29 julho 2010

Cardápio do dia

Conforme o prometido, aqui vai mais uma sugestão para compor uma refeição vegetariana. Bom apetite!



~Entrada
1. Salada de beterraba
Cozinhe a beterraba com a casca na panela de pressão. Espere esfriar um pouco, retire a casca, corte conforme sua preferência, coloque sal e azeite extra virgem  e cubra com rodelas bem fininhas de cebola.

2. Salada de broto de feijão (moyashi)
Em uma panela, leve água para ferver. Apague o fogo e despeje o moyashi lavado. Deixe por uns 2 minutos. Escorra e tempere com sal, azeite extra virgem, vinagre de maçã, salsinha picada, cebola e alho crú também picados (para quem gosta).

3. Salada de alface americana e tomate.
Lavar, secar bem e temperar a seu gosto.



~Prato principal

1. Arroz branco com brócolis
Lave bem o arroz, refogue com cebola e alho e acrescente a água fervente (2 medidas de água para 1 medida de arroz). Reserve.
Lave o brócolis e deixe um pouco de molho com 1 colher de vinagre (nesse caso usei o comum, acho mais saboroso, mas pode usar o ninja também). Torne a lavar, escorra bem e cozinhe com sal (o sal altera a cor, se quiser o brócolis mais verdinho pode salgar depois). Escorra da água quente e pique bem picadinho.
Em outra panela, frite alho picado no azeite. Junte o brócolis, mexendo bem. Adicione o arroz cozido. Misture uniformemente. Pronto.

2. Quibebe (abóbora comum) com grão de bico e alho poró.
Deixe o grão de bico de molho da noite para o dia (ou coloque numa panela, cubra com o dobro de água e deixe ferver. Apague o fogo e aguarde mais ou menos 1 hora até ele amolecer e crescer de tamanho). Cozinhe na panela de pressão com sal a gosto. Escorra o grão de bico mas reserve a água.
Numa panela maior, doure cebola picada no óleo. Acrescente a abóbora em cubinhos. Mexa, junte também o grão de bico e utilize a água do cozimento do gão de bico (que está reservada). Corrija o sal, pode colocar um pouco de caldo de legumes em pó. Quando estiver cozido, acrescente o alho poró cortado em rodelinhas (apenas a parte do caule). Apague o fogo.

Pronto, nada complicado...mas muito saboroso!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!