata frita)

Descasque a mandioquinha, corte em pedaços e cozinhe na água salgada até amolecer bem. Escorra, amasse com um garfo, retorne à panela e acrescente manteiga, leite, noz moscada e queijo ralado. Misture bem.

5. Farofa de cenoura no limão (ao invés daquela com bacon e gorduras afins)

Essa é fácil. Não vai ao fogo! Descasque a cenoura, rale, salgue, acrescente cebola e salsinha bem picadinhas. Esprema o suco de 1/2 limão. Deixe alguns minutos para dar uma marinada. Acrescente farinha de mandioca torrada e azeite extra virgem. Vá misturando até ficar com a consistência soltinha. Dica: se você fizer de véspera e guardar na geladeira fica ainda mais gostosa!


Prontinho...bom apetite!

2 comentários :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!