02 agosto 2010

Antepasto de berinjela


Ingredientes:

1 berinjela grande
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
50 g de uva passa sem caroço (preta ou branca)
1/2 cebola branca
2 dentes de alho
um punhado de salsinha bem picadinha
sal, vinagre de maçã, azeite extra virgem

Preparo:

Lave bem e corte a berinjela e os pimentões em pedaços médios. Coloque-os numa panela com água com sal e leve para cozinhar, juntamente com a uva passa. Quando a berinjela começar a mudar de cor, apague o fogo e deixe esfriando no escorredor.
Depois de escorrido, pique a cebola e o alho bem picadinhos, assim como a salsinha e mexa tudo para incorporar. Tempere com azeite e vinagre e corrija o sal, se precisar.
Leve à geladeira. Se preparar de um dia para o outro fica mais saboroso.

Você pode acompanhar com qualquer prato, com outro tipo de salada, nos sanduíches também fica ótimo, por exemplo, você pode fazer um queijo quente e colocar a berinjela fria por cima com uma folhinha de alface. Ou pode colocar sobre bruschetas, cujo preparo básico segue abaixo:



Corte fatias de pão italiano, português, baguete integral ou o que preferir. Leve ao forno numa assadeira. Retire quando estiver crocante. Esfregue alho crú em uma das faces de cada fatia. Regue com azeite extra virgem e salpique sal e orégano. Leve um pouquinho mais ao forno só para dar mais uma aquecida. Pronto!

Um comentário :

  1. Oi Sandra,
    A Cynthia, sobrinha do meu marido e minha também de coração, fez essa receita ontem para o niver do filhinho dela. Ficou MARAVILHOSA!!!
    Bjus.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!