30 julho 2010

"Nutrindo o corpo e a alma"

Tenho recebido por e-mails as atualizações do Blog do "Yoga pela Paz". Desse último, o de edição 21, gostaria de compartilhar o texto abaixo:



" O Yoga e a nossa digestão"
Por Sergio Carvalho


Todos aqueles que buscam aprimorar sua própria existência, através da prática constante do Yoga, perceberão em um dado momento de seu avanço pessoal (algo que varia muito de um praticante para o outro) que um dos aspectos fundamentais para que a prática torne-se mais confortável – e as alterações benéficas no organismo sejam verdadeiramente perceptíveis – é a forma como nos alimentamos.

Não é nenhuma novidade que os textos tradicionais sobre Yoga trazem informações bem detalhadas sobre qual deveria ser a alimentação de um praticante: quais são os alimentos cheios de prana (energia vital) e que aumentarão o vigor e a vida e quais são os alimentos considerados "impuros".

De acordo com a tradição do Yoga, todos os nossos sentidos (inclusive os mais sutis) se alimentam de todas as impressões que chegam até cada um de nós. Portanto, a busca por uma melhor digestão passa por um treinamento para observar melhor todas as coisas que influenciam nossas vidas.

No mundo atual, muitas vezes somos obrigados a nos contentar com "o melhor possível" já que o ideal tornou-se algo intangível. Partindo desse princípio, a busca por uma alimentação mais saudável passa pela nossa dieta ao procurarmos alimentos mais naturais e frescos e evitar o excesso de industrialização, bem como alimentos que sejam obtidos a partir de atos de crueldade (como a carne, por exemplo), além disso, devemos observar o dia a dia atentamente, pois, sem dúvida, todos enfrentaremos situações felizes e agradáveis, mas também precisaremos encarar situações difíceis e tristes muitas vezes.

A verdadeira capacidade de digerir deve tornar uma pessoa capaz de lidar melhor com a vida, capaz de entender a ordem natural das coisas e não se exaltar inutilmente, tanto com as situações difíceis, quanto com as agradáveis. É claro que essa verdadeira capacidade de digerir não será obtida da noite para o dia e exigirá, além dessa atenção para todas as coisas da vida, um treinamento adequado de Yoga ou de qualquer outra técnica tradicional que seja mais atraente para o praticante, mas o fato é que uma pessoa que consegue observar atentamente a vida, viverá de forma muito mais íntegra e aproveitará realmente essa fantástica oportunidade que é simplesmente viver!

Existem muitas técnicas na prática do Yoga que ajustam corretamente o Agni (fogo) de uma pessoa e fazem com que essa digestão verdadeira passe a acontecer naturalmente. Porém, além da prática constante dessas técnicas é importante que o praticante aprimore também outros aspectos de sua vida (como a alimentação, por exemplo). Costumo dizer para os meus alunos que se um dia eles chegarem a sua casa e estiver chovendo e a água estiver entrando pela janela, o melhor é fechar a janela e depois secar o chão... É uma questão de lógica muito simples, mas raramente aplicada por muitos praticantes que se alongam, se contorcem, buscam o estado de meditação, dizem que querem estar num estado de “harmonia” com todas as coisas, mas não conseguem controlar o próprio paladar! Nesse aspecto é que devemos prestar mais atenção nas pequenas coisas, pois elas farão toda a diferença.

Treine sempre, alimente-se bem, preste atenção na vida e tudo de bom!

Namastê.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!